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Fim dos Cookies: estratégias essenciais de marketing na era da privacidade

Desde o começo de 2024, nós da Poussée estamos percebendo uma mudança incrível no mundo do marketing, tudo graças ao avanço tecnológico e às novas regulamentações de privacidade.

Mergulhar neste tema, descobrir como as marcas podem se ajustar e crescer neste cenário que evolui tão rapidamente, é algo que realmente nos enche os olhos. Vamos juntos nessa jornada de descoberta? Estamos animados para compartilhar insights com vocês.

Boa leitura!

O fim dos cookies de terceiros e o impacto nos dados

Anunciado pelo Google para início no segundo semestre de 2024, a restrição dos cookies de terceiros faz parte de uma abordagem adotada para garantir a regularização em função das regras do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGDP). Essa ação foi definida para garantir uma experiência online mais segura para todos.

Com o fim dos cookies de terceiros, as marcas devem realinhar suas estratégias de coleta de dados, visto que a utilização desse mecanismo ajuda os negócios a rastrear o comportamento do usuário na internet, possibilitando criar conteúdo personalizado para cada um.

Com isso, a importância dos dados próprios se torna mais evidente, incentivando as empresas a desenvolverem uma relação mais direta e transparente com seus consumidores, a fim de não perder essa conexão.

A abordagem deve ser completa, integrando dados de todas as interações do cliente para formar uma visão unificada que guiará estratégias de marketing personalizadas e eficazes.

Alguns métodos podem – e devem – ser adotados para aprimorar suas estratégias, são elas: formulários em sites, investimento em análise e segmentação mais precisa, conteúdo relevante e de qualidade e a diversificação das plataformas.

Estratégias integradas de mídia: paga, própria e ganha

A necessidade de uma estratégia de mídia integrada torna-se crucial. A combinação efetiva de mídia paga, própria e ganha pode maximizar o alcance e a relevância da marca. Campanhas coordenadas em múltiplas plataformas asseguram uma presença de marca coesa e um impacto mais profundo nas decisões dos consumidores.

Mas o que são mídias pagas, próprias e ganhas? Abaixo vamos explicar como funciona cada uma delas.

Mídia paga

A mídia paga é uma ferramenta essencial para aumentar o alcance e acelerar o sucesso dos negócios. É necessário o investimento em diferentes formatos de anúncios — como banners, textos, links e imagens — essa estratégia permite posicionar materiais promocionais em plataformas selecionadas por um período definido, com um orçamento ajustável.

Os anunciantes podem escolher onde e quanto gastar e monitorar métricas como visualizações e alcance. O sucesso dos anúncios depende diretamente do investimento realizado, bem como de uma segmentação eficaz e da escolha acertada de palavras-chave, garantindo assim maior flexibilidade e adaptabilidade às necessidades da campanha de marketing.

Mídia própria

Trata-se de todos os canais de comunicação diretamente controlados pela empresa, como sites, blogs, perfis em redes sociais e lojas virtuais. Esses canais são essenciais para distribuir conteúdos que agregam valor, nutrindo leads e transformando-os em clientes.

Ao contrário da mídia paga, a mídia própria permite um controle total sobre o conteúdo publicado, possibilitando a personalização de mensagens que reforçam o relacionamento com o público e aumentam a autoridade da marca. Além disso, estratégias em mídias próprias são super importantes para maximizar o alcance e promover conversões.

Mídia ganha

Mídia ganha envolve as interações que não são diretamente controladas nem pagas pela empresa, ou seja, trata-se de uma audiência conquistada através da influência de terceiros sobre a marca/empresa. Isso engloba menções feitas por influenciadores, parcerias estratégicas como collabs e link building, atividades de relações públicas que ganham destaque nas redes sociais e na imprensa, e conteúdos gerados por usuários, como avaliações e reviews. Essa forma de mídia é crucial para construir credibilidade e expandir o alcance da marca organicamente.

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Preparando-se para o futuro

As marcas e empresas devem estar preparadas para se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas e às expectativas dos consumidores. Investir em tecnologia e treinamento, compreender profundamente os dados do cliente e manter uma mentalidade ágil são chaves para sobreviver e prosperar no cenário de marketing de 2024 adiante.

A transformação do marketing oferece tanto desafios quanto oportunidades. Com as estratégias certas e a tecnologia adequada, as marcas podem navegar com sucesso por essa nova era e alcançar um envolvimento significativo e duradouro com seus consumidores.

Na Poussée, estamos sempre à frente das inovações tecnológicas e tendências de mercado. Com um compromisso firme de adaptação rápida às mudanças tecnológicas e às expectativas dos consumidores, investimos continuamente em tecnologia e treinamento. Compreendendo a fundo os dados dos clientes, mantemos uma mentalidade ágil, essencial para prosperar no cenário de marketing.

A transformação do marketing traz desafios e oportunidades, e a Poussée está equipada para guiar as marcas nesta nova era, garantindo um envolvimento significativo e duradouro com os consumidores.

Faça um diagnóstico gratuito e saiba como podemos ajudar o seu negócio a se adaptar às mudanças!

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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