Marketing e vendas, embora sejam funções interdependentes dentro de uma empresa, precisam estar sempre alinhados para que não haja incompatibilidades de estratégias.. Pensando nisso, criamos este material para te ajudar a se preparar para sair na frente em 2024. Vamos embarcar juntos do início deste ano até o próximo janeiro?
Dados sobre marketing e vendas
A pesquisa Marketing Landscape 2023, com inúmeras empresas de médio e grande porte, mostrou que 72% delas possuem setores de marketing com até dez profissionais atuantes. 11% delas têm mais de 60 funcionários nessa área, distribuídos em diferentes atividades.
O mesmo levantamento ainda mostrou que a relevância do marketing aumentou 71% este ano, com a ampliação da verba em 62% ao longo de dois anos, comprovando este fato. Espera-se ainda que o aumento seja ainda mais marcante em 2024, é o que 69% dos entrevistados afirmaram.
O estudo ainda mostrou que 21,19% das empresas têm um investimento mensal de até R$5 mil. Já 16% delas aplicam entre R$10 mil e R$30 mil por mês, e 10,6% investem mais de R$300 mil em marketing e vendas.
Impressionante né?
Outra informação relevante extraída da pesquisa é que as métricas mais avaliadas em 2023 foram: valor integral das vendas; quantidade de transações; leads qualificados e ticket médio.
Estes números demonstram uma crescente na valorização do marketing e vendas dentro das empresas, com um considerável destaque para o aumento das ações e investimentos nos últimos dois anos, quando a pandemia do coronavírus estava em pleno vigor. Este foi um período de adaptação para muitas organizações, que precisaram “fazer milagre” para se manter erguidas. E parte desse retorno positivo, de fato, veio do marketing.
Por isso, não é mais um esforço para as empresas serem convencidas a recorrer às estratégias deste setor – ou terceirização dos serviços; curiosamente, o marketing, que é feito para vender serviços e produtos das marcas, agora se vende sozinho para os gestores de negócios.
Em sua maioria, esses profissionais têm grandes expectativas e confiança em relação aos resultados desejados, baseando suas métricas em números realistas e fazendo o possível para modernizar suas empresas com tecnologias de ponta.
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Pesquisa do RD Station mostrou que as principais ferramentas de marketing utilizadas em 2023 foram: design, Google Analytics, automação, gestão de processos e gerenciadores de anúncios, nessa ordem.
O relatório ainda mostrou que 57% das empresas contam com ajuda externa para as ações de marketing, enquanto 22% delas optaram por agências especializadas no assunto.
Os segmentos que mais buscam este suporte são:
- Engenharia e Indústrias, que somam 58% dos contratos;
- Educação e Ensino geral, que totalizam 47% das terceirizações;
- E Saúde e Estética, 44% das contratações de agências de marketing.
Entre elas, as dores mais comuns eram:
- Conversão e engajamento de leads, representados por 22% das empresas consultadas;
- Automatização de processos, com 12% dos casos;
- E empatados com 11%, buscavam a qualificação de contatos e geração de demanda para vendas.
Expectativas para 2024
Com tantas intervenções tecnológicas, que valem tanto para marketing quanto para vendas, as expectativas para essas áreas são altas e é fácil entender.
De acordo com o Relatório CX Trends 2023 da Zendesk sobre tendências da experiência do cliente, mais de 30% dos gestores afirmaram que a combinação entre inteligência artificial e humanização do atendimento é essencial para criar um agente de suporte amável e capaz de satisfazer os consumidores.
O marketing ágil, abordagem voltada para a velocidade e flexibilidade nas ações, também foi mencionado e promete se destacar em 2024. Essa estratégia vem ajudando muitas empresas a se adaptarem às mudanças no mercado.
O conteúdo de humor ainda é uma tendência do marketing, e deve aumentar ainda mais no próximo ano, facilitando assim, a conexão entre as marcas e o consumidor. Desde a publicação de memes, até as frases curtas e sarcásticas continuarão em alta. Afinal, no marketing de conteúdo, fazemos com que todos se interessem por nossos produtos… ou não.
Agência Poussée: mais do que marketing e vendas
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