As redes sociais estão no centro das estratégias das marcas que sabem que precisam aparecer onde o público está. Mas apenas marcar presença já não vale. É essencial entender como e com quem engajar nessas plataformas para converter e gerar resultados reais.
Você tem certeza que sabe exatamente com que público a sua marca conversa no TikTok? A verdade é que a rede está experimentando uma mudança na faixa etária dos seus usuários. Quem não acompanhar e não souber se comunicar com esse público vai ficar para trás e ver a concorrência ganhar o seu espaço.
Neste artigo, vamos conhecer os números por trás dessa mudança e entender o que significa o aumento de idade do público no TikTok para as marcas.
Qual é o perfil do público do TikTok?
O perfil do público do TikTok no Brasil e em outros países ainda é amplamente composto por jovens. Estima-se que 41% dos usuários no Brasil têm entre 16 e 24 anos. Nos Estados Unidos, a parcela de usuários entre 18 a 24 anos é de 27,2% em 2025. Entretanto, em 2022, esse índice era de 35%.
Ao mesmo tempo, o número de pessoas mais velhas ativas na plataforma tem aumentado. Em 2025, as pessoas com idade entre 25 a 34 anos já representam o maior grupo de usuários do TikTok nos Estados Unidos, com 39,7%.
Essa foi a maior mudança observada nos últimos três anos e as justificativas para esse movimento são múltiplas: os primeiros usuários do TikTok envelheceram ou a base de participantes ativos na rede cresceu e potencializou o seu alcance entre os jovens adultos.
Além disso, um levantamento do CivicScience revelou que o ritmo de crescimento da parcela de usuários do TikTok com mais de 45 anos nos Estados Unidos está superando o aumento dos participantes mais jovens. Desde 2019, a porcentagem de usuários com mais de 45 anos cresceu 13 vezes.
O que significa o aumento de idade do público no TikTok?
O aumento de idade do público no TikTok significa que as marcas precisam diversificar as suas estratégias de marketing e conteúdo na plataforma. Ao falar com uma audiência mais madura, é preciso explorar novos nichos, como saúde, bem-estar e educação, além dos tradicionais interesses dos jovens adultos.
Esse é um exemplo de mudança de perfil de usuário nas redes sociais que abre as portas para oportunidades e desafios únicos:
Oportunidades:
- Expandir o alcance de forma estratégica: o crescimento do público mais velho no TikTok oferece a chance de explorar novos nichos e engajar com pessoas que têm um poder de compra significativo e uma abordagem mais focada em qualidade e valor;
- Criar campanhas inclusivas e relevantes: chegou o momento de personalizar as mensagens e fazer a diferença. É a chance de ser pioneiro e desenhar uma experiência única para um público que ainda está em ascensão na plataforma;
- Expandir para novos mercados e nichos: ao focar em grupos etários mais maduros, você pode explorar mercados antes negligenciados, como produtos de saúde, finanças pessoais e educação contínua.
Desafios:
- Manter o dinamismo sem perder profundidade: o TikTok é uma plataforma dinâmica e cheia de energia. Mas o público mais maduro busca informação clara e relevante. Encontrar o equilíbrio entre o ritmo acelerado e a necessidade de explicações mais detalhadas é um ponto crítico;
- Mensagens focadas em valor, não apenas em tendências: a prioridade desse público é o valor real que a marca oferece, não apenas um conteúdo baseado nas tendências do momento. Portanto, será necessário repensar os conceitos de viralização, oferecendo algo mais sólido;
- Incorporar mais valor nas campanhas: no lugar de apenas entretenimento, foque em como resolver problemas reais com seus produtos ou serviços. Isso vai diferenciar a sua marca das demais que ainda buscam apenas fazer barulho no TikTok.
Mais mudanças para você acompanhar: Mais de 1 bilhão de pesquisas por voz são feitas todos os meses – A Poussée explica o que isso representa para as estratégias de marketing da sua marca.
Como elaborar estratégias para a minha marca no TikTok com esse novo público?
Com a mudança no perfil etário do público no TikTok, as marcas precisam ajustar as suas estratégias para engajar um público mais maduro. A chave é adaptar a mensagem, focando em qualidade, valor e relevância para o novo público.
Para começar, explore o guia a seguir:
- Personalize seu conteúdo para o público maduro: não abandone o público jovem, que ainda corresponde a uma grande parcela do TikTok, mas crie mensagens alternativas que falem diretamente com os interesses e preocupações da faixa etária mais velha, como saúde, educação e finanças;
- Use formatos educativos e explicativos: aposte em vídeos educativos que resolvem problemas reais;
- Invista em storytelling autêntico: histórias que conectam emocionalmente são eficazes. Use relatos genuínos e soluções que agreguem valor à vida do seu público;
- Adapte o tom da comunicação: além dos conteúdos acelerados voltados para os mais novos, foque também em uma abordagem clara e objetiva, que se conecte com o público mais maduro;
- Investir em interatividade: utilize recursos como enquetes e perguntas diretas para incentivar o engajamento de forma natural, respeitando o ritmo e as necessidades do novo público;
- Aproveite dados para segmentar ainda mais: use os insights da plataforma para ajustar continuamente as suas campanhas, segmentando ainda mais o público conforme suas interações e comportamentos.
A Poussée monitora constantemente as mudanças no perfil e comportamento dos usuários nas redes sociais para guiar as marcas a navegar cada nova fase com precisão e estratégia.
Mas nós não fazemos ajustes por fazer: observamos atentamente a construção de uma nova audiência e identificamos quais adaptações são necessárias para impulsionar os resultados dos nossos clientes, sempre de acordo com os seus objetivos.
Ajudamos as marcas a compreender onde o público mais relevante para elas está, como se comunicar com ele de forma assertiva e, mais importante, a criar uma mensagem personalizada que engaje e converta.
Confira: Personalização em escala com IA: como a Poussée constrói experiências únicas que convertem.
Como acompanhar as mudanças nas redes sociais?
Para acompanhar as mudanças nas redes sociais e ajustar suas estratégias, é necessário monitorar de perto as métricas, testar diferentes abordagens e analisar como cada faixa etária interage com o conteúdo.
Com base nesses dados, você pode adaptar a sua comunicação, otimizando campanhas em tempo real para garantir relevância e engajamento contínuo.
Algumas práticas essenciais incluem:
- Monitoramento constante das métricas e dados de comportamento: analise regularmente indicadores como taxas de engajamento, visualizações e tempo de interação para ajustar o conteúdo e garantir que ele esteja alinhado às expectativas do público;
- Ajustes contínuos nas campanhas com base em testes A/B: realize testes frequentes para avaliar quais variações de conteúdo, estilo e formato geram mais resultados. Isso permite a otimização de campanhas em tempo real;
- Análise das interações de diferentes faixas etárias para definir a estratégia de conteúdo: cheque como as faixas etárias reagem ao seu conteúdo e ajuste a comunicação para atender às necessidades específicas de cada grupo;
- Identificação de tendências emergentes: fique atento às novas tendências de comportamento do usuário e adapte as suas campanhas para se alinhar a elas;
- Acompanhamento da evolução das plataformas: acompanhe atualizações e mudanças no algoritmo das plataformas para entender como isso afeta o alcance e engajamento do seu conteúdo;
- Feedback constante do público: preste atenção nos comentários e interações diretas com seus seguidores para ajustar o tom, a abordagem e a relevância do seu conteúdo.
A Poussée é a agência especialista em guiar marcas no acompanhamento das mudanças constantes das redes sociais, como o TikTok.
A nossa expertise vai além de estratégias reativas: ajudamos as empresas a se anteciparem às transformações, utilizando dados e testes contínuos para moldar campanhas que geram resultados reais, com mensagens sempre alinhadas às expectativas do público-alvo.
Veja também: Guru do Google: Especialista da Poussée conta tudo o que sua marca precisa para uma campanha bem-sucedida.
O TikTok está evoluindo. A sua marca não pode ficar para trás
O TikTok está passando por uma mudança significativa em seu perfil de público, com o aumento de usuários mais velhos, o que traz novas oportunidades para as marcas, mas também desafios.
Para aproveitar ao máximo esse cenário, é essencial ajustar sua estratégia, adaptando conteúdo e campanhas para engajar com esse público diversificado. Relembre os pontos mais cruciais:
- Oportunidades: expandir o alcance, explorar novos nichos e criar campanhas inclusivas;
- Desafios: manter o dinamismo da plataforma, equilibrando com a necessidade de conteúdo mais profundo e focado no valor real;
- Importância de ajustar as estratégias: marcas que não se adaptarem ao novo perfil de usuário podem perder relevância, enquanto as que ajustarem sua comunicação conquistarão maior engajamento e conversão.
A Poussée leva você rumo às melhores estratégias para o TikTok, independente das mudanças na rede. Agende uma conversa e nunca mais perca seu público de vista nas redes sociais.
FAQ
O que significa a mudança no perfil do público do TikTok? A mudança no perfil do TikTok envolve o aumento de usuários mais velhos, com um ritmo de crescimento notável de pessoas acima de 45 anos, impactando diretamente a dinâmica de consumo de conteúdo na plataforma.
Como elaborar estratégias para meu público maduro no TikTok? Foque em temas como saúde, bem-estar, finanças e educação. Crie conteúdo mais profundo e informativo, sem perder a dinâmica da plataforma. Personalize as campanhas para atender aos interesses e preocupações dessa faixa etária.
O TikTok é uma boa plataforma para as marcas que falam com um público mais velho? Sim, o recente crescimento de usuários mais velhos no TikTok destrava oportunidades de engajamento únicas para marcas voltadas ao público mais maduro.
Como fazer a transição para um público mais maduro no TikTok? Redefina o tom e a abordagem do conteúdo, com foco em tópicos de interesse para faixas etárias mais velhas. Faça uso de anúncios segmentados e use dados analíticos para guiar a estratégia. Integre calls-to-action mais claros e voltados para o público mais maduro.
Como engajar meu público nas redes sociais com o TikTok? Produza conteúdos interativos que incentivem a participação ativa. Crie campanhas que mostrem o valor da sua marca de forma autêntica. Invista em formatos de vídeo dinâmicos e adaptados à plataforma.

