Você está visualizando atualmente Além da inspiração: os destaques que marcaram o Cannes Lions 2025

Além da inspiração: os destaques que marcaram o Cannes Lions 2025

Todos os anos, Cannes, na França, é palco do Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade, evento que é uma verdadeira celebração de criatividade, eficiência e inovação na indústria global de marketing, comunicação e propaganda.

Em 2025, não foi diferente: entre os dias 16 e 20 junho, o festival reuniu insights de líderes do setor, ideias de marcas revolucionárias e uma explosão de inspirações para o futuro.

A Poussée ficou de olho em todos os dias do evento e preparou uma coletânea muito especial, contando os momentos impactantes que foram vividos por lá. Vamos conferir?

 

IA: presença constante na indústria e no Cannes Lions

Parte frequente e estratégica da rotina diária dos profissionais de marketing, comunicação e propaganda, a inteligência artificial (IA) também foi presença constante nas discussões e insights do Cannes Lions.

Durante o festival, alguns dos principais líderes da indústria trouxeram provocações certeiras sobre o uso da ferramenta: “A IA está em tudo, em todo lugar, o tempo todo”, destacou Michael Kassan, fundador da 3CV. 

Se não adotar IA é ficar para trás, ter acesso à ferramenta é apenas parte da equação. Saber usá-la com propósito é o que faz toda a diferença: “A conversa agora não é mais sobre se a IA consegue criar algo interessante, mas sobre como criar com responsabilidade, de forma distinta e em escala”, disse  Christopher Vollmer, da MediaLink/UTA.

Dentro do tema, Tor Myhren, VP de Marketing da Apple, contribuiu para a discussão com um recado que nos chama ao equilíbrio: “A IA não vai matar sua empresa. Mas também não vai salvá-la”.

Sir Martin Sorrell, Executive Chairman da S4 Capital, também deixou o seu insight sobre a relação entre IA e criatividade: “A IA não representa o fim da criatividade, ela inaugura uma era de eficiência, personalização em escala e democratização da produção”.

A IA é, sem dúvida, uma força que redefine o marketing e a criatividade, mas o verdadeiro diferencial está em como cada marca escolhe integrá-la à sua essência e estratégia. No festival Cannes Lions, ficou claro que o uso responsável e alinhado com o propósito é o que separa iniciativas passageiras de transformações duradouras.

Na Poussée, acompanhamos de perto essa evolução para guiar nossos clientes na adoção consciente e estratégica da IA, garantindo que a tecnologia não só potencialize resultados, mas também fortaleça conexões genuínas entre marcas e públicos. 

Porque, mais do que seguir tendências, acreditamos que o futuro do marketing está em construir experiências significativas e autênticas, com a IA como parceira, e não substituta, da criatividade humana

 

De onde vem a criatividade?

Se a criatividade humana não pode ser substituída, mas potencializada, pela tecnologia, uma outra provocação observada no Cannes Lions merece ser compartilhada: de onde vem a criatividade?

Josy Paul, Chairperson and Chief Creative Officer da BBDO India, trouxe um insight impactante sobre o tema: “A criatividade não nasce da lógica, nasce do desconforto, da paixão e da vontade de brincar com o impossível”.

Essa reflexão nos lembra que a criatividade surge do desejo de ir além do comum, do impulso para transformar desafios em oportunidades e do prazer em explorar o inesperado. É no desconforto e na vontade de experimentar que as ideias mais originais ganham vida, impulsionando marcas a se destacarem em mercados cada vez mais competitivos e exigentes.

Na Poussée, entendemos que essa energia criativa é o motor para construir conexões reais e duradouras com o público. Por isso, ajudamos nossos clientes a canalizar essa paixão em estratégias inovadoras, que combinam insights profundos e sensibilidade ao contexto, para criar experiências que emocionam, inspiram e fazem a diferença.

Impacto e verdade a favor da criatividade

Durante o Cannes Lions 2025, David Droga, CEO da Accenture Song, compartilhou o que considera ser um dos combustíveis fundamentais do processo criativo: o impacto.

“Se você começa pelo impacto que quer causar, o processo criativo se organiza de forma muito mais poderosa”, revelou.

Já David Lubars, que foi Chief Creative Officer da BBDO Worldwide, revelou o tempero extra que eleva algo que é “apenas” criativo para outro patamar: a verdade. 

“A única coisa que funciona é a verdade. Não basta dizer que algo é legal ou criativo. É preciso trabalhar junto com o time de planejamento e de atendimento para extrair a verdade mágica que a marca carrega, e as pessoas percebem quando isso não está lá”.

Essas perspectivas ressaltam que criatividade sem propósito e autenticidade perde seu poder transformador. O impacto desejado só acontece quando a mensagem verdadeira da marca encontra expressão genuína, ressoando com o público de forma profunda e memorável. No cenário atual, onde a concorrência por atenção é intensa, marcas que cultivam essa verdade conseguem construir conexões sólidas e duradouras.

Na Poussée, valorizamos o impacto e a verdade como fundamentos para toda estratégia criativa. Nosso trabalho é guiar as marcas para que descubram e expressem sua essência de modo autêntico, alinhando criatividade, dados e propósito. Assim, ajudamos a transformar cada campanha em uma experiência relevante, capaz de emocionar, engajar e gerar resultados concretos para nossos clientes.

 

Edição histórica para o Brasil na maior premiação da publicidade

O Cannes Lions é conhecido como a maior premiação da publicidade: o evento prestigia os profissionais da indústria em diversas categorias, reconhecendo a criatividade e a eficácia de campanhas desenvolvidas em todo o mundo.

Em 2025, o Brasil quebrou todos os recordes e fez história: os profissionais brasileiros trouxeram para casa 107 leões, como são chamados os troféus do Cannes Lions, registrando um dos melhores desempenhos do Brasil no festival.

Tudo isso na edição em que o Brasil foi destaque ao ser escolhido para ser celebrado como o “Creative Country of the Year” ou “País Criativo do Ano”.

 

Criatividade que vira resultado: conte com a Poussée

O desempenho histórico do Brasil no Cannes Lions 2025 nos inspira a olhar para o futuro com ainda mais confiança. Além disso, o que vimos esses dias em Cannes reforça que a criatividade precisa estar integrada a propósito, dados e estratégia para realmente transformar. 

É assim que as grandes marcas se destacam e criam impacto genuíno em um mercado cada vez mais competitivo.

Fale com a nossa equipe e vamos, juntos, construir estratégias que encantam, engajam e entregam valor.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário