Black Friday: evite perder dinheiro e comece a planejar hoje

Black Friday: evite perder dinheiro e comece a planejar hoje

No mercado atual, planejar a Black Friday com antecedência significa desenhar uma estratégia potencialmente bem sucedida para vendas. Isso não envolve apenas as ações de marketing, embora as mesmas sejam o ponto de partida para os lucros e o crescimento no mercado. Em 2021, mesmo com redução nos pedidos, as vendas em e-commerce cresceram em valor

Aspectos relacionados ao estoque e ao atendimento também são de extrema importância para as empresas que querem sair na frente da concorrência na próxima Black Friday. Por isso, independente do perfil do seu negócio, o artigo que preparamos é uma parada obrigatória para quem quer crescer. Afinal, é possível aproveitar as datas sazonais no seu negócio.

Aproveite a leitura e boas vendas!

 

Dicas para planejar a Black Friday que o seu negócio merece

Não tem jeito: Está chegando a Black Friday e há muito trabalho a ser feito. Imagine qual a viabilidade de uma estratégia na qual a empresa divulga de última hora os descontos, e não tem em estoque os produtos desejados. É por essa razão que se planejar é tão importante, especialmente para as vendas online.

Um planejamento arrasador começa com uma análise do que funcionou ou não nas campanhas anteriores. Do mesmo modo, as ações dos concorrentes podem ser verificadas para trazerem inspirações, sem deixar de lado as mudanças que acontecem de um ano para o outro.

No que diz respeito a estoque e atendimento, atenção: é preciso antecipar o aumento da demanda. Além de contar com mais produtos à disposição, invista em testes, multiplicidade de canais e de atendentes. Certifique-se que a sua empresa está preparada para imprevistos, o que significa um atendimento de excelência com foco no relacionamento com o cliente.

Assim, planejar a Black Friday não é apenas criar descontos e ações promocionais. Mas, claro, essa etapa é fundamental. A criação de materiais de divulgação deve considerar as plataformas e abordagens que mais engajam seu público específico, tornando a ocasião mais atrativa.

 

Dicas bônus

Por que não automatizar o envio de conteúdos sobre a Black Friday? Essa pode ser uma ótima opção de lembrete, ideal para ações realizadas com antecedência. Já pensando em iniciativas de inbound, a interação e os conteúdos relacionados ao tema aproximam o cliente da sua marca, atraindo os clientes pela emoção

Lembre-se: mostre o quanto a sua empresa é capaz de ouvir, entender e solucionar questões. No caso da Black Friday, não vão faltar companhias disponibilizando ofertas atrativas. Logo, aposte na criação de uma identidade para a sua campanha e atendimento, além de promoções e brindes diferenciados para um público tão seletivo.

 

Campanhas: aposte em relacionamento

O fundamental para planejar a Black Friday com excelência é transformar as iniciativas de divulgação em uma premissa de relacionamento com o cliente. Como você leu no artigo, conhecer seus pontos fortes e o apelo da concorrência te ajuda a preparar o seu negócio para a crescente demanda. Do mesmo modo, o marketing tem muito valor desde o conhecimento do público-alvo até a criação de conteúdos que façam a diferença.

Os passos mencionados para o seu negócio planejar a Black Friday são estratégicos e integram diferentes pilares da empresa. O uso das ferramentas que mais atraem e engajam seu público é o que viabiliza todas as ações de marketing, especialmente em datas altamente comerciais. Quer ir além? Conheça 5 estratégias de inbound para começar antes da Black Friday!

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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