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Fazer anúncios no Google Ads não é tão simples quanto dizem

Fazer uma conta no Google Ads, criar uma foto legal no Canva e então investir uma graninha todos os meses para impulsionar as suas campanhas. Fácil, né?

Mas não é bem assim. Descubra como o Google Ads tem se tornado um pesadelo na vida de muitos empreendedores.

E mais, saiba também o que fazer para evitar este problema e como fugir das armadilhas.

Este é um artigo para quem cansou de perder dinheiro no Google Ads, ou ainda está tateando em busca da estratégia de marketing correta.

Vem, que eu vou falar sobre isso com você agora.

Anúncios no Google Ads custam caro, se você usar errado

Primeiro, eu quero trazer um ponto bem importante e, se você me permite, vou falar disso da maneira mais honesta que posso: Google Ads pode custar muito caro se você usar da maneira errada. 

Não conhecer a ferramenta faz você correr o risco de cometer erros, como:

  • Escolher o tipo errado de anúncio;
  • Não regionalizar o conteúdo de maneira ideal;
  • Segmentar o público incorretamente;
  • Ignorar as estratégias de palavras-chave de cauda longa ou cauda curta;
  • Não metrificar corretamente a sua campanha.

Agora, me deixa falar sobre estes problemas com mais calma. Pois eles são os principais sugadores de dinheiro das campanhas e aqueles que minam os resultados, tanto no curto, quanto no médio e no longo prazo.

Escolher corretamente o tipo de anúncio

O Google Ads conta com diversos tipos de anúncios, os mais utilizados: Rede de Display, perfeita para blogs e sites parceiros, e a Rede de Pesquisa, que é o famigerado motor de busca do Google. Mas também existem os vídeos, campanhas locais, shopping, discovery, app e smart.


Normalmente, a Rede de Display é utilizada para quem deseja investir em reconhecimento de marca. Ou seja, você quer que o seu produto seja visto por várias pessoas ao longo de um processo de compras mais complexo.

Já a Rede de Pesquisa é para quem deseja fazer vendas mais rápidas. O cliente entra em contato com o produto, clica em finalizar a compra e fim de papo.

Eu disse “normalmente”, pois, dependendo da estratégia, do investimento e do produto, claro, isso pode mudar.

Não regionalizar corretamente o seu anúncio

Outro erro clássico que acaba custando muito dinheiro para o empreendedor. A regionalização é importante para garantir que você entregue o conteúdo correto, para as pessoas certas.

E isso vai muito além do que pensar em coisas triviais, como “o Sul do país é mais frio do que o Norte e o Nordeste”. Quando falo de regionalização, estou falando de conhecer realmente a quem se destina àquela mensagem e montar a campanha de maneira que gere o máximo efeito.

Segmentar o público

Esse é o verdadeiro ralo do dinheiro. Segmentar incorretamente o público faz com que o seu anúncio apareça para pessoas que não estão interessadas no produto.

Pior, se o anúncio estiver chamativo o bastante (e espero que ele esteja) pode ser que o cliente clique mesmo assim, gerando custo para você.

Tem mais, a alta taxa de evasão (quando o cliente clica, mas não compra) faz com que o Google entenda seu anúncio como desinteressante. Gerando uma bola de neve negativa.

Ignorar as estratégias de palavra-chave

Escolher a palavra-chave correta é a primeira parte do processo, usar ela de maneira eficaz é a segunda.


Cometer um erro nestas duas questões pode fazer com que o seu anúncio:

  1. Não alcance as pessoas que estão pesquisando pelo seu nicho.
  2. Alcance as pessoas erradas e caia na mesma lógica do problema anterior.

Pior ainda, selecionar incorretamente as palavras-chave faz com que a sua empresa fique competindo por palavras que não fazem parte do seu mercado. Ou não são interessantes para o seu produto.

Por exemplo, você pode vender “artigos para esportes”, e entre eles vender um tapete para alongamentos. Se você escolher as palavras incorretamente, seu anúncio irá competir com academias que dão aula de Yoga. 

Viu só? Como um simples equívoco faz o anúncio perder completamente a direção?

O que me leva ao último problema.

Não metrificar corretamente os anúncios

As métricas são tudo para o Marketing Digital. São elas que mostram se uma estratégia está dando resultados, ou não.


Mais ainda, as métricas ainda apontam a velocidade com que os resultados estão surgindo. Se há maneiras mais eficazes de se chegar aos mesmos objetivos, e quais são os esforços que não estão valendo mais o investimento.

Escolher incorretamente quais métricas é um absurdo. Seria o mesmo que ser convidado para a festa de casamento de um amigo, sair de casa sem GPS, dirigir o carro para qualquer direção e ainda assim acreditar que vai chegar a tempo para a celebração. 

Um pouco absurdo, eu sei. Mas foi o melhor exemplo que eu poderia dar.

Quem te livra de todos estes problemas? Uma agência especialista

Veja, eu não vou te enganar, operar o Google Ads é simples. Colocar um anúncio no ar é tão fácil quanto dar alguns cliques na tela, mas, como eu expliquei ao longo do artigo, a estratégia por trás do anúncio é o que fará toda a diferença.

Se você quer parar de perder dinheiro com anúncios que não trazem os resultados esperados. Então eu deixo o convite para que você conheça o trabalho da Poussée.

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Agradeço a leitura e até a próxima! 

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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