A nutrição de leads de uma empresa, independentemente do nicho ou estágio do funil, não deve ser interrompida em qualquer período. Digo isso porque é muito comum, nas festas de natal, ano novo e durante as férias, se desligar um pouco do trabalho, mas é importante ter em mente que alimentar o relacionamento com o cliente em potencial exige uma dinâmica constante e sem pausas longas.
Fim de ano é aquele momento em que nos permitimos, finalmente, relaxar um pouco; afinal, somos todos humanos, não é mesmo? Por isso, organizar ações, fluxos e outras atividades, antecipadamente, é a melhor opção para não perder o vínculo com o lead, esteja ele no topo, meio ou fundo do seu funil de vendas.
Nutrição de leads
A nutrição de leads é uma maneira de criar e manter relacionamentos sólidos com clientes em potencial durante os estágios do funil de vendas. Essa jogada estratégica ajuda a mantê-los engajados com sua marca, e também os prepara para o momento mais esperado: a conversão do lead em cliente ou consumidor da sua empresa.
Para conduzir essa jornada desde o início, a mais importante estratégia é oferecer conteúdos diferentes para cada estágio, convertendo o lead ao longo do funil de vendas.
É através da colheita de dados, em troca do conteúdo mencionado, que cada etapa é alcançada. Mas para isso, é fundamental oferecer materiais úteis, inéditos e que preparem o lead para novos passos na jornada de compra.
Por que manter essa relação?
“Beleza, já fiz a minha parte. Mas o fim do ano está chegando e eu quero descansar.”
Muito justo, todos queremos relaxar. Para isso, os avanços tecnológicos oferecem diversas ferramentas de automação para manter esse relacionamento livre de “ghostings”. Afinal, uma relação de qualidade deve ser mútua, certo?
Por isso, você deve investir tempo e energia na antecipação dessas ações a serem automatizadas, planejando todas as etapas com cuidado e sempre revisando tudo antes de executar cada atividade, já que não terá total controle em momento real.
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Como fazer a nutrição de leads no fim do ano
Para te ajudar a entender este ponto, vamos falar sobre as formas de converter, relacionar e vender de maneira automatizada e de quebra, mostrar as plataformas ideais para executar todas as ações necessárias antecipadamente. Vamos lá?
Topo do funil
Nessa etapa, o usuário não te conhece, ele simplesmente se depara com o seu conteúdo através de buscas de palavras-chave ou mídias sociais. Ele ainda não conhece suas próprias dores e não tem consciência daquilo que precisa em sua vida: seja um produto, serviço ou qualquer outra solução.
Este é o momento em que o usuário, através do seu conteúdo, se torna um lead e entende conscientemente que precisa de ajuda para seu negócio ou vida pessoal. É assim que, através das landing pages em anúncios ou links no blog, ele será convertido para sua base de leads. É importante entender, neste momento, que o topo do funil é uma fase em que menos pessoas serão, de fato, tocadas pelo conteúdo que você vai oferecer.
Para automatizar essa etapa, é fundamental deixar materiais no ar, com landing pages rodando e oferecendo conteúdos ricos realmente de valor, para tornar a captura de dados infalível. E-books, webinars, vídeos diversos são excelentes exemplos de materiais a serem explorados. Ofereça sem moderação.
Meio da jornada
A conversão do lead no meio do funil leva-os a compreender a situação, suas necessidades e consideração das soluções possíveis, mesmo que ainda não estejam muito certos de como fazer isso da melhor maneira.
Por isso, o ideal neste ponto é oferecer uma amostra das soluções com orientações mais técnicas sobre seu problema ou necessidades específicas. Assim, você estará o ajudando a amadurecer, tornando-o qualificado para manter a relação.
Para essa automação, você pode usar (sem abusar) fluxos de e-mail, estimulando uma conversa e novas conversões. Aqui, ele já tem mais consciência das soluções necessárias, e está pronto para um mergulho para a próxima etapa.
Fundo de funil
Este é o ponto exato em que os leads se tornam oportunidades reais e já confiam na sua empresa. É o momento ideal para a equipe de vendas abordar esses clientes em potencial, afinal, você já é visto por ele como uma autoridade no seu segmento de atuação. Ou seja, você é a solução para suas dores.
Neste ponto, é necessário um atendimento personalizado, que pode, em um primeiro momento ser feito através dos bots. Mas em algum ponto a negociação precisará de pessoas reais para sair do papel, e finalmente, ser efetivada.
Ferramentas de automatização para a nutrição de leads
Hoje existem diversas plataformas e softwares para realizar uma gestão de leads completa. Pensando nisso, preparamos uma listinha com as principais delas, que com certeza vão ajudar bastante o seu negócio. Vamos lá?
RD Station
Poderosa ferramenta para automação de marketing digital, o RD é uma das mais utilizadas em agências de todo o país, porque é bastante completa, intuitiva e organizada.
HubSpot
Plataforma abrangente, que oferece diversificados recursos para o gerenciamento de leads, além de análises das conversões conquistadas.
Salesforce
Solução de CRM, que fornece uma processos essenciais, como rastreamento de interações e análise de dados, por exemplo.
Mailchimp
Geração e gestão de leads automatizada, com e-mail e segmentação do público-alvo de maneira prática e intuitiva.
As plataformas citadas são algumas das melhores e mais completas disponíveis atualmente, que permitem a automatização de processos, personalização na comunicação e análise posterior de dados.
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