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O marketing de influência está mudando: descubra as tendências que sua marca precisa acompanhar

A influência é um dos motores mais poderosos para alavancar o marketing de marcas que estão de olho no futuro e conectadas com as necessidades e mudanças do presente.

Segundo o relatório Influencer Marketing Benchmark Report 2025, a projeção é que a indústria global do marketing de influência cresça em 35,63%, ultrapassando de forma expressiva os índices médios de crescimento dos canais tradicionais de propaganda.

O relatório revela outros dados impactantes: mais de 80% dos profissionais de marketing reconhecem o marketing de influência como uma estratégia altamente efetiva e o Brasil detém uma parcela de 15,8%, sendo o líder global em influenciadores do Instagram.

Quer transformar esses números em estratégias que escalam de verdade? Então, sua marca precisa ter consciência das mudanças do marketing de influência e estar à frente das tendências. Neste artigo, vamos conhecer as principais!

 

Mais comunidades, menos celebridades

Em 2024, ficou ainda mais claro: marcas que querem se manter relevantes estão trocando o holofote das grandes celebridades digitais por parcerias autênticas com influenciadores que já vivem dentro das suas comunidades. A aposta? Engajamento genuíno e de longo prazo.

O cenário também mudou porque o público mudou. A exaustão com a ostentação da cultura dos influenciadores levou movimentos como o #Blockout2024 a ganharem força, reforçando o desejo coletivo por mais propósito e menos excessos, o chamado “subconsumo”.

Diante disso, muitas marcas começaram a repensar suas estratégias ainda no ano passado, ajustando o foco para parcerias mais alinhadas com seus valores e com as expectativas de quem realmente importa: as pessoas.

 

O retorno do conteúdo aprofundado ao marketing de influência

Depois de anos dominados pelos vídeos curtos e rápidos, um novo movimento começa a ganhar força nas redes: a valorização dos conteúdos de formato mais longo.

A tendência é clara e já começa a transformar o comportamento dos criadores. Muitos estão estendendo a duração de seus vídeos e apostando em narrativas mais envolventes, que geram conexão e mantêm o público por mais tempo.

Mesmo em plataformas como o TikTok, conhecidas pelo consumo veloz, os dados apontam que 50% do tempo gasto no app já é com vídeos de mais de um minuto.

Para 2025, a aposta de diversos criadores é investir em conteúdo em série, com continuidade e construção de comunidade, deixando para trás os vídeos isolados.

A Poussée tem acompanhado essa mudança de comportamento em tempo real, orientando marcas a investirem em narrativas que aprofundam o relacionamento com seus públicos e ampliam o tempo de atenção nos conteúdos.

 

YouTube ganha protagonismo nas estratégias de influência

Mesmo com Instagram e TikTok seguindo firmes como os principais canais para campanhas com criadores em 2025, uma das importantes tendências em marketing de influência é que o YouTube está assumindo um papel cada vez mais relevante nas estratégias das marcas.

Em setembro do ano passado, 26% dos profissionais de marketing ao redor do mundo já incluíam o YouTube em suas ações, segundo o Influencer Marketing Hub. Esse número tende a crescer: 65% dos entrevistados afirmaram que pretendem aumentar os investimentos na plataforma ainda este ano.

O motivo? O alcance massivo do YouTube, somado ao seu crescimento como plataforma de TV conectada, tem aberto espaço para integrações criativas e formatos de conteúdo que entregam profundidade, retenção e impacto real.

Na prática, isso representa uma grande oportunidade para marcas que desejam fortalecer sua presença em ambientes de alto engajamento e consumo prolongado, um movimento que a Poussée já vem traduzindo em estratégias criativas de influência multiplataforma.

Descubra: Procurando uma agência de e-commerce? Confira 5 razões para escolher a Poussée.

IA como parceira estratégica para criadores e marcas

Em 2025, o papel da inteligência artificial nas estratégias de marketing de influência deve se intensificar, acompanhando o ritmo das inovações adotadas por criadores e profissionais da área no último ano.

Isso não significa uma explosão de conteúdos gerados 100% por IA. A tendência é outra: usar ferramentas generativas como apoio tático, especialmente nas tarefas mais operacionais e repetitivas.

A IA já vem sendo aplicada em processos como:

  • Brainstorming de temas de vídeo, com base no desempenho de conteúdos anteriores;
  • Criação de títulos e thumbnails mais eficazes;
  • Edição de vídeo, para acelerar entregas e ganhar tempo criativo.

Esse uso mais inteligente da tecnologia libera os influenciadores digitais para o que realmente importa: ter mais tempo e foco para pensar, gravar e entregar conteúdos que engajam de verdade.

Com o apoio da Poussée, marcas têm aprendido a integrar IA em seus fluxos criativos de forma estratégica e eficiente, otimizando tempo sem abrir mão da autenticidade.

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Mais que uma tendência: social e-commerce vira canal de vendas relevante

O social e-commerce é o ponto de encontro entre entretenimento e conversão para criadores de conteúdos e marcas. Ele acontece quando a jornada de compra é integrada diretamente a plataformas sociais como TikTok, Instagram e YouTube,  eliminando barreiras entre o desejo e a decisão.

Esse modelo explodiu em 2024. Segundo dados da eMarketer, mais de 100 milhões de consumidores dos Estados Unidos compraram produtos diretamente de plataformas sociais no último ano, um marco inédito.

Até dezembro passado, 46% dos usuários de redes sociais com 13 anos ou mais no país já tinham realizado ao menos uma compra nesse formato.

A TikTok Shop é o maior símbolo desse avanço. Só na Black Friday de 2024, a plataforma movimentou mais de US$ 100 milhões em vendas, quase o triplo do ano anterior. Entre a Black Friday e a Cyber Monday, o número de compradores cresceu 165% em relação a 2023.

Para marcas que querem se manter relevantes, ignorar esse canal não é mais uma opção. O social e-commerce chegou para ficar, e com ele, surgem novas formas de criar influência com propósito e resultado.

Confira: Case de sucesso: em parceria com a Poussée, e-commerce B2B alcança resultados surpreendentes na Black Friday.

 

Influência com estratégia é o que diferencia as marcas que crescem

O marketing de influência está evoluindo rápido, e mais do que se impressionar com os números e seguir tendências, é essencial entender como aplicá-las com inteligência e consistência.

Na Poussée, cada movimento estratégico é construído a partir de dados, comportamento real de audiência e criatividade conectada ao negócio. 

Nosso foco é impulsionar marcas por meio de influência com propósito, e entregar resultados que vão além do engajamento.

Se sua marca quer influenciar de verdade, este é o momento certo para transformar intenção em ação com quem entende do assunto. Converse com nossos especialistas e transforme seus resultados!

 

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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