Case de sucesso: em parceria com a Poussée, e-commerce B2B alcança resultados surpreendentes na Black Friday

Case de sucesso: em parceria com a Poussée, e-commerce B2B alcança resultados surpreendentes na Black Friday

Considerada o evento mais importante para o varejo brasileiro, a Black Friday é uma excelente oportunidade de alavancar as vendas no e-commerce B2B. Afinal, não são apenas os consumidores finais que aguardam a data: empresas também se beneficiam dos descontos, que podem ter grandes impactos em sua rentabilidade no final de ano. Por essa razão, cada vez mais companhias estão aderindo à realização de campanhas de marketing durante o mês de novembro.

A maior distribuidora de produtos de perfumaria e cosméticos do estado de São Paulo sabe da importância da data sazonal para as suas estratégias e realiza ações de Black Friday anualmente. Com o auxílio da Poussée, agência especializada em marketing para e-commerce, conseguiu incríveis resultados em seu canal digital, apesar dos grandes desafios trazidos pela pandemia de COVID-19.

Quer saber mais sobre esse case de sucesso? Continue com a gente e descubra como ajudamos a transformar a realidade do e-commerce B2B da empresa por meio de ações de alta performance.

O cliente

Há 30 anos no mercado, a distribuidora abastece varejistas com produtos das maiores indústrias do Brasil. Presente em todos os municípios do estado de São Paulo e em parte do Paraná, realiza mais de 40 mil entregas por mês, distribuindo produtos de qualidade para mais de 26 mil estabelecimentos.

Seu propósito é entregar as melhores marcas pelos menores preços, democratizando o acesso a produtos top of mind. Com tecnologia de ponta e inteligência em cada processo, a empresa oferece praticidade, variedade e bom custo-benefício no abastecimento.

O desafio

Além do aumento nas vendas, a empresa buscava a ampliação do reconhecimento da marca no ambiente digital. Seu principal foco era o e-commerce B2B, uma vez que uma grande parcela dos varejistas já aderiu aos canais online para o abastecimento de estoque. Assim, esperava-se que novos empreendedores conhecessem a loja virtual e se tornassem clientes.

Diante das dificuldades do mercado, que ainda enfrentava os reflexos do distanciamento social e dos altos índices de desemprego no país, o desafio se tornou mais complexo. 

A solução

Nos meses que antecedem a Black Friday, a Poussée, em conjunto com a distribuidora, planejou ações que envolveriam uma série de canais digitais, de forma simultânea. Foram feitas parcerias com indústrias para o fornecimento de descontos, que são o principal atrativo da data.

A estratégia desenvolvida incluiu postagens nas redes sociais, envio de ofertas por aplicativos de mensagens e por SMS, e-mail marketing e anúncios patrocinados no Google Ads e Facebook Ads. Assim, além de alcançar a base de clientes já conquistada pela empresa, atingimos um público segmentado com alto potencial para conversões.

Entre os diferenciais que contribuíram para o sucesso da campanha, podemos citar a agilidade no desenvolvimento das peças e o constante acompanhamento das ações, a fim de que otimizações certeiras fossem realizadas ao longo do processo.

Os resultados

Com a implementação da estratégia, começamos a observar resultados significativos ainda na fase de aquecimento, que foi realizada nas primeiras semanas de novembro. Ao longo de todo o mês, alcançamos números surpreendentes no e-commerce B2B, muito acima daqueles obtidos na Black Friday anterior.

O principal destaque das ações foi o aumento no número de usuários. Em comparação com o mês de outubro, o crescimento foi de cerca de 185%. No total, foram 105.514 novos usuários – 208% a mais do que no mês anterior. Já o número de visualizações das páginas foi 39% maior.

Em comparação com o mesmo período de 2019, os números foram expressivos: 75,7% mais sessões e 54,8% mais visualizações do que na Black Friday do ano anterior, em que a situação do país se encontrava mais estável. Já o crescimento na quantidade de usuários novos foi de 216,9%.

As redes sociais da empresa também obtiveram bons resultados, especialmente no Facebook: entre novembro de 2019 e novembro de 2020, a página da companhia alcançou 341 novos seguidores. Já o engajamento aumentou 16,1%. Com relação às campanhas patrocinadas, realizadas na semana da Black Friday, destacam-se o número de impressões, que foi próximo de 175 mil, e o de cliques, que superou 4,8 mil.

Dê o próximo passo

A Poussée é uma agência full service que ajuda no crescimento de marcas e desenvolve ações de marketing de alta performance. Somos experientes na criação de campanhas estratégicas para e-commerces B2B e temos uma gama completa de serviços para quem busca potencializar sua presença digital.

Que tal obter resultados como esses? Nosso time está pronto para entender suas necessidades e propor a melhor solução, com foco em resultados. Envie agora mesmo uma mensagem e impulsione o sucesso de seu negócio!

Vinicius Passos

CEO da Agência Poussée, empreendedor, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em performance digital. Atuo há dez anos no desenvolvimento de estratégias de marketing e no gerenciamento de projetos para clientes com metas agressivas, gerando vendas e novas oportunidades de negócios.

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