Entre os dias 7 e 8 de agosto, um tema crucial para marcas comprometidas com responsabilidade social tomou conta das conversas: a acessibilidade. Tudo graças ao Link: festival digital de acessibilidade, um dos maiores eventos do setor em toda a América Latina.
Realizado no modelo híbrido, na Tokio Marine Hall, em São Paulo, e com transmissão online e gratuita, o Link 2025 explorou o tema “Inovação com propósito, inclusão com impacto”.
Ao longo dos dois dias, a programação do Link se dividiu em trilhas, que entregaram insights estratégicos sobre comunicação e marketing, tecnologia e gente e diversidade. O encontro trouxe ainda workshops com oficinas práticas de acessibilidade digital com especialistas.
Quer saber como aplicar o que de melhor o festival inspirou nas estratégias da sua marca? Então navegue pelo resumão de insights que a Poussée preparou sobre o evento!
Por que colocar a acessibilidade no centro das conversas da sua marca?
Segundo o Panorama de Acessibilidade Digital, estudo feito pela Opinion Box em parceria com a Hand Talk, idealizadora do Link: festival digital de acessibilidade, mais da metade das pessoas com deficiência lida com dificuldades para acessar conteúdos online e só 39% avaliam que os sites, de modo geral, suprem as suas necessidades.
Além disso, a pesquisa revela um cenário fértil para mudanças estratégicas: 49% das empresas declaram possuir iniciativas voltadas à acessibilidade, mas esbarram em barreiras como resistência ao tema e conhecimento técnico insuficiente.
Na prática, acessibilidade não é apenas uma questão de conformidade legal, mas uma poderosa oportunidade para as marcas se diferenciarem de maneira autêntica.
Marcas verdadeiramente relevantes são aquelas que compreendem a diversidade do seu público e buscam ativamente suprir suas necessidades, ampliando seu alcance e criando experiências mais inclusivas.
A Poussée entende que a responsabilidade social não pode ser apenas um discurso, mas uma ação concreta. Ao colocar a acessibilidade no centro das suas estratégias, sua marca não só estará se alinhando com as demandas do mercado, mas também demonstrando um compromisso genuíno com um futuro mais inclusivo.
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Inovação e valor na acessibilidade
Em entrevista ao Terra, Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, destacou que um dos objetivos do Link: festival digital de acessibilidade 2025 é apresentar a acessibilidade como uma oportunidade de inovação e de geração de valor.
De acordo com Ronaldo, não é apenas sobre cumprir obrigações, é sobre criar experiências mais humanas e inclusivas.
A realidade é que as marcas que se destacam no mercado não são aquelas que apenas seguem tendências, mas sim as que abraçam uma visão mais ampla sobre o impacto social que causam.
No contexto da acessibilidade, isso significa ir além do básico e buscar soluções inovadoras que atendam de forma eficaz as necessidades de todos os consumidores.
A Poussée sabe que, ao incorporar a acessibilidade como um pilar da estratégia de marca, é possível criar um vínculo mais profundo com o público e gerar valor real. Estamos preparados para ajudar sua marca a identificar essas oportunidades de transformação, conectando inovação e responsabilidade social de forma eficaz e autêntica.
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Escuta e conexão no centro da estratégia
Na trilha de comunicação e marketing do Link, o influenciador, empresário e idealizador do Euforie-se, Gabriel Isaac, colocou no palco uma dupla estratégia quando falamos de marcas comprometidas com responsabilidade social: escuta e conexão.
A escuta ativa é a base para estabelecer conexões verdadeiras e duradouras entre a marca e seu público. No contexto de acessibilidade, entender as necessidades específicas das pessoas com deficiência e as expectativas desse público é essencial para criar estratégias de comunicação inclusivas.
É um exercício que vai além de ajustar o conteúdo para atender às normas de acessibilidade, mas se baseia em incorporar essa escuta à identidade da marca, permitindo uma abordagem mais empática e genuína.
A conexão verdadeira acontece quando a marca não apenas fala, mas também ouve, e age para atender essas demandas de forma consistente e eficaz. Na Poussée, ajudamos as marcas a transformar essa escuta em ações estratégicas que geram mais engajamento, lealdade e impacto positivo.
Comunicação, inclusão e impacto
Impactos que multiplicam são ativos essenciais para marcas que desejam manter-se relevantes em longo prazo.
Em sua participação na programação do Link 2025, o QA Analista em Acessibilidade Digital | NTT Data Brasil/Claro Brasil, Éber Anacleto, explorou como o foco deve ir além de apenas ser acessível: afinal, quando a comunicação inclui de verdade, o impacto multiplica.
A verdadeira inclusão vai além de adaptar um conteúdo para que ele seja acessível, ela envolve criar experiências autênticas que alcancem, engajem e impactem diferentes públicos de maneira genuína, permitindo que todas entendam e participem da conversa.
Esse tipo de impacto multiplicado é o que garante que uma marca seja não apenas visível, mas também valorizada por seus consumidores.
Na Poussée, entendemos que a inclusão não é uma tendência passageira, mas sim uma necessidade estratégica para as marcas do futuro. Acreditamos que, ao focar em uma comunicação verdadeiramente inclusiva, as marcas criam conexões emocionais poderosas com o público, fortalecendo sua relevância e lealdade.
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A inclusão na estratégia da sua marca
À medida que a acessibilidade ganha cada vez mais destaque nas estratégias de comunicação e marketing, as marcas que se dedicam a realmente compreender as necessidades do seu público são aquelas que se destacam.
Para isso, é preciso ir além da conformidade legal e entender a inclusão não apenas como uma responsabilidade social, mas como uma poderosa oportunidade de gerar valor real, criando experiências que ressoam com todos os consumidores.
Quer transformar a comunicação da sua marca em um real ponto de inclusão e conexão genuína com o seu público? Fale com a Poussée! Estamos prontos para guiar você nessa jornada.