Você está visualizando atualmente De Olho no Futuro do Comércio Eletrônico: Brasil E-Tail, Sales & Marketing Summit 2024

De Olho no Futuro do Comércio Eletrônico: Brasil E-Tail, Sales & Marketing Summit 2024

No dia 13 de março aconteceu o tão aguardado evento Brasil E-Tail, Sales & Marketing Summit 2024 no Hotel Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, em São Paulo capital. Como já é marca registrada, o cenário do comércio eletrônico, inovação e criatividade foram os assuntos principais.

Nomes importantes como Charles Junior (Head de E-Commerce – GWM Brasil), João Roberto M. Lima (UX Manager – Habib’s), Samira Gontijo Bolson (Head of Retail – Dengo Chocolates) entre tantos outros se reuniram para compartilhar ideias, experiências e visões para o futuro!

Continue a leitura para saber um resumo de tudo que foi abordado.

A crescente do marketing digital e as estratégias de vendas online

Um dos principais temas abordados neste ano foi a crescente importância do marketing digital e das estratégias de vendas no ambiente online. Especialistas compartilharam insights valiosos sobre como navegar no mundo em constante mudança das mídias sociais, da otimização de mecanismos de busca e do poder crescente da análise de dados para impulsionar o crescimento dos negócios.

Além disso, pôde ser notado maior foco na questão da experiência do cliente e no desenrolar de conexões significativas que pudessem gerar algum tipo de memória positiva mesmo no universo digital. Os palestrantes validaram a ideia de que é de suma importância conhecer e compreender as dores e necessidades dos consumidores, fazendo com que essas questões se tornem estratégias eficazes de marketing e vendas.

A importância de investir em marketing digital para o e-commerce

Levando em consideração a crescente competição de vendas no mercado online através da rápida migração do comércio para o universo digital impulsionado pela mudança nos hábitos de consumo da população, podemos observar uma série de dados que ressaltam a importância do marketing digital para garantir o sucesso das e-commerces no Brasil.

A pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostrou que a maioria dos entrevistados começou a comprar online há menos de cinco anos, e para 64% deles, nos últimos 12 meses, a frequência de compra pela internet aumentou.

Esse resultado apenas reafirma a importância de investir em marketing digital, quando a mesma ainda divulgou que 85% dos consumidores compram online pelo menos uma vez por mês, enquanto 62% dos consumidores fazem até cinco compras online no mesmo período.

Dicas para criar conteúdo relevante e personalizado para o público-alvo

Através de pesquisas realizadas em 2024, podemos observar uma série de dados que ressaltam a importância do marketing digital para o sucesso do e-commerce no Brasil. Por exemplo, estudos mostram que a pandemia acelerou significativamente a adoção de compras online, com um aumento expressivo no número de consumidores que preferem fazer suas compras pela internet. Além disso, a concorrência entre as empresas de e-commerce também se intensificou, tornando fundamental para as marcas destacarem-se em meio à multidão.

Seguindo essa linha, aqui vão algumas dicas para ajudar a aumentar a visibilidade e as vendas do seu e-commerce:

  •  Branding: a construção da identidade da sua marca é fundamental. O branding envolve a definição de uma identidade visual, valores, propósito, personalidade, além de estratégias de comunicação com foco em gerar uma imagem e reputação positivas perante o público-alvo. 
  • Marketing de conteúdo: crie e compartilhe conteúdo relevante, como blogs, vídeos, infográficos e guias, que atendam às necessidades e interesses do seu público. O marketing de conteúdo ajuda a atrair visitantes e a construir autoridade em seu nicho.
  • Redes Sociais: esteja presente nas redes sociais onde seu público-alvo passa o tempo. Compartilhe regularmente conteúdo, interaja com os seguidores e promova produtos com anúncios direcionados.
  • Email marketing: construa uma lista de assinantes e envie newsletters regulares com ofertas, atualizações de produtos e informações úteis. O e-mail marketing é uma maneira eficaz de manter os clientes engajados.
  • Conversational commerce: tecnologias de comunicação como chatbots, assistentes virtuais e aplicativos de mensagens, oferecem aos consumidores uma experiência de compra com mais personalização e conveniência. É possível sugerir produtos, promoções, criar estratégias de efetivação de vendas, entre outros. 
  • Parcerias estratégicas: que tal considerar parcerias com outras empresas para expandir seu alcance? Isso pode atrair um novo público. Considere também incluir influenciadores em sua estratégia: o influenciador digital desempenha um papel fundamental para as empresas, agregando valor às marcas com as quais se relaciona, seja através da atração de leads qualificados (potenciais clientes) ou da conversão direta de vendas. 

 

No Brasil E-Tail Sales & Marketing Summit 2024, essas discussões foram essenciais para as empresas poderem aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo marketing digital para impulsionar suas vendas e alcançar o sucesso no mercado de e-commerce brasileiro.

Empreendedorismo e Networking

No coração do Brasil E-Tail, Sales & Marketing Summit estava a ideia de colaboração e comunidade. Este não era apenas um evento para aprender, mas também uma oportunidade de fazer networking e fortalecer e criar laços. Esses momentos são supervalorizados no evento, quanto as sessões formais.

Pode-se dizer que o Brasil E-Tail, Sales & Marketing Summit 2024 foi um evento de um dia, porém irá transformar continuamente a inovação no comércio eletrônico. E como sempre a Poussée estava atenta a tudo que estava acontecendo para compartilhar as informações mais importantes com vocês, que nos leem sempre!

Conte com nosso time para ajudar a alavancar os seus negócios!

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário