Você está visualizando atualmente Insights que movem marcas: o que aprendemos no Gramado Summit 2025

Insights que movem marcas: o que aprendemos no Gramado Summit 2025

Entre os dias 4 e 6 de junho, o Serra Park, em Gramado (RS), brilhou com os insights do Gramado Summit, um dos maiores eventos de marketing, vendas, empreendedorismo e inovação da América Latina.

Com aproximadamente 20 mil participantes, mais de 500 marcas expositoras e 400 palestrantes, a programação do evento foi recheada de reflexões e provocações certeiras para quem deseja liderar o mercado e estar sempre à frente no seu segmento.

Hoje, a Poussée traz para você um apanhado com os grandes momentos e ideias da conferência, que você pode aplicar desde já para impulsionar a sua marca.

 

Consistência e novidade no branding

O palco principal do Gramado Summit 2025 recebeu Beatriz Guarezi, criadora de conteúdo, para falar sobre branding. Beatriz, que é especialista no assunto, apresentou os pilares que impulsionam a criação de marcas que sobrevivem ao tempo: consistência e novidade.

“Quando se fala sobre durar, o segredo está em algum lugar entre a consistência e a novidade. Sem abrir mão nem de um e nem de outro”, afirmou Beatriz. 

Mas esse é um processo que exige tempo. Segundo ela, é com o passar dos anos que as marcas conquistam consistência e se tornam reconhecíveis, criando uma identidade que evoca lembranças no público. Beatriz, entretanto, deixou um recado importante: ser consistente não é ser repetitivo, é ser memorável. 

Mas onde a novidade entra? Segundo a especialista em branding, o desafio está em descobrir o quanto mudar, o que mudar e o que preservar.

Tudo isso requer sensibilidade estratégica: é preciso saber ler o contexto, entender o comportamento das pessoas e identificar quais movimentos mantêm a marca viva sem perder sua essência. Marcas que se renovam com propósito conseguem permanecer relevantes sem parecer volúveis.

Na Poussée, acreditamos que branding forte é aquele que combina clareza com ousadia. É ser reconhecível sem ser previsível, é ter raízes firmes e antenas atentas. Porque, no fim, empresas que sabem quem são e ainda assim têm coragem de evoluir são as que deixam a sua marca no presente e no futuro.

Veja também: Criatividade, inovação e liderança em foco no Rio2C.

 

 

IA: criatividade e produtividade

Debates intensos sobre inovação, empreendedorismo e tecnologia elevaram a temperatura do segundo dia do Gramado Summit. Marcel Silva, LATAM Head of AI GTM and Sales do Google Cloud, desvendou o poder da IA (inteligência artificial) para transformar negócios.

Um dos pontos altos aconteceu quando ele destacou como as ferramentas de IA entregam acessibilidade para impulsionar a criatividade e a produtividade das marcas.

Na prática, isso significa abrir espaço para novas possibilidades, desde a automatização de tarefas operacionais até a aceleração de processos criativos. A IA entra como aliada estratégica, liberando tempo e energia para que pessoas e equipes possam focar no que realmente importa: pensar, criar e inovar com mais profundidade.

Na Poussée, a gente vê a IA como um recurso que potencializa o humano, não que o substitui. Quando usada com intenção e propósito, ela amplia horizontes, refina estratégias e ajuda marcas a serem mais relevantes, conectadas e eficientes em um mercado em constante transformação.

Confira: Lançamentos e discussões sobre marketing de influência, estratégias e tendências agitam os primeiros dias do Web Summit Rio 2025.

 

A ação que transforma ideias em resultados

Sergio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, também foi um dos palestrantes do Gramado Summit. Em sua fala, ele revelou o segredo para transformar ideias em resultados: superar o medo e agir.

Sergio, que é defensor da execução sábia, que combina planejamento com autonomia, dividiu com o público estratégias para manter o foco e evitar a paralisia, como pomodoro, metodologia ágil e micro-metas.

Ele ainda trouxe um alerta certeiro em sua palestra: a urgência de construir concentração em um mundo que anda sobrecarregado de informações. Nesse momento, Sergio comparou a execução com o ato de plantar uma árvore que cresce com consistência.

Na visão da Poussée, executar com consistência é o que transforma visão em valor real. Não basta ter boas ideias, é preciso coragem para colocá-las em movimento, foco para sustentá-las e inteligência para ajustar o percurso ao longo do caminho. É na ação intencional que a estratégia ganha corpo e começa a gerar resultados.

Marcas que se destacam são aquelas que saem do campo das intenções e criam ciclos de entrega com propósito. No fim do dia, quem se move com clareza, constância e autonomia constrói relevância, e relevância, para a gente, é o que separa quem só aparece de quem realmente impacta.

Mais eventos para você conferir: Da personalização ao poder da loja física: os insights mais poderosos do Vtex Day 2025.

 

Sua marca pronta para o próximo nível

O que o Gramado Summit 2025 deixou claro é que marcas fortes não nascem do acaso, elas são resultado de identidade bem definida, inovação, estratégia, coragem e execução alinhadas com propósito. Em um mercado que muda rápido, quem lidera é quem sabe ouvir, adaptar e agir com consistência.

Na Poussée, transformamos conhecimento em movimento. Somos parceiros na construção de marcas que não só acompanham as mudanças, mas criam o próximo passo. Vamos juntos impulsionar o seu negócio? Fale com a gente.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário