Você está visualizando atualmente Sua empresa ainda não investe em vídeo marketing? Descubra os benefícios

Sua empresa ainda não investe em vídeo marketing? Descubra os benefícios

Vídeo marketing é a nova estratégia que tem tudo para trazer resultados incríveis para as marcas. Com os lançamentos dos novos aplicativos e a atualização dos algoritmos do Instagram e do Facebook, as imagens realmente farão toda a diferença.

Há estudos que dizem que cerca de 68,2% dos usuários na internet preferem consumir conteúdos em formato de vídeo. 

Hoje, nós vamos mostrar para você por qual razão os aplicativos com dancinhas e vídeos diversos estão tão em alta, e como as marcas podem se beneficiar dessa tendência para conquistar a atenção do público.

Vem ver de perto como o vídeo marketing traz inúmeros benefícios para a sua empresa. 

Engajamento maior 

Para começar, o engajamento do vídeo marketing é muito maior, quando comparado com todos os outros tipos de estratégias e ações. Não é por menos que o Youtube se tornou uma rede social tão poderosa e o Netflix tem o projeto de investir cerca de 16 bilhões de dólares em produções próprias.

Os vídeos vendem. 

Há inúmeras razões psicológicas por trás dessa tendência. Entretanto, basta falarmos que os vídeos são mais palatáveis, acessíveis e fáceis de absorver. Existe um impacto tremendo ao assistir um bom comercial, coisa que não acontece com imagens estáticas, ou textos.

O que nos leva para a próxima vantagem

Conteúdo mais leve e compreensível

Faça o teste, pegue um assunto moderadamente complexo e o apresente de três maneiras: 

  • áudio
  • texto
  • vídeo

É certo que o vídeo terá os melhores impactos, pois ele pode usar todas as vantagens dos outros dois meios. Você pode incluir texto no seu vídeo, e você certamente incluirá áudio nele. 

Ou seja, o vídeo marketing usa o que existe de melhor nas outras ações de promoção. 

Isso é bastante eficaz para soluções B2B, por exemplo, que são complexas e exigem maior esforço dos responsáveis pela produção de conteúdo da empresa. 

Oportunidade para explorar novos gatilhos mentais

Sim, já sabemos que uma boa copy é capaz de ativar inúmeros gatilhos mentais nos clientes e fazê-los comprar mais. Não existe dúvida quanto a isso. Entretanto, a copy escrita pode ganhar ainda mais relevância se estiver aplicada em uma ótima produção de vídeo marketing.

Tem mais: alguns gatilhos mentais que funcionam apenas moderadamente para as copys escritas (como o gatilho da urgência), ganham muito mais força quando usados em um vídeo. 

Vídeos são conteúdos fáceis de viralizar

Toda estratégia de vídeo marketing bem feita está pronta para ser viralizada. Pense bem, hoje você certamente já viu alguns vídeos no seu smartphone. Essa verdade independe do horário.

Estamos o dia todo curtindo, comentando e compartilhando vídeos.

Dessa forma, uma estratégia de vídeo marketing bem colocada é capaz de transformar-se em um conteúdo viral (você se lembra das meninas do Magazine Luiza dançando?).

E virais conquistam o público. 

Há ótima relação custo-benefício

Vídeos são mais caros para produzir, não há segredos quanto a este ponto. Entretanto, uma peça de vídeo marketing bem feita é capaz de atingir resultados que outras não conseguiriam.

Tem mais, também pode-se apostar em vídeos mais simples, daqueles até mesmo com estilos “caseiros”. São vídeos feitos com o celular, despretensiosos, mas que geram resultados excelentes.

Basta que o vídeo marketing seja embasado por uma estratégia coesa e coerente com os objetivos da campanha, pronto. Não existem razões para investir em efeitos especiais, ou grandes compras em equipamentos. Até o vídeo mais simples é capaz de viralizar. 

 O que torna a relação custo-benefício quase insuperável. 

Humor

Com os vídeos é possível fazer uso de uma das ferramentas mais poderosas da internet: o humor.

Campanhas bem humoradas vendem. Pois elas são compartilhadas e lembradas por todos. 

Uma postagem em vídeo engraçada rapidamente se expande além da rede social. Chegando no WhatsApp e em conversas do dia a dia.

E este é o segredo: ter a marca rodando. Assim ela vai crescer. Impulsionar. Gerar resultados.

Não há nada de errado em investir em humor, desde que seja um investimento posicionado justamente para trazer evidência para a empresa.

E os vídeos são os melhores amigos de quem deseja transformar a marca em uma referência moderna e bem humorada na produção de conteúdo. 

Vídeos são ótimos em SEO

O Search Engine Optimization (SEO) dos vídeos é excelente. Vamos usar como exemplo o Instagram. 

Com um conteúdo leve você pode explicar a importância do seu produto, fazer o cliente avançar na jornada de compras, investir em humor e ainda atrair a atenção de diversos visitantes para o seu perfil. Tudo isso com um vídeo de apenas 10 segundos.

Parece absurdo, mas o próprio Insta atualizou o algoritmo para manter os vídeos sempre em alta. Então, tudo o que a sua marca precisa fazer é entregar este conteúdo que a própria rede social está pedindo. 

Aumento do tráfego orgânico das páginas

Como nós falamos ao longo do artigo: os vídeos chamam a atenção. 

E a resposta disso serão inúmeros visitantes para as suas páginas. Visitantes inteiramente orgânicos. Custo zero. 

Uma vez que você tenha uma frequência interessante de postagens, com vídeos regulares, o público vai aparecer. É certo que vá.

E se esses vídeos foram produzidos com CTA’s para outros conteúdos, como visitas ao blog, conhecer o e-commerce, acessar o site, o público vai seguir. 

Maiores taxas de conversão

E depois de tudo, podemos dizer com tranquilidade que os vídeos são responsáveis pelo aumento na taxa de conversão das estratégias.

Avalie uma Landing Page. Os modelos estáticos, apenas com fotos e propagandas, normalmente perdem em número de conversões para os modelos equipados com vídeo marketing

Ou seja, se a landing page contar com depoimentos gravados, aulas explicando um pouco mais sobre a solução, ou vídeos diversos relacionados aos produtos ou serviços, é quase certo que essa landing page terá uma performance muito melhor, quando comparada com modelos fixos, estáticos.

Como dissemos, as taxas de conversão dos vídeos são tão eficazes que fizeram as maiores empresas do mundo investir em cada vez mais soluções. O Facebook aumentou o alcance dos vídeos, o Instagram também, o Youtube segue poderoso nessa frente.

Tudo o que a sua marca precisa fazer é usar essas ferramentas, essas estratégias de vídeo marketing, e claro, aparecer. O público está lá esperando pelo seu conteúdo, pode ter certeza disso.

Gostou do conteúdo de hoje? Então continue acompanhando o nosso blog. 

Estamos sempre trazendo dicas, segredos e novidades sobre o universo do marketing focado em resultados.

Agradecemos a leitura e até a próxima. 

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário