Entre os dias 5 a 7 de novembro, todos os olhares do mundo do marketing e vendas se voltaram ao Expo Center Norte, em São Paulo. O motivo? O espaço recebeu a 12ª edição do RD Summit, o maior evento do setor na América Latina.
Ao longo dos três dias de evento, mais de 20 mil participantes, 300 palestrantes e 200 marcas expositoras protagonizaram conexões movidas à inovação, desvendaram as maiores tendências do mercado, aprenderam com grandes players do Brasil e coletaram insights prontos para alavancar os resultados dos seus negócios.
Hoje, convidamos você para fazer parte desse encontro: a Poussée separou os momentos mais marcantes do RD Summit 2025 para você aproveitar a favor do crescimento da sua marca!
O futuro dos negócios é híbrido: a conexão entre tecnologia e humanidade
O tema escolhido para a 12ª edição do RD Summit foi “Conexões que fortalecem negócios” e, logo no primeiro dia da programação, um recado estratégico foi deixado com clareza: a união entre a eficiência da máquina e a essência que torna as pessoas humanas esconde o segredo que fortalece negócios.
No palco Conexões, os palestrantes destacaram que transformação digital de verdade é aquela que é centrada em pessoas e passa por uma mudança de mindset. “A tecnologia é a ferramenta, mas a cultura e a capacidade das pessoas de se adaptarem são o motor real da mudança”, afirmou Laércio Cosentino, fundador e presidente do conselho de administração da TOTVS.
Walter Longo, publicitário, também esteve presente no RD Summit 2025 com uma provocação estratégica: “A grande revolução é humana, não tecnológica. A tecnologia virou commodity. O que vai fazer diferença daqui para frente são os valores humanos”.
Ele defendeu que o futuro exigirá soft skills como empatia, generosidade e consciência, atributos que as máquinas não são capazes de copiar com o refinamento humano.
Ainda no primeiro dia do evento, Ricardo Cappra, cientista-chefe do Cappra Institute, colocou o termo “Híbridos e Multiagentes” sob os holofotes e desvendou o cenário atual: vivemos um momento único, em que humanos, máquinas e consumidores tomam decisões em conjunto. Para ele, a IA (inteligência artificial) não substitui, mas amplia a nossa capacidade criativa e intelectual.
No palco do RD Summit Live Show, Gustavo Avelar, Vice-Presidente da TOTVS e Presidente da RD Station, trouxe um insight profundamente alinhado à discussão: para ele, cada marca é única, portanto, precisamos de uma tecnologia que evolua conforme essa complexidade, sendo capaz de entregar estratégias e campanhas personalizadas impulsionadas por IA.
Veja também: O futuro do marketing é agora: insights direto do ad:tech Tokyo 2025.
Insight da Poussée
Na Poussée, também acreditamos que a verdadeira transformação acontece quando unimos a inovação tecnológica à sensibilidade humana. O nosso diferencial está em integrar dados e IA a uma visão estratégica criativa, garantindo que cada ação de marketing seja não apenas eficiente, mas profundamente conectada aos valores da marca e às necessidades do público.
Defendemos que a tecnologia é uma aliada, mas são a criatividade e a empatia humanas que realmente fazem a diferença na construção de campanhas que ressoam e geram impacto real, impulsionando resultados sustentáveis e de longo prazo para os nossos clientes.
O olhar humano que guia a liderança, o propósito e a colaboração
A relação entre a tecnologia e as habilidades puramente humanas guiaram parte das discussões mais relevantes da programação do RD Summit 2025.
Um dos insights mais marcantes deixou claro que embora seja poderosa, a tecnologia só gera impacto quando impulsionada por valores humanos. A fórmula é simples, porém, impactante: empatia + dados = resultados sustentáveis.
Neste tema, o lembrete da futurista Martha Gabriel se mostra estratégico: a IA não é a maior ameaça, o perigo real está em não saber usá-la com propósito.
Além disso, o olhar humano ocupou o palco quando o assunto foi liderança. A lição deixada foi que liderar é uma missão profundamente ligada a inspirar, ouvir e criar espaços seguros para inovar. As discussões do RD Summit 2025 ressaltaram que empatia e colaboração são os pilares do novo mercado.
Já que falamos em colaboração, o evento também trouxe uma previsão estratégica: o futuro será moldado em rede. Nesse cenário, os ecossistemas de parceria se mostram essenciais para o crescimento coletivo.
Os insights baseados em olhar humano não terminaram por aí: o RD Summit 2025 ainda lembrou do papel vital do propósito para marcas que querem construir e cultivar confiança. Assim, autenticidade, coerência e responsabilidade social se tornam atributos essenciais para empresas relevantes.
Neste sentido, a provocação emocional do escritor Fabrício Carpinejar feita durante o encontro ofereceu uma inspiração estratégica: “O afeto é a ferramenta mais disruptiva que existe”.
Mais eventos para você: TDC São Paulo 2025: liderança, inovação, IA e o futuro da tecnologia.
Insight da Poussée
Na Poussée, entendemos que o futuro das marcas é construído por pessoas, com empatia, propósito e colaboração no centro de tudo.
É o olhar humano que transforma lideranças em inspiração, parcerias em ecossistemas vivos e marcas em agentes de mudança. É ele que nos motiva a unir criatividade, sensibilidade e visão estratégica para impulsionar resultados sustentáveis e significativos.
Não vai ter RD Summit em 2026?
Em 2026, o RD Summit fará uma pausa estratégica para evoluir, repensar experiências, conteúdos e impactos. Em 2027, o evento volta a ser realizado em datas e locais a serem divulgados.
Conexões que impulsionam o amanhã
O RD Summit 2025 deixou claro que o amanhã pertence às marcas que sabem unir tecnologia, criatividade e propósito humano.
Na Poussée, enxergamos esse equilíbrio como o motor da verdadeira inovação: aquela que gera resultados consistentes, fortalece conexões e constrói legados que resistem ao tempo e às novas tendências.
Nesse cenário, o nosso papel é ajudar a sua marca a transformar ideias em impacto, com estratégias ousadas, humanas e sustentáveis. Vamos construir juntos o futuro da sua comunicação? Fale com a Poussée.

