Você está visualizando atualmente 5 tendências de marketing que vão transformar a sua empresa em 2022

5 tendências de marketing que vão transformar a sua empresa em 2022

As tendências de marketing digital, assim como as que se referem a qualquer tipo de conteúdo com foco comercial, acompanham as mudanças sociais. Assim, se nos últimos anos as empresas investiram em ferramentas ainda mais estratégicas e dinâmicas, para 2022 esse cenário se fortalece e tem relação direta com o elo entre marcas e clientes.

Se você ainda tem dúvidas, vale destacar que, em 2022, alguns pontos de contato vão ganhar ainda mais destaque. Para as empresas que querem chegar ao topo de seu segmento e conquistar mais clientes, essa é a hora de investir em recursos certeiros. Confira, no artigo, algumas tendências que vão transformar a sua forma de fazer negócio no próximo ano.

Boa leitura!

 

Quais as tendências de marketing digital para 2022?

Conectar é uma premissa de grande importância para as empresas em 2022. Para que potenciais clientes comprem, é preciso que a experiência faça sentido para eles. Além disso, a maneira como eles interagem com o sistema criado e as estratégias utilizadas pela marca, interferem diretamente nesse processo.

Do mesmo modo, as inovações do mundo atual podem ser aplicadas de diferentes formas no marketing. Mais do que conhecê-las, é fundamental ajustá-las às necessidades de cada negócio. A seguir, confira as tendências de marketing digital mais fortes para o ano que vem, capazes de integrar tecnologia, personalização e abordagens certeiras:

 

 

  • Pesquisa por voz

 

Entre as tendências de marketing digital está a pesquisa por voz. Cada vez mais utilizada em dispositivos domésticos e pessoais, é uma ferramenta que une tecnologia e praticidade. Para os usuários, os benefícios são inúmeros e o uso da voz, especialmente nos smartphones, tem se tornado comum. Logo, para o marketing que tem foco nas experiências satisfatórias do cliente, vale a pena investir.

 

 

  • Chatbots

 

Os bots, ou chatbots, são um recurso estratégico para atendimento ao cliente. As empresas podem utilizá-lo para os mais variados tipos de contato, de dúvidas a contratações de planos e serviços. Os robôs podem ser personalizados para transmitirem a linguagem e a essência da marca, em atendimentos ágeis, em tempo real e que trazem comodidade ao consumidor, aspecto importante em 2022.

 

 

  • Vídeos e carrosséis

 

Os conteúdos em formato audiovisual têm se destacado na internet. O interesse do público tende a crescer diante de publicações que despertem curiosidade, como vídeos e carrosséis. Não só no Instagram, mas em outras plataformas sua produção também é viável. Essa é uma das tendências de marketing digital para 2022, já que a força desses formatos cresceu nos últimos anos, e os mesmos têm sido representativos comercialmente. Conteúdos práticos e diretos são altamente viáveis.

 

 

  • Inteligência artificial

 

Não é segredo que a inteligência artificial revolucionou a relação das pessoas com objetos pessoais e mesmo suas casas. No marketing digital, essa é uma aposta que aproxima o sistema da possibilidade de aprendizagem constante e aprimoramento dos recursos existentes. Para o próximo ano, o diferencial da IA é a criação de conexões mais reais, além de atendimentos personalizados.

 

 

  • Conteúdos curtos

 

As tendências de marketing digital se destacam pela capacidade de transmitir mensagens de valor em formatos e tempos mais curtos. Em meio a rotinas atribuladas, a chance que os consumidores têm de efetivamente processarem o conteúdo aumenta consideravelmente. Por isso, peças sucintas a respeito de produtos, dúvidas ou mesmo a respeito do nicho do seu negócio são opções. Aliar essa dica à produção de formatos altamente interativos potencializa a conexão com o público.

 

Colocar o consumidor em primeiro lugar é um diferencial

As tendências de marketing digital envolvem a centralização do cliente diante das ações desenvolvidas. Quando o foco do marketing está na audiência, fica evidente que os gostos e hábitos da mesma são o ponto de partida para ampliar os resultados obtidos. O universo virtual é amplo, e a adequação das ferramentas escolhidas faz toda a diferença.

Promover mais interação e conteúdos dinâmicos, apostar em mensagens breves e permitir tecnologia de reconhecimento e aprendizagem são exemplos. Trata-se de iniciativas já conhecidas pelas pessoas, que unem pilares fundamentais nos dias de hoje.

Compreender o valor das tendências de marketing digital implica na adaptação das iniciativas do que mais interessa quem compra. Considerar aspectos sociais e a interação nas plataformas é o caminho. Além disso, escolher entre tráfego pago ou orgânico é outro detalhe fundamental para viabilizar o retorno do que é investido nas campanhas.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário