Você está visualizando atualmente DeepSeek ou ChatGPT: O que a nova IA significa na prática?

DeepSeek ou ChatGPT: O que a nova IA significa na prática?

Tendência nos últimos anos, as inteligências artificiais ou IAs, como o ChatGPT, estão presentes no dia a dia das marcas: segundo um estudo da Deloitte, 58% das empresas do país usam IA nas suas rotinas. Essas ferramentas otimizam processos, aceleram a criação de conteúdo e promovem interações personalizadas com os clientes.

Desde janeiro, mais uma alternativa vem sacudindo o mercado, chamando a atenção e se popularizando: a nova IA DeepSeek, de origem chinesa. Com um desempenho comparável a outros modelos disponíveis, como o ChatGPT, da OpenAI, ela se destaca pelo seu acesso gratuito.

Mas o que ela realmente representa para as marcas? Será que estamos diante de uma mudança significativa no mundo da inteligência artificial? No artigo de hoje, vamos explorar essa inovação.

Como funciona e o que o DeepSeek faz?

A grande inovação do DeepSeek é que, diferente de outros modelos, ele não apenas responde perguntas, mas revela o pensamento por trás de cada resposta.

A ferramenta simula o processo de raciocínio humano. Então, ao receber uma solicitação, o DeepSeek pensa nas possíveis soluções e exibe cada etapa do seu raciocínio antes de entregar a resposta final.

Certo, mas o que ele pode fazer na prática? As aplicações não são tão diferentes do que encontramos em outras IAs:

  • Explicar: O usuário faz perguntas ao chatbot e recebe explicações claras e completas sobre diversos temas.
  • Criar conteúdo: A partir de prompts, o DeepSeek produz textos para redes sociais, blogs e sites, por exemplo.
  • Analisar documentos: A ferramenta extrai informações de documentos, facilitando a análise de dados para pesquisas, estudos e tomadas de decisão.
  • Tradução: Com a nova IA, também é possível traduzir textos com precisão e agilidade.

Veja também: O que é inteligência artificial generativa e como potencializar seu marketing com ela.

Qual IA é a melhor?

Mas, então, qual IA é melhor, DeepSeek ou ChatGPT? Bem, a disputa entre DeepSeek e ChatGPT não é sobre qual é melhor, mas sim sobre qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

De um lado, o DeepSeek aposta na transparência do pensamento, apresentando a linha de raciocínio que percorreu até chegar a resposta apresentada, e oferece o seu modelo mais avançado de forma gratuita.

Do outro lado, o ChatGPT cobra uma assinatura de quem quer utilizar a sua versão mais avançada e entrega as respostas prontas, sem o passo a passo do pensamento. 

Porém, a ferramenta da OpenAI traz funcionalidades que o DeepSeek ainda não tem: criação de imagens, conversa por voz e acesso à memória ativa com informações compartilhadas em interações anteriores.

Você vai gostar de saber: Marketing conversacional: humanizando o atendimento com chatbots e assistentes virtuais.

Desafios para o DeepSeek

Junto com a fama gigantesca, o DeepSeek está lidando com uma onda de desconfiança quanto à segurança.

Os termos de uso da plataforma informam que é feita a coleta e o armazenamento de dados e interações. Isso inclui as informações disponibilizadas no momento da configuração da conta, as entradas de texto, os prompts, os arquivos enviados e histórico de ações.

Entretanto, essa não é uma prática exclusiva da ferramenta chinesa: outros modelos de IA, como o ChatGTP e o Gemini, também podem armazenar interações dos usuários.

Relatório levanta mais perguntas

A Now Secure, empresa de segurança em dispositivos móveis, com sede em Chicago, nos Estados Unidos, fez uma análise de segurança do DeepSeek para iOS, que levantou mais questões.

O relatório apontou que o aplicativo do chatbot para iOS transmite dados sensíveis sem criptografia, facilitando a interceptação e manipulação do conteúdo em questão. Além disso, o armazenamento de login, senha e chaves foi considerado inseguro.

Países como Itália, Taiwan e Austrália restringiram o uso do DeepSeek por não entender que a ferramenta fornece informações suficientes sobre o seu funcionamento.

Mais do que saber qual IA usar é preciso saber como usar a tecnologia

A evolução da IA é uma jornada sem volta, e as marcas que souberem aproveitar seu potencial estarão à frente na nova era digital.

Entretanto, quando surgem novos modelos, é normal que também apareçam dúvidas a respeito de qual opção é melhor para ajudar a potencializar as estratégias de marketing a favor do crescimento da sua empresa.

Na Poussée, nós estamos antenados às últimas tendências em IA para otimizar processos e agilizar as operações das empresas, impulsionando negócios para o crescimento.

Entretanto, precisamos lembrar que não basta ter acesso às ferramentas: para aproveitar os benefícios e utilidades do DeepSeek, ChatGPT e outros modelos de inteligência artificial é essencial saber como usar a tecnologia.

Isto é, para obter as respostas certas, é fundamental fazer perguntas certeiras para a IA, personalizando de acordo com as demandas e necessidades do seu negócio. Para isso, você precisa contar com especialistas que sabem aproveitar o melhor que as plataformas têm a oferecer com precisão e foco em performance.

Na Poussée, nós trabalhamos a IA sob medida, voltados para a evolução do seu negócio, com estratégias personalizadas que são bem pensadas para cada etapa da sua jornada.

 

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário