Essa é uma dúvida que clientes sempre apresentam nas reuniões: como saber quando é hora de investir em tráfego pago e quais são as vantagens de continuar com o tráfego orgânico?
Pois bem, hoje nós vamos resolver essa questão. Desenvolvemos este conteúdo para explicar para você as principais diferenças entre tráfego pago x orgânico e quais são os pontos que você precisa considerar antes de investir nestas opções.
Então, se você deseja saber qual é a melhor estratégia de tráfego para a sua empresa, este artigo é todo seu.
Fique confortável e aproveite a leitura.
Como escolher entre tráfego pago x orgânico
Já de cara nós vamos afirmar que ambas são estratégias importantes e que trazem muitos resultados quando bem executadas. Elas não são excludentes, são complementares.
Veja:
- As ações de tráfego orgânico são escaláveis, oferecem resultados no longo prazo e continuam dando retorno mesmo depois do investimento finalizado.
- Já as ações de tráfego pago contribuem para os resultados imediatos de uma página de vendas, mas, o retorno é interrompido quando o investimento é pausado.
Como você pode imaginar, o tráfego pago é mais caro, portanto, exige um investimento maior por parte do empreendedor. Contudo, ele dá combustível para muitas empresas. Aliás, é bem difícil que um negócio virtual, como um e-commerce, atue sem investimento em anúncios.
Já o tráfego orgânico tem custos acessíveis, porém, trazem resultados a longo prazo. Podemos citar como exemplo a produção de conteúdo e otimização das páginas de um site. A grande dificuldade do tráfego orgânico é que ele leva mais tempo para fazer a roda de fluxo de caixa rodar.
Vantagens do tráfego orgânico
A grande vantagem do tráfego orgânico é o fato de não possuir um custo direto.
No tráfego orgânico, as visitas chegam até o site da sua empresa por meio de pesquisas nos mecanismos de buscas.
Então, se a palavra digitada no buscador for uma palavra-chave usada nos conteúdos gerados em estratégias de tráfego orgânico, o seu negócio poderá aparecer entre os resultados exibidos.
Tem mais, é possível melhorar a posição nas buscas investindo em estratégias de Marketing de Conteúdo. Então, assim, sua empresa irá produzir conteúdos otimizados que ajudem as pessoas a encontrar a sua marca com mais facilidade.
E quanto ao Tráfego pago?
De forma bem simples: o tráfego diz respeito a acessos no seu site, loja ou página. Portanto, sites, páginas de vendas, e até perfis em redes sociais são ferramentas poderosas de tráfego. Com elas, é possível pagar uma certa quantia para atrair visitantes e daí direcioná-los para o seu produto.
Desta forma, você pagou pelo tráfego do seu site.
Na prática, você investe um valor e isso faz com que mais visitantes cheguem até um produto ou serviço.
Sua principal vantagem é a velocidade. O tráfego pago dá resultados mais rápidos. Sendo assim, é uma estratégia fundamental para alimentar o fluxo de caixa de um negócio.
Motivos para investir em tráfego pago x tráfego orgânico
Vamos pensar neste tema com base em uma questão simples: se a sua dúvida é “devo escolher entre tráfego pago ou tráfego orgânico?” a resposta é só uma: depende.
Pois é preciso entender quais são os objetivos das suas ações.
Embora o tráfego orgânico seja bastante efetivo e traga resultados duradouros, ele exige mais tempo. Além de planejamento, ele também requer conhecimento técnico para otimizar cada detalhe de suas páginas.
Ou seja, o tráfego orgânico não é algo que se coloca em prática da noite para o dia e os resultados não surgem “do nada”. Existe uma curva de aprendizado e um investimento considerável de tempo.
Por outro lado, quando os resultados surgem, eles duram por muito mais tempo do que aqueles obtidos com os anúncios.
As vantagens do tráfego pago?
Já o tráfego pago pode gerar resultados imediatos e não exige tanto conhecimento técnico. Inclusive, com poucos clientes, é possível colocar um anúncio no ar. Claro que uma equipe profissional será capaz de criar ações efetivas e mais poderosas.
Sendo assim, investir em tráfego pago costuma ser uma ótima opção, se a sua empresa se encaixa em um dos seguintes casos:
- Não tem tempo para investir em SEO e produzir conteúdo relevante;
- Não conta com uma equipe especializada em marketing de conteúdo;
- Site tem pouco tempo de criação e não consegue gerar um grande tráfego de visitas;
- Pretende criar um site e quer ter certeza que ele vai ter visibilidade.
O tráfego pago ajuda a aumentar a taxa de conversão, melhorando não só o tráfego do site, como também sua reputação online.
Prontinho, agora você já entende quais são as duas estruturas de pensamentos por trás de uma ação de tráfego pago e outra de tráfego orgânico.
Como você pode perceber, unir essas duas estratégias é a melhor forma de garantir que a sua empresa alcance objetivos em dois âmbitos. Você terá a velocidade do tráfego pago e a solidez do tráfego orgânico.
Quer saber mais sobre como investir em estratégias de tráfego para a sua marca? Então, entre em contato conosco. Nosso time está pronto para tirar todas as suas dúvidas e propor soluções.
Agradecemos a leitura e até a próxima!