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Tráfego pago x orgânico? Entenda quando, como e por que investir!

Essa é uma dúvida que clientes sempre apresentam nas reuniões: como saber quando é hora de investir em tráfego pago e quais são as vantagens de continuar com o tráfego orgânico?

Pois bem, hoje nós vamos resolver essa questão. Desenvolvemos este conteúdo para explicar para você as principais diferenças entre tráfego pago x orgânico e quais são os pontos que você precisa considerar antes de investir nestas opções.

Então, se você deseja saber qual é a melhor estratégia de tráfego para a sua empresa, este artigo é todo seu.

Fique confortável e aproveite a leitura.

Como escolher entre tráfego pago x orgânico

Já de cara nós vamos afirmar que ambas são estratégias importantes e que trazem muitos resultados quando bem executadas. Elas não são excludentes, são complementares.

Veja:

  • As ações de tráfego orgânico são escaláveis, oferecem resultados no longo prazo e continuam dando retorno mesmo depois do investimento finalizado. 
  • Já as ações de tráfego pago contribuem para os resultados imediatos de uma página de vendas, mas, o retorno é interrompido quando o investimento é pausado.

Como você pode imaginar, o tráfego pago é mais caro, portanto, exige um investimento maior por parte do empreendedor. Contudo, ele dá combustível para muitas empresas. Aliás, é bem difícil que um negócio virtual, como um e-commerce, atue sem investimento em anúncios.

Já o tráfego orgânico tem custos acessíveis, porém, trazem resultados a longo prazo. Podemos citar como exemplo a produção de conteúdo e otimização das páginas de um site. A grande dificuldade do tráfego orgânico é que ele leva mais tempo para fazer a roda de fluxo de caixa rodar.

Vantagens do tráfego orgânico

A grande vantagem do tráfego orgânico é o fato de não possuir um custo direto.

No tráfego orgânico, as visitas chegam até o site da sua empresa por meio de pesquisas nos mecanismos de buscas.

Então, se a palavra digitada no buscador for uma palavra-chave usada nos conteúdos gerados em estratégias de tráfego orgânico, o seu negócio poderá aparecer entre os resultados exibidos.

Tem mais, é possível melhorar a posição nas buscas investindo em estratégias de Marketing de Conteúdo. Então, assim, sua empresa irá produzir conteúdos otimizados que ajudem as pessoas a encontrar a sua marca com mais facilidade.

E quanto ao Tráfego pago?

De forma bem simples: o tráfego diz respeito a acessos no seu site, loja ou página. Portanto, sites, páginas de vendas, e até perfis em redes sociais são ferramentas poderosas de tráfego. Com elas, é possível pagar uma certa quantia para atrair visitantes e daí direcioná-los para o seu produto.

Desta forma, você pagou pelo tráfego do seu site.

Na prática, você investe um valor e isso faz com que mais visitantes cheguem até um produto ou serviço.

Sua principal vantagem é a velocidade. O tráfego pago dá resultados mais rápidos. Sendo assim, é uma estratégia fundamental para alimentar o fluxo de caixa de um negócio.

Motivos para investir em tráfego pago x tráfego orgânico 

Vamos pensar neste tema com base em uma questão simples: se a sua dúvida é “devo escolher entre tráfego pago ou tráfego orgânico?” a resposta é só uma: depende.

Pois é preciso entender quais são os objetivos das suas ações. 

Embora o tráfego orgânico seja bastante efetivo e traga resultados duradouros, ele exige mais tempo. Além de planejamento, ele também requer conhecimento técnico para otimizar cada detalhe de suas páginas.

Ou seja, o tráfego orgânico não é algo que se coloca em prática da noite para o dia e os resultados não surgem “do nada”. Existe uma curva de aprendizado e um investimento considerável de tempo.

Por outro lado, quando os resultados surgem, eles duram por muito mais tempo do que aqueles obtidos com os anúncios. 

As vantagens do tráfego pago?

Já o tráfego pago pode gerar resultados imediatos e não exige tanto conhecimento técnico. Inclusive, com poucos clientes, é possível colocar um anúncio no ar. Claro que uma equipe profissional será capaz de criar ações efetivas e mais poderosas.

Sendo assim, investir em tráfego pago costuma ser uma ótima opção, se a sua empresa se encaixa em um dos seguintes casos:

  • Não tem tempo para investir em SEO e produzir conteúdo relevante;
  • Não conta com uma equipe especializada em marketing de conteúdo;
  • Site tem pouco tempo de criação e não consegue gerar um grande tráfego de visitas;
  • Pretende criar um site e quer ter certeza que ele vai ter visibilidade.

O tráfego pago ajuda a aumentar a taxa de conversão, melhorando não só o tráfego do site, como também sua reputação online.

Prontinho, agora você já entende quais são as duas estruturas de pensamentos por trás de uma ação de tráfego pago e outra de tráfego orgânico.

Como você pode perceber, unir essas duas estratégias é a melhor forma de garantir que a sua empresa alcance objetivos em dois âmbitos. Você terá a velocidade do tráfego pago e a solidez do tráfego orgânico.

Quer saber mais sobre como investir em estratégias de tráfego para a sua marca? Então, entre em contato conosco. Nosso time está pronto para tirar todas as suas dúvidas e propor soluções.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

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