Seja nos corredores da empresa, na sala de reunião, entre um clique e outro na web ou até mesmo no happy our, não importa o time, o assunto Transformação Digital está movimentando o mundo business.
E não é por menos, de acordo com o Gartner, 47% dos CEOs reportam a pressão para progredir em direção ao negócio digital. Essa pressão pede, para ontem, uma mudança grande no modelo de negócio atual para uma visão totalmente tecnológica. Parece desafiador, não é mesmo? E é!
A Transformação Digital não está ligada apenas ao departamento de TI, como se acredita, ela é mais abrangente e vai a fundo na cultura e raízes das organizações. Para entender melhor aonde quero chegar, explico mais detalhadamente abaixo o que de fato é essa “tal” Transformação Digital.
O que é a Transformação Digital?
Como mencionado acima, a Transformação Digital rompe as barreiras entre o departamento de TI e as demais áreas da empresa. A TD vai muito além também das estratégias de Marketing Digital ou de Sites de Alta Performance, estes são estratégias extremamente importantes para o sucesso do seu negócio, mas a Transformação Digital está à frente, provocando mudanças em toda estrutura organizacional em pró de melhorias de processos, ganhos de produtividade e resultados cada vez mais tangíveis.
Segundo um estudo da McKinsey & Company, as indústrias, em geral, são menos de 40% digitalizadas, apesar do uso relativamente amplo da tecnologia.
Os CEOs não devem esperar que o cenário mude naturalmente ao longo dos anos conforme as necessidades vão surgindo, pelo contrário, são os líderes que devem mostrar o novo caminho a ser percorrido rumo a uma cultura digital.
Os primeiros passos para colocar em prática a Transformação Digital
Dar o primeiro passo não é uma tarefa simples, mas não se intimide, o importante é agir agora mesmo. Não coloque limitadores para começar como “essa mudança é apenas para grandes empresas” ou “pequenas atitudes é que fazem a transformação”, não! Se vamos colocar à mão na massa, que seja para provocar grandes mudanças.
A Transformação Digital é sustentada por três pilares, experiência do cliente, processos operacionais e modelos de negócio. Vamos transitar brevemente por cada um abaixo:
- Experiência do cliente: Muito se fala em cada vez mais proporcionar aos clientes uma experiência única, marcante e humana. Digitalizar seus processos com foco no cliente, a fim de fidelizá-los e torná-los disseminadores da sua marca, é um dos pilares da Transformação Digital.
- Processos operacionais: Tornar seus processos internos mais ágeis, simples e cada vez mais funcionais, melhora o ambiente organizacional e impacta em um aumento significativo de produção, garantindo entrega de qualidade e uma equipe saudável. Na internet, você encontra diversas ferramentas que podem te auxiliar na Gestão de Tarefas, por exemplo. Aqui na Agência Poussée, usamos algumas ferramentas chave para deixar nosso dia a dia mais ágil, como o Asana e o Slack.
O desafio está nas mãos dos CEOs
Algumas pessoas dizem que a Transformação Digital é para CEOs com visão de futuro, eu digo a você que essa mudança é para ontem e deve ser iniciada o mais rápido possível.
A Agência Poussée teve o privilégio de nascer na era digital, mas nem por isso estamos passivos, pelo contrário, estamos sempre aprimorando nossos processos para entregar o melhor em termos de experiência, satisfação e qualidade, tanto para nossos colaboradores, como principalmente para os nossos clientes. Deixo uma frase minha para fechar esse conteúdo, que acredito ser motivadora:
“Se for para mudar, que seja para impactar positivamente a vida de nossos colaboradores, parceiros e clientes.” Suzana Chiodo – Co-founder na Agência Poussée.