O segredo para sua loja virtual decolar? SEO para e-commerce

O segredo para sua loja virtual decolar? SEO para e-commerce

Já imaginou atrair tráfego qualificado para a sua loja virtual sem precisar de grandes investimentos em mídia paga? Com o SEO para e-commerce, isso é perfeitamente possível! Não é à toa que essa é uma das principais estratégias quando o assunto é colocar um site em evidência.

As técnicas de otimização para os mecanismos de busca são essenciais para garantir a visibilidade orgânica de um website e, a longo prazo, proporcionam excelentes resultados. Além de trazer novos visitantes, elas otimizam as conversões e a experiência dos usuários, fortalecendo a imagem e a presença da marca no ambiente digital. 

Não faltam razões para sua empresa investir em SEO para e-commerce. Se a sua meta é alcançar um bom posicionamento nos resultados de busca, continue a leitura e descubra as vantagens dessa estratégia!

Entenda o conceito de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas utilizadas com o intuito de gerar mais visitas em um site por meio das buscas orgânicas. Em outras palavras, são as otimizações feitas para garantir que uma página consiga aparecer em uma boa posição quando usuários buscam por seu assunto principal.

Essas técnicas são definidas com base em fatores de ranqueamento, mas hoje levam em conta, principalmente, a experiência dos usuários. Trata-se, portanto, de entregar o melhor conteúdo, garantindo que os consumidores realmente encontrem o que procuravam. Afinal, as otimizações no algoritmo do Google têm justamente o objetivo de dar mais relevância a sites que oferecem uma boa experiência.

A importância do SEO para e-commerce

Ainda não tem certeza se deve investir em SEO para e-commerce? Alguns dados podem te ajudar a entender a importância de colocar o seu site no topo dos resultados de busca:

  • 88% dos consumidores brasileiros buscam informações de produtos antes de comprar. (NZN Intelligence)
  • O primeiro resultado das buscas no Google recebe, em média, 31,7% dos cliques. (Backlinko)
  • 75% dos usuários não clicam em resultados após a primeira página dos resultados de pesquisa. (imFORZA)

Como você deve ter notado, os usuários já estão habituados a realizar buscas na internet quando planejam comprar um produto. Mas, se um e-commerce não aparece na primeira página, são grandes as chances de que ele sequer seja notado. Estar bem posicionado, portanto, é essencial.

Além dos fatores mencionados, vale lembrar a competitividade do mercado. Com a migração de empresas para o ambiente digital ao longo da pandemia de COVID-19, a expansão do e-commerce no Brasil foi impulsionada. Hoje já existem mais de 1 milhão de lojas virtuais no País. Com a concorrência, o desafio de se destacar se torna ainda maior, assim como a necessidade de investir em SEO para e-commerce.

Não há como fugir: sua empresa precisa entrar na batalha pelas primeiras posições nos resultados se quiser se destacar, e as principais armas são as otimizações, que incluem o uso de palavras-chave e o rápido carregamento das páginas. Com elas, sua marca estará preparada para competir com pequenas e grandes marcas, conquistando autoridade.

Técnicas de SEO para e-commerce

Agora que você já sabe da importância do SEO para e-commerce, o que acha de conhecer algumas técnicas que ajudam a alcançar um bom posicionamento nas buscas? Abaixo, listamos alguns passos necessários para a sua loja virtual começar a se destacar. Confira!

Tenha páginas responsivas

Um dos fatores considerados pelo Google no ranqueamento é a responsividade. Isso porque a maior parte dos usuários já aderiu às compras pelo celular e, portanto, páginas otimizadas para a experiência mobile são priorizadas nas buscas. No Brasil, sete em cada dez consumidores conectados utilizam o smartphone para comprar online. Dessa forma, deixar de ter um site responsivo é sinônimo de perder oportunidades de vendas.

Defina palavras-chave relevantes

Palavras-chave nada mais são do que os termos utilizados pelos usuários nos mecanismos de busca. Mas, apesar de parecerem algo simples, elas constituem um dos principais fatores para a geração de tráfego em um site. Por isso, entender quais são mais importantes para a sua persona e utilizá-las ao longo do conteúdo é essencial quando falamos em SEO para e-commerce.

Faça descrições completas

Você sabia que o Google valoriza conteúdos originais e de qualidade? Muitas lojas virtuais não se atentam a esse fato na hora de descrever seus produtos e acabam usando textos prontos dos fabricantes. Além de escrever títulos claros e objetivos, é importante produzir descrições relevantes, que esclareçam todas as dúvidas dos usuários. Lembre-se: as palavras-chaves devem ser usadas nessas páginas.

Mantenha o site atualizado

Os mecanismos de busca conseguem verificar se um site se preocupa em oferecer conteúdo recente aos usuários. Por isso, nada de deixar o seu e-commerce abandonado: é importante atualizar frequentemente o conteúdo, além de criar promoções e renovar os banners. Assim, além de favorecer o posicionamento no Google, sua loja vai mostrar profissionalismo e transmitir confiança aos usuários.

Otimize a velocidade de carregamento

Você já desistiu de acessar uma página devido à demora para carregar? Saiba que você não é o único! Um rápido carregamento é essencial para reduzir a taxa de abandono e garantir que os usuários iniciem o processo de compra em sua loja. Por isso, impacta diretamente o desempenho nas buscas. De acordo com o Google, 2 segundos é o tempo aceitável para um site de e-commerce carregar.

Sua loja online em evidência

Fazer com que uma loja virtual se destaque em meio a tantas opções é um desafio. O mercado está cada dia mais competitivo e, para alcançar visibilidade, é imprescindível alcançar um bom posicionamento nos resultados de busca. Investir em SEO para e-commerce, portanto, é fundamental para obter visitas e gerar conversões.

Existem diversos fatores de ranqueamento considerados pelo algoritmo do Google. Por isso, a otimização de um site é um processo complexo, que requer especialização.

É necessário realizar pesquisas de palavras-chave, desenvolver conteúdos relevantes e assegurar uma experiência de uso satisfatória, além de monitorar os resultados. Logo, contar com uma agência especializada em SEO para e-commerce é a melhor forma de garantir que sua marca conquiste a visibilidade que merece.

Precisando fortalecer sua presença digital para alavancar suas vendas? Continue a visita em nosso blog para descobrir como podemos te ajudar a ter uma loja virtual otimizada!

Vinicius Passos

CEO da Agência Poussée, empreendedor, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em performance digital. Atuo há dez anos no desenvolvimento de estratégias de marketing e no gerenciamento de projetos para clientes com metas agressivas, gerando vendas e novas oportunidades de negócios.

Deixe uma resposta

Fechar Menu