Entre os dias 31 de julho a 03 de agosto, o sul de Minas Gerais se tornou palco de um dos maiores encontros entre inovação, negócios, tecnologia e criatividade. Tudo porque Santa Rita do Sapucaí (MG) recebeu mais uma edição do HackTown.
Com a participação de mais de 500 empresas e mais de 1000 atividades, o evento transformou variados pontos da cidade, como escolas, universidades, bares, restaurantes e praças, em pontos de conexão onde executivos, profissionais e empreendedores compartilharam ideias inspiradoras.=
Espalhado por mais de 110 espaços de Santa Rita do Sapucaí, o HackTown 2025 promoveu palestras simultâneas e ativações de grandes marcas, agitando completamente o cenário da cidade de 40 mil habitantes.
Empolgado para saber como foi a programação do HackTown 2025? A Poussée preparou uma curadoria estratégica para você e apresenta agora uma seleção com os melhores insights do HackTown 2025.
Autenticidade na conexão entre marcas e causas sociais
No primeiro dia de HackTown 2025, Fernanda Fontes, CCO da Agência Ginga, trouxe à tona um tema essencial para marcas que se importam genuinamente com o efeito que geram na sociedade e o valor que isso produz para elas: a criação de campanhas sociais autênticas e com impacto real.
Segundo Fernanda, apoiar causas é um diferencial estratégico para se conectar com as pessoas. Enquanto o consumidor espera mais das marcas – informação, segurança, reconhecimento e entretenimento -, essa é a hora de colocar em prática as suas visões com propósito.
“Se sua marca ficar fora dessa, perderá a chance de (fazer) conexões potentes e emocionais”, avisou. Mas, para isso, alguns ingredientes essenciais não podem faltar: respeitar o território cultural e construir narrativas alinhadas com os propósitos da marca.
Na Poussée, ajudamos negócios a transformar propósito em narrativa e narrativa em conexão real. Mais do que campanhas pontuais, guiamos nossos clientes na criação de histórias consistentes, que respeitam o contexto cultural, dialogam com o público certo e fortalecem vínculos de confiança. Para nós, autenticidade não é tendência, é estratégia.
Descubra: London Tech Week 2025: os insights que movem a inovação.
O futuro dos negócios e o futuro da IA
Em sua participação no encontro de inovação e criatividade, o futurista Neil Redding, CEO da Redding Futures, deixou clara a relação entre a IA (inteligência artificial) e os negócios. Ela não é apenas uma ferramenta. Ela não veio para ocupar o lugar da criatividade humana. Ela é parceira estratégica das marcas.
O insight é certeiro: empresas que integram a IA como colaboradora, enxergando-a como amplificadora das habilidades humanas, não como substituta, são as que lideram a nova era da inovação. O cenário é de um futuro simbiótico: humanos e máquinas trabalham juntos para criar valor.
Ainda segundo Redding, a IA está redefinindo não apenas a forma como as empresas operam, mas também o que significa ser humano. Não como uma ferramenta, mas como uma nova capacidade que muda a definição de mercados e lideranças.
Para marcas que buscam como alavancar resultados com IA, o recado do futurista é crucial: para liderar uma empresa impulsionada por IA é necessário conhecê-la, uma vez que ela é algo novo.
Na Poussée, entendemos a IA exatamente sob essa ótica: como parceira estratégica das marcas, capaz de ampliar o potencial humano sem jamais substituir a criatividade. Nossa atuação integra tecnologia e sensibilidade para transformar dados em decisões, automação em agilidade e inteligência artificial em performance.
Aplicamos a IA como facilitadora e potencializadora, sempre com a clareza de que são as ideias humanas, criativas, ousadas e conectadas com o que o consumidor quer e precisa que constroem diferenciais reais no mercado.
Mais eventos para você conferir: Navegando as ondas da IA: insights do Viva Technology para marcas inovadoras.
Como a Gen Z está revolucionando o funil de marketing
Durante o HackTown 2025, Marina Landherr, líder criativa no TikTok Brasil, destrinchou como o comportamento da Geração Z nas redes sociais está desconstruindo o funil de marketing.
Marina citou um estudo da Archrival, que aponta um momento de transição: de um formato linear, envolvendo awareness, consideração e conversão, para um formato mais não-linear e mais orgânico, baseado em inspiração, exploração, comunidade e lealdade.
Segundo Marina, há espaço para que as marcas entrem nessas conversas. A missão é entender como atravessar todos esses universos, gerando conexões genuínas e participando de maneira relevante das conversas já existentes no lugar de apenas iniciar os diálogos.
O objetivo é claro: marcar presença na jornada não-linear do novo consumidor, posicionando-se estrategicamente como resposta para as dúvidas das pessoas.
É aqui que a Poussée se diferencia: estamos sempre atentos às mudanças no comportamento do consumidor e às transformações do funil de marketing.
Acompanhamos a jornada da Gen Z, e de todas as gerações conectadas, de forma estratégica e precisa, ajustando o planejamento das marcas para que elas estejam presentes nos momentos certos, nas conversas certas e nos canais que realmente importam.
Na Poussée, transformamos essas mudanças em vantagem competitiva, guiando nossos clientes para que construam presença sólida, engajamento genuíno e resultados consistentes em um cenário cada vez mais dinâmico.
Veja também: Além da inspiração: os destaques que marcaram o Cannes Lions 2025.
Insights que inspiram, estratégias que transformam
O HackTown 2025 mostrou que inovação, criatividade e tecnologia caminham juntos. As marcas que souberem transformar esses aprendizados em ação terão vantagem competitiva real.
Na conexão autêntica com causas sociais, no uso estratégico da IA ou na adaptação às novas jornadas de consumo, o recado é claro: o futuro pede ousadia, visão e execução certeira.
Na Poussée, fazemos exatamente isso: traduzimos tendências globais em estratégias aplicáveis ao seu negócio, conectando dados, criatividade e performance.
Se a sua marca quer não apenas acompanhar, mas liderar esse movimento, fale com a Poussée. Estamos prontos para guiar sua jornada com inteligência, sensibilidade e resultados que impactam de verdade.