Por que seu e-commerce precisa de uma régua de relacionamento?

Por que seu e-commerce precisa de uma régua de relacionamento?

Como você tem se relacionado com os seus clientes? Você se comunica com eles esporadicamente ou tem uma frequência de mensagens estabelecida? Para alcançar a preferência do consumidor e construir um relacionamento duradouro , é preciso ir além de envios de ofertas em datas comemorativas. É aí que entra a régua de relacionamento, importante ferramenta de marketing para e-commerce.

Para proporcionar uma boa experiência ao consumidor, sua empresa deve conhecer todo o caminho percorrido, da descoberta ao processo de compra e pós-vendas. E, em cada etapa, é necessário manter um contato próximo com o cliente, a fim de garantir a sua satisfação e incentivar novas compras.

Um comprador satisfeito traz inúmeros benefícios para um e-commerce, como o aumento no ticket médio e a recorrência de compra. Indo além, essa experiência positiva aumenta as chances de que ele recomende a sua loja virtual para amigos e parentes, ampliando o alcance de sua marca. 

Até aqui, já deu para perceber a relevância da régua de relacionamento para a lucratividade de um e-commerce, não é mesmo? Se a sua empresa quer potencializar os resultados de vendas, não deve deixar de apostar nessa estratégia. Continue a leitura para descobrir como ela funciona e os seus principais benefícios.

O que é régua de relacionamento?

Primeiramente, é preciso conhecer a definição de régua de relacionamento. De modo geral, é um conjunto de ações com o intuito de mapear os pontos de contato entre cliente e empresa e estabelecer abordagens específicas para cada um desses momentos. Toda a comunicação é pensada de acordo com a jornada de compra e o perfil da persona.

Essas interações vão desde as fases iniciais dessa jornada até o pós-venda. Quando bem planejadas, podem proporcionar a otimização da experiência do cliente, o que se reflete em relacionamentos duradouros e recomendações. Afinal, quando os clientes se sentem acompanhados e valorizados pela empresa, sua percepção sobre ela se torna mais positiva.

Como funciona a régua de relacionamento?

Agora que você já entende o conceito de régua de relacionamento, fica mais fácil compreender como ela funciona. A ideia é construir um fluxo de mensagens relevantes para cada momento da jornada de compra. Isso inclui todos os processos da efetivação de pedidos em uma loja virtual, além de outras situações relevantes, como o abandono de carrinho e a inatividade.

Os conteúdos são desenvolvidos de acordo com essas etapas, a fim de influenciar a movimentação do consumidor através do funil de vendas e fortalecer a relação entre marca e cliente. Assim, estratégias de fidelização, como o envio de cupons, também podem ser incluídas nesse fluxo, além das tradicionais mensagens transacionais.

De modo geral, a principal ferramenta utilizada para isso é o e-mail. Afinal, com ele, é possível realizar uma segmentação eficiente e se comunicar de forma direta e precisa com cada consumidor. Para isso, é importante respeitar a periodicidade de envio estabelecida no planejamento e enviar mensagens personalizadas.

Qual a sua importância para o e-commerce?

O mercado de e-commerce no Brasil está cada dia mais competitivo, e o consumidor, cada vez mais exigente. Diversas lojas virtuais oferecem produtos semelhantes e, muitas vezes, competem pela atenção de um mesmo público. Para garantir uma melhor posição frente à concorrência, é preciso acompanhar de perto a jornada do consumidor, construindo um relacionamento de qualidade.

Seu negócio precisa ter diferenciais competitivos, não apenas para atrair, mas também para não perder clientes. Nesse sentido, a régua de relacionamento surge como a opção ideal para a evolução de um e-commerce, já que otimiza a experiência do cliente e favorece a aproximação entre marca e comprador. Mas os benefícios não acabam por aqui. Conheça outras vantagens dessa estratégia:

 

  • Lembrança da marca: ao se fazer mais presente no dia a dia do consumidor, uma empresa garante que seus clientes se lembrem dela, aumentando as chances de que voltem a comprar.

 

    • Redução do churn: ao criar uma relação mais próxima com os consumidores, é possível evitar a perda de clientes, potencializando a rentabilidade do negócio.

 

  • Satisfação do cliente: o envio de e-mails programados cria envolvimento com a marca e melhora a experiência de compra, tornando os compradores mais propensos a se tornarem defensores da marca.
  • Aumento das vendas: ao enviar a mensagem certa, no momento certo, fica mais fácil incentivar novas compras, até mesmo entre clientes inativos.

 

Esses são apenas alguns dos benefícios da régua de relacionamento, que também pode ser utilizada para educar os clientes, obter feedbacks sobre seus produtos e várias outras funcionalidades. Com interações planejadas, sua empresa pode se posicionar de forma estratégica no mercado e engajar os consumidores. Mas, para isso, é preciso seguir alguns passos.

Como ter uma régua de relacionamento eficiente?

Antes de começar a traçar o planejamento, é essencial conhecer o perfil de seu público e a jornada de compra para, assim, desenvolver ações específicas para cada momento. A palavra-chave para uma régua de relacionamento efetiva é relevância. Não basta enviar mensagens regularmente aos clientes: é necessário estruturar uma ordem e periodicidade correta.

De modo geral, os pontos de conexão entre marca e consumidor variam em cada tipo de negócio e estratégia de marketing. Mas alguns deles estão quase sempre presentes nas jornadas de compra do comércio eletrônico, como:

  • boas-vindas após o cadastro;
  • abandono de carrinho;
  • desistência de compra;
  • disponibilidade de produtos visitados;
  • inatividade do cliente;
  • informações sobre pedidos;
  • envio de cupons em aniversários;
  • ofertas em datas sazonais.

Para cada momento, é importante criar uma comunicação leve, agradável e adequada ao tom de voz da empresa. A identidade visual e a linguagem devem ser padronizadas em todas as interações, a fim de fortalecer a imagem de sua marca e gerar reconhecimento. Desse modo, contar com uma equipe de especialistas em marketing para e-commerce para cuidar de todo o processo é uma maneira de garantir essa consistência na comunicação e otimizar o seu tempo.

Dê mais um passo rumo ao sucesso

Mais do que um diferencial, a régua de relacionamento vem se tornando, cada vez mais, um fator-chave para a sobrevivência no mercado. Afinal, se uma marca não se faz presente na rotina do consumidor, existem grandes chances de que acabe sendo esquecida. Por isso, é imprescindível que o seu e-commerce tenha um fluxo de ações estruturado para toda a jornada de compra. Se o seu objetivo é construir relações duradouras, com benefícios em médio e longo prazo, não deixe de engajar seu público por meio de mensagens relevantes.

Agora, que tal conhecer os benefícios de contar com o apoio de uma agência especialista em lojas virtuais para o desenvolvimento da sua estratégia de marketing? Continue a visita em nosso blog e descubra como a Poussée pode te ajudar a ter um e-commerce de sucesso!

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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