Você está visualizando atualmente Resiliência, inovação, IA e sustentabilidade: os principais destaques da Brazil at Silicon Valley 2025

Resiliência, inovação, IA e sustentabilidade: os principais destaques da Brazil at Silicon Valley 2025

Entre os dias 21 e 23 de abril, os brasileiros tomaram conta do Vale do Silício na sétima edição da conferência Brazil at Silicon Valley. O evento, que já se consolidou como referência global em inovação, conectou mais de 600 mentes empreendedoras do Brasil a líderes visionários de todo o mundo.

Com o tema Embrace Resilience, o encontro abasteceu os participantes com insights sobre como a resiliência pode ser a catalisadora da capacidade de inovação do empreendedor brasileiro.

A Poussée acompanhou a programação do evento e traz um resumo dos temas que dominaram as discussões por lá. Vamos descobrir?

Resiliência e inovação de mãos dadas

O tema da edição de 2025 do Brazil at Silicon Valley não surgiu por acaso: ele destaca o superpoder do empreendedor brasileiro de se adaptar, criar soluções diante de cenários desafiadores e florescer mesmo quando as dificuldades aparecem.

A ideia por trás da conferência, realizada no Google Event Center, em Sunnyvale, na Califórnia, foi tanto aproximar o brasileiro do epicentro da inovação no mundo quanto mostrar ao mundo que o brasileiro tem muito a ensinar.

Afinal, inovação de verdade não nasce do conforto, ela brota da resiliência. É na capacidade de se reinventar diante dos desafios que as ideias mais transformadoras ganham vida. Ser resiliente é olhar para os obstáculos como oportunidades de criar soluções inéditas, ousadas e eficazes.

Veja também: Next ‘25: Google anuncia novidades e enfatiza a importância da segurança na inovação.

IA e o futuro do trabalho

Não é possível falar de inovação sem mencionar a IA (inteligência artificial). Tanto que o tema foi um dos principais destaques da programação do Brazil at Silicon Valley 2025, que trouxe cases reais de como a tecnologia está redefinindo a forma como empresas brasileiras operam, decidem e crescem.

Em 2022, uma pesquisa da IBM apontou que 41% das empresas no Brasil já tinham implementado ativamente a IA nos seus empreendimentos. 

Além disso, em um levantamento da Microsoft sobre o papel das transformações digitais nas micro, pequenas e médias empresas, 74% das entrevistadas afirmaram que usam a IA sempre ou muitas vezes, e 90% relataram que pretendem adotar a tecnologia brevemente. O estudo é referente a 2023 e entrevistou 300 pessoas do Brasil, a maioria, gestores de empresas com até 250 funcionários.

Os números são claros: a IA não é tendência, é presente e potência. Ela já está moldando um novo mercado de trabalho, mais automatizado, personalizado e estratégico. Mais do que substituir tarefas, a IA potencializa talentos humanos, libera criatividade e acelera a tomada de decisões.

Na Poussée, acreditamos que o futuro do trabalho será liderado por quem souber combinar empatia e algoritmos, propósito e performance, coragem e dados – e é nesse rumo que guiamos os nossos clientes.

Fique por dentro: IA no foco: os insights do Adobe Summit 2025.

Sustentabilidade: outro ponto alto do evento

Resiliência, inovação e tecnologia não foram os únicos temas que agitaram as estruturas do Google Event Center durante a Brazil at Silicon Valley. O assunto sustentabilidade também fez o evento pulsar.

A programação contou com discussões a respeito de temas como economia verde, biotecnologia e startups focadas em soluções para as mudanças climáticas. 

O destaque para a sustentabilidade na agenda do evento mostra que a nova economia não é só digital, ela é verde. O futuro exige soluções que respeitem o planeta e gerem impacto real, e é exatamente nesse ponto que inovação e propósito se encontram. 

Startups que combinam biotecnologia com consciência ambiental estão protagonizando uma transformação real. Elas não apenas respondem às emergências climáticas, elas estão reconfigurando o futuro com soluções que unem impacto, escalabilidade e inteligência criativa.

Marcas que investem em inovação com responsabilidade não só crescem, elas também inspiram. Na interseção entre tecnologia, sustentabilidade e criatividade, surgem as ideias que conectam o agora ao amanhã. É exatamente aí que mora o tipo de inovação que acreditamos e cultivamos na Poussée.

Confira: South Summit Brazil: Porto Alegre é palco de insights poderosos de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Exclusividade do evento

O Brazil at Silicon Valley foi criado em 2019 por estudantes brasileiros das universidades de Stanford e Berkeley e se tornou uma conferência super exclusiva, onde entram apenas os participantes convidados, além dos palestrantes selecionados.

A edição de 2025 do evento trouxe nomes de impacto como Divesh Makan, da Iconiq Capital, e James Manyika, VP do Google.

Entretanto, o mais importante não foi apenas quem falou ou participou, mas também o que se construiu: pontes entre ideias e pessoas que ousam pensar diferente para transformar o mundo.

A revolução da inovação já começou

As discussões sobre transformação que vimos no Brazil at Silicon Valley não são apenas uma tendência, são uma realidade em construção. E você, está preparado para ser parte dessa revolução?

Na Poussée, acreditamos que a verdadeira inovação vem de dentro. É a fusão entre coragem, criatividade e responsabilidade que vai moldar o futuro. Estamos aqui para impulsionar marcas a unir tecnologia, impacto e propósito, criando soluções que não só geram resultados, mas também impactam o mundo ao nosso redor.

Se você está pronto para acelerar sua jornada de inovação com resultados que realmente importam, entre em contato conosco e descubra como podemos transformar o futuro da sua marca.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário