Seu negócio precisa investir em e-mail marketing para e-commerce. Saiba por quê!

Seu negócio precisa investir em e-mail marketing para e-commerce. Saiba por quê!

Se você gerencia uma loja virtual, sabe que é preciso utilizar diferentes técnicas para conseguir bons resultados em meio a uma concorrência cada vez maior. Entre elas, o e-mail marketing para e-commerce merece destaque, afinal, é uma ferramenta poderosa de comunicação direta com o consumidor.

Há quem pense que, com a popularização das redes sociais e aplicativos, o envio de e-mails ficou para trás. Mas isso não aconteceu e nem está perto de se tornar realidade. Isso fica claro quando analisamos estimativas sobre o uso desse meio de comunicação: o número de usuários de e-mail no mundo deve chegar a 4,48 bilhões em 2024 mais da metade da população global atual.

Se bem trabalhada, uma estratégia de envio de mensagens pode incentivar compras, fortalecer a relação com os clientes e ampliar o reconhecimento de sua marca, tudo isso com um excelente custo-benefício. Portanto, o bom e velho e-mail ainda é incrivelmente útil para potencializar os resultados de um e-commerce. 

Se a sua meta é fazer sua loja virtual decolar, continue a leitura! Neste artigo, você vai descobrir por que uma boa estratégia de e-mail marketing para e-commerce pode ser exatamente o que o seu negócio precisa para decolar.

O que é e-mail marketing?

Primeiramente, vamos entender melhor a definição de e-mail marketing? Em resumo, é uma técnica que utiliza mensagens eletrônicas para atingir determinados objetivos dentro de uma estratégia de marketing digital. Apesar de ser antiga, ainda hoje é um dos recursos mais efetivos para a comunicação com os leads e clientes. Afinal, é mais certeiro e objetivo do que outros canais, como as redes sociais.

Mais conectados do que nunca, os consumidores ainda utilizam o e-mail para diversas finalidades. Não à toa, o número de usuários dessa ferramenta não para de crescer. Assim, mesmo com o surgimento das mídias digitais, o uso de e-mail marketing para e-commerce se mantém como um dos principais meios para a criação e manutenção de um relacionamento com os clientes.

Qual a importância do e-mail marketing para e-commerce?

Agora que você já conhece a definição de e-mail marketing, chegou a hora de entender por que sua loja virtual não deve deixar de utilizá-lo. Com tantas opções de canais à disposição, muitas pessoas têm dúvidas sobre a sua utilidade. Mas a verdade é que, se implementada corretamente, pode trazer ótimos resultados e um retorno sobre o investimento muito maior do que o de outros meios.

Você sabia que 95% dos consumidores verificam suas caixas de entrada diariamente? Você provavelmente também faz parte dessa estatística, assim como a maior parte de seus clientes atuais e potenciais. Considerando a expressiva quantidade de pessoas que têm esse hábito, é inegável o potencial de alcance do e-mail marketing para e-commerce.

Com ele, é possível assegurar que a maior parte de sua audiência seja impactada, o que já não ocorre em outras mídias. O Facebook, por exemplo, vem limitando cada vez mais o alcance orgânico das postagens. Por isso, mesmo com um grande número de seguidores, é mais difícil garantir que um post engaje uma quantidade relevante de pessoas.

Por essas e outras razões, o e-mail é indispensável para a estratégia de marketing de qualquer e-commerce e figura entre os principais canais para o envio de promoções, cupons e ofertas. 

Por que investir em e-mail marketing para e-commerce?

Como você já deve ter notado, o e-mail é incrivelmente eficaz quando o assunto é impactar milhares de clientes e prospects. A partir de uma boa campanha, com uma segmentação adequada, você pode conquistar a preferência do consumidor, entregando conteúdo relevante que supere as suas expectativas.

Ainda não está convencido de que vale a pena incluir o e-mail em sua estratégia de marketing? Confira outras vantagens desse recurso:

 

  • Custo-benefício: com um baixo investimento, é possível alcançar uma grande quantidade de pessoas de forma rápida e econômica.
  • Fidelização de clientes: o contato com os consumidores é facilitado, e ofertas exclusivas podem ser enviadas para encantar e reter os clientes.

 

    • ROI: o retorno sobre o investimento é superior se comparado com outras ferramentas de marketing digital, como anúncios em mídias sociais.

 

  • Facilidade nas análises: com uma boa plataforma de automação, o e-mail possibilita a mensuração de todos os resultados com apenas alguns cliques.

 

Sem dúvida, o e-mail marketing para e-commerce é ideal para quem deseja aumentar as taxas de conversão e otimizar os resultados. Para isso, porém, ele precisa ser utilizado da forma correta, como você vai descobrir a seguir.

Como vender mais com essa estratégia?

Chegou a hora de conhecer alguns dos segredos dos e-mails que geram resultados. Em primeiro lugar, é essencial ter uma boa estratégia para a captação de leads. Ah, nada de comprar listas prontas: essa prática não é recomendável e pode trazer problemas para a sua empresa. Você pode criar materiais ricos, landing pages, pop-ups e até links patrocinados para conquistar sua própria base de prospects.

Outra etapa essencial para uma boa estratégia de e-mail marketing para e-commerce é a segmentação. Afinal, uma mensagem relevante é aquela que alcança a pessoa certa, no momento certo. Por isso, não deixe de definir as personas de seu negócio e monitorar as etapas do funil de marketing em que os leads se encontram.

Para segmentar seus contatos de forma efetiva, sua empresa precisará do apoio de um software de automação de marketing. Esse tipo de ferramenta é muito útil para a qualificação de leads, criação de fluxos de nutrição e, como o próprio nome indica, automatizar tarefas que demandariam muito tempo. Por fim, sua empresa precisará fazer testes e analisar os resultados para realizar as otimizações necessárias.

Esses foram apenas os principais passos para uma estratégia eficaz, mas há várias outras técnicas e ferramentas envolvidas. Por isso, é altamente recomendado contar com o apoio de uma agência de marketing especializada em e-commerce para garantir consistência no envio das mensagens e produzir conteúdos relevantes.

Eleve sua loja virtual ao próximo nível

Se você chegou até aqui, já sabe como o e-mail marketing para e-commerce é importante. Apesar de muitos terem anunciado a sua morte, devido ao crescimento de outros canais, ele se mantém como o principal recurso para quem quer estabelecer uma comunicação direta e precisa com o consumidor. Se o seu negócio tem como meta potencializar as vendas, não deixe de aproveitar o incrível potencial dessa ferramenta!

Que tal continuar a sua jornada de aprendizado em nosso blog? Preparamos um artigo completo para explicar como a Poussée pode te ajudar a ter um e-commerce de sucesso. Aproveite a leitura e se prepare para alavancar seus resultados!

Vinicius Passos

CEO da Agência Poussée, empreendedor, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em performance digital. Atuo há dez anos no desenvolvimento de estratégias de marketing e no gerenciamento de projetos para clientes com metas agressivas, gerando vendas e novas oportunidades de negócios.

Deixe uma resposta

Fechar Menu