Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é a possibilidade de estabelecer um relacionamento mais próximo com potenciais clientes. Contudo, isso exige o esforço de enviar e-mails personalizados para cada segmento de leads, além de atuar em diversos canais, como blogs e redes sociais.
Para tornar esse trabalho mais simples e eficiente, existem as ferramentas de automação de marketing. Elas utilizam mecanismos inteligentes para realizar todos os procedimentos de forma rápida, personalizada e escalável.
Neste artigo, vamos falar sobre os motivos para utilizar a automação de marketing e listar algumas das principais plataformas disponíveis. Confira!
O que é automação de marketing?
A automação de marketing consiste na utilização da tecnologia para otimizar e automatizar processos, tornando suas ações de marketing mais eficientes.
Em uma estratégia Inbound, ela pode ser considerada o principal mecanismo para avançar leads através do funil de vendas. Isso porque possibilita se comunicar de forma escalável e personalizada com pessoas que interagem com a sua empresa.
Utilizando uma plataforma de automação de marketing, você consegue entender o nível de interesse de seus leads e o estágio da jornada do consumidor em que se encontram. Com isso, torna-se possível comunicar a eles todas as informações de que necessitam no momento em que se encontram — tudo isso de forma automatizada.
A automação de marketing, portanto, permite que você otimize a forma de executar as tarefas de sua estratégia, de modo que não seja mais necessário gastar tempo para executá-las.
Além disso, torna possível mensurar continuamente seu desempenho para realizar melhorias quando necessário. Assim, você passa a perder menos tempo com ações rotineiras e consegue focar em questões estratégicas.
Por que investir em automação de marketing?
A automação de marketing proporciona diversos benefícios para uma estratégia de Inbound Marketing. Se antes era necessário entrar em contato com clientes em potencial diversas vezes e por meio de diferentes ferramentas, hoje, utilizando softwares, é possível fazer isso de forma automatizada e no momento certo.
Confira outros benefícios:
- aumenta a produtividade do seu time de marketing;
- melhora a comunicação com leads e clientes;
- personaliza o contato com os clientes;
- reduz o tempo de conversão;
- diminui o tempo gasto com atividades rotineiras;
- proporciona mais eficiência ao funil de vendas;
- reduz custos;
- facilita o gerenciamento da estratégia;
- melhora a geração de oportunidades de venda.
As plataformas de automação de marketing auxiliam na criação de campanhas que estarão em funcionamento pelo tempo que você desejar. Elas permitem criar fluxos de e-mail, segmentações e gerenciar os leads facilmente, possibilitando a análise dos resultados de forma prática. Com isso, a equipe de marketing passa a ter mais tempo para se dedicar a outras tarefas.
Quais as principais ferramentas de automação de marketing?
Agora que você já sabe da importância da automação de marketing para a eficiência de sua estratégia de Inbound Marketing, confira algumas das plataformas mais conhecidas e utilizadas.
1. HubSpot
A ferramenta de automação de marketing da HubSpot é excelente para quem deseja escalar seu crescimento e gastar menos tempo com tarefas repetitivas. Uma das mais completas do mercado, ela torna mais fácil o gerenciamento de leads e a publicação em redes sociais. Além disso, permite analisar detalhadamente as métricas e resultados de cada campanha.
Com ela, é possível automatizar fluxos de nutrição para avançar seus leads pelo funil de vendas e qualificá-los. Também existe a possibilidade de escolher entre diferentes gatilhos e condições para que sejam enviados e-mails para as pessoas certas, no momento certo.
A plataforma também se destaca pelas suas funcionalidades no que diz respeito ao gerenciamento de conteúdo, fundamental em estratégias de Inbound Marketing. Nela, é possível fazer a gestão de blogs, anúncios e campanhas de e-mail marketing de forma centralizada e prática.
2. RD Station
Desenvolvida pela Resultados Digitais, a RD Station é uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas no Brasil. Ela permite automatizar o processo de nutrição de leads, categorizando-os conforme as suas características, o que possibilita se comunicar com eles de forma totalmente personalizada.
Também oferece a possibilidade de agendar e-mails, o que melhora a gestão do tempo e reduz consideravelmente a chance de erros.
Outras funcionalidades que podemos destacar são: criação de landing pages, formulários e pop-ups, agendamento de publicações em redes sociais e alimentação de fluxos de nutrição. Com suas ferramentas de análise de dados, é possível monitorar facilmente o desempenho das campanhas.
- Mailchimp
Muito popular entre profissionais de marketing, essa ferramenta tem uma interface simples e intuitiva, apesar de só estar disponível em inglês. Para empresas que possuem até 2000 contatos e enviam até 12 mil e-mails por mês, ela conta com uma versão gratuita, o que a torna uma boa opção para empresas de todos os portes.
Focado na otimização de campanhas de e-mail marketing, o Mailchimp possibilita a segmentação de contatos e a criação de campanhas a partir de bases de templates editáveis.
Assim como as outras ferramentas, o Mailchimp tem em suas funcionalidades o envio de e-mails e fornece vários indicadores para que você analise o desempenho de sua estratégia e monitore as campanhas que apresentam melhor resultado.
4. Autopilot
Essa plataforma busca tornar os processos de marketing totalmente automatizados. Ela permite monitorar toda a jornada dos leads através do funil de marketing. Com isso, você pode criar estratégias certeiras para transformá-los em clientes.
Uma das plataformas de automação mais completas, o Autopilot tem como um de seus diferenciais a criação de conteúdos específicos para mensagens de texto e WhatsApp. Também possibilita o agendamento de disparos de e-mail com conteúdo personalizado para cada etapa do funil.
Mais do que uma simples tendência, o investimento em plataformas de automação de marketing é fator-chave para quem deseja se manter competitivo e implementar o Inbound Marketing com sucesso.
Além de fazer com que os processos sejam mais rápidos e eficientes, elas ajudam a tornar a comunicação mais personalizada e otimizar as conversões. Cada ferramenta tem suas particularidades. Portanto, é preciso analisá-las detalhadamente de acordo com as funcionalidades que são prioritárias para a sua estratégia.
Agora que você já sabe a importância da automação de marketing e conhece as principais ferramentas, o que acha de continuar a visita em nosso blog para se aprofundar mais sobre Inbound Marketing? Boa leitura!