CRO - Otimização de Conversão: otimize sua estratégia Inbound

Como potencializar seus resultados em Inbound Marketing com CRO (Otimização de Conversão)?

Um dos principais indicadores de que uma estratégia de Inbound Marketing está dando resultados é a taxa de conversão. Por isso, utilizar técnicas de CRO (Conversion Rate Optimization) é fundamental se você deseja construir uma estratégia de alta performance.

No entanto, ao ter um primeiro contato com esse método, pode parecer que há muitas coisas para testar e, talvez, você não saiba exatamente por onde começar. E isso é perfeitamente normal.

Por isso, preparamos este artigo com dicas práticas para que você potencialize os seus resultados em Inbound Marketing por meio do CRO. Confira!

O que é Conversion Rate Optimization (CRO)?

Inicialmente, vamos relembrar alguns conceitos básicos. Uma conversão corresponde a uma ação esperada, como o preenchimento de um formulário, a inscrição em uma newsletter ou o pedido de um orçamento.

Por isso, a taxa de conversão é fundamental para identificar a qualidade e efetividade das ofertas presentes em sua estratégia, bem como avaliar o resultado real das ações realizadas.

O CRO, que pode ser traduzido como otimização da taxa de conversão, consiste em um conjunto de ações para fazer com que essa média aumente. A ideia é fazer o que for preciso para aumentar esse indicador. Isso porque, quanto maior ele for, melhores serão os seus resultados em Inbound Marketing.

Trata-se de uma maneira sistemática e estruturada de melhorar a performance de páginas e sites com o intuito de extrair mais de seu tráfego, melhorando a taxa de conversão sem que seja preciso obter mais visitantes. Em outras palavras, ela ajuda a aproveitar melhor aquilo de que você já dispõe.

Por que utilizar a otimização de conversão?

Para aumentar a sua taxa de conversão, não é necessário investir mais dinheiro, muito menos refazer o seu blog. Com o CRO, você pode alterar apenas alguns pontos estratégicos em suas páginas para obter melhores resultados — sem ter que dispor de mais recursos para isso. Essa é uma das principais vantagens dessa estratégia.

A otimização da conversão de suas páginas pode ser o diferencial que falta para que você fique à frente de seus concorrentes. Uma vez que ela aumenta seus resultados em vendas sem que seja alterado o valor investido nos canais de aquisição, possibilita diminuir o CAC (custo de aquisição de clientes). Com isso, também impacta em outras métricas, como o ROI.

Mesmo que seu site ou blog já proporcione excelentes resultados, sempre há pontos de melhoria. Por isso, a implementação de técnicas de CRO é recomendável para todas as empresas que desejam obter o melhor de suas estratégias de Inbound Marketing.

Como aplicá-la em sua estratégia de Inbound Marketing?

Para iniciar esse processo, você precisa observar todos os pontos de contato de seus leads com a sua empresa. Depois, identificar o que pode ser otimizado para que as conversões sejam obtidas mais frequentemente ou mais rápido. 

Veja, agora, algumas técnicas que você pode começar a aplicar para impulsionar suas taxas de conversão.

1. Teste versões das suas landing pages ao mesmo tempo

As landing pages são inerentemente projetadas para levar as pessoas a uma ação. Para garantir o melhor desempenho, você deve testar diferentes versões delas. Assim, suas variações serão colocadas à prova sob as mesmas circunstâncias e você poderá identificar quais proporcionam mais conversões para fazer os ajustes necessários.

Uma página para a obtenção de um material gratuito, por exemplo, pode ser otimizada com uma visualização desse recurso para incentivar os usuários a fazer o download. Você também pode testar diferentes tipos de CTA (calls to action) para verificar quais atraem mais a atenção dos visitantes.

A otimização da taxa de conversão é uma oportunidade muitas vezes inexplorada por profissionais de marketing. Você certamente vai se surpreender com o impacto expressivo que os ajustes de sua landing page podem gerar em termo de conversões.

2. Teste assuntos de e-mail para melhorar a taxa de abertura

O assunto em e-mails deve ser definido de forma estratégica. Afinal, ele é o que determina se sua mensagem será lida ou não. Por isso, testá-lo é uma excelente forma de garantir que, em meio a tantos outros e-mails, o seu se destaque.

Duas características que podem torná-lo mais atrativo são a personalização por meio da inserção do nome do lead e o uso de emojis. Mas você também pode testar outras mudanças, como a inserção de perguntas e de estatísticas.

Realize testes com frequência. Afinal, criar assuntos atrativos e obter o maior número possível de e-mails abertos proporcionará ganhos reais e perceptíveis ao seu negócio.

3. Experimente mudanças radicais na sequência de nutrição

Você já trabalha com fluxos de nutrição? Então, essa dica pode ser muito útil para a sua estratégia de Inbound Marketing.

Grande parte das pessoas que implementam essa metodologia tratam esses fluxos como algo que deve ser criado de forma estratégica e, depois disso, esquecido. Se já se passou algum tempo desde a última vez que você modificou suas sequências de nutrição, pode ser o momento de realizar alguns testes.

Questione-se sobre as principais objeções e curiosidades de seus leads em cada fase da jornada do consumidor e, a partir disso, elabore um novo fluxo do zero. Não se sinta preso à estrutura já definida. Aproveite a oportunidade de recomeçar com algo totalmente novo e teste essa nova versão.

4. Aumente a velocidade do seu site

A velocidade de carregamento de páginas tem um grande impacto nos resultados de uma estratégia Inbound. Alguns segundos a mais podem ser os responsáveis por diversas desistências. Segundo a KISSMetrics, 40% das pessoas abandonam um site se ele demorar mais de 3 segundos para carregar.

Isso ocorre porque as pessoas já estão acostumadas com a velocidade e, hoje, são muito mais imediatistas do que nos primeiros anos de popularização da internet. Portanto, se você deseja ter páginas de alto desempenho e altas taxas de conversão, elas precisam ser tão rápidas quanto possível. Caso contrário, você perderá muitos usuários para os sites de seus concorrentes.

As técnicas de Conversion Rate Optimization (CRO) proporcionam um ganho incrível para empresas que as aplicam. Ela dará à sua estratégia de Inbound Marketing um impulsionamento nos resultados. Testar, testar e testar — esse é um dos segredos de sucesso de quem obtém o melhor desempenho utilizando essa metodologia.

Você também deseja ter páginas de alto desempenho e uma estratégia de Inbound Marketing matadora? Então fale conosco e descubra como podemos ajudar.

CEO da Agência Poussée, empreendedor, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em performance digital. Atuo há dez anos no desenvolvimento de estratégias de marketing e no gerenciamento de projetos para clientes com metas agressivas, gerando vendas e novas oportunidades de negócios.
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