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Meu Marketing não funciona! O que eu devo fazer?

Postagens sem respostas, lives que ninguém assiste, LPs que não convertem e conteúdos e mais conteúdos produzidos sem qualquer resultado, ou seja, seu Marketing não funciona.

Já viveu isso na pele? Tenho certeza que sim. Aliás, arrisco dizer que todas as empresas, uma hora ou outra, tiveram que encarar a difícil realidade de ter um Marketing ineficiente.

Um Marketing que não funciona!

Hoje eu quero conversar com você sobre as causas desse Marketing falho e o que você pode fazer para melhorar todas as suas estratégias de inbound e outbound.

Então, vamos lá! Fique confortável e aproveite a leitura.

O que é um Marketing que não funciona?

Vamos começar pelo mais simples, para você, o que é um Marketing que não funciona?

Bem, eu definiria um Marketing que não funciona como uma estratégia que apresenta:

  • ROI abaixo do esperado;
  • Resultados incertos, inconstantes;
  • Números positivos que surgem esporadicamente sem uma causa diagnosticável;
  • Clientes perdidos na comunicação;
  • Clientes que não sabem, exatamente, quais dores seu negócio atende.

Perceba que esses 5 sintomas são abrangentes. Por exemplo, eu não estou falando de “falta de abertura de e-mails”, ou então “publicações com poucos likes e poucos comentários”. Já que esses 2 elementos não são sinais de um Marketing que não funciona. São sinais de um outro problema que eu vou explicar neste artigo.

Quais são os principais problemas do Marketing hoje em dia?

Fazer Marketing ficou muito mais fácil. Acessando poucos sites você consegue colocar no ar uma publicação em poucos minutos. Esse aumento na produção fez com que o consumidor fosse soterrado por conteúdo repetitivo e irrelevante.

Ou seja, fazer Marketing ficou muito mais fácil, fazer Marketing de qualidade ficou ainda mais difícil.

Por isso, hoje, uma campanha de Marketing que funciona é aquela pautada por estratégia. 

Assim, as maiores dores do Marketing, hoje em dia, são:

  • Falta de clareza sobre o que a sua empresa entrega ao cliente;
  • Elaboração de funil incorreto para a jornada de compra do seu consumidor;
  • Time de Marketing com metas diferentes do time de vendas;
  • Falta de clareza nos feedbacks internos;
  • Conteúdos de baixa qualidade.

Este último é um dos mais críticos. Já que um conteúdo sem qualidade não irá atrair a atenção do público.

Daí, não tem jeito, se os clientes não se interessam pelos seus serviços, todos os outros problemas acabam sendo influenciados e até piorados.

Socorro! Meu Marketing não funciona, o que eu faço?

Bem, vamos lá. Se você identificou a sua empresa em todos os problemas que eu mostrei até agora, então chegou o momento de falarmos sobre as suas estratégias de Marketing digital.

O que fazer com um Marketing que não funciona?

Teste a segmentação

A primeira coisa que você precisa fazer é entender se a segmentação das suas estratégias de Marketing está correta.

E veja, apesar do termo “segmentação” ser usado para tráfego pago (Google Ads e Facebook Ads), estou falando aqui de segmentação de forma abrangente, também.

Entenda se as mensagens desenvolvidas pela sua empresa estão direcionadas para o público correto. Entenda se o seu Marketing realmente trata da dor da sua persona.

O que nos leva para a próxima dica!

Revise a sua persona

É muito comum, mas muito comum mesmo, que os novos clientes da agência cheguem com personas prontas, e é ainda mais comum observar como essas personas estão incorretas.

Veja, uma persona não é um documento sagrado que é feito apenas uma vez e nunca mais sofre alterações. É preciso atualizar essa persona. Então, dica número 2: veja se a persona ainda faz sentido para o que a sua marca oferece.

É hora de atacar o tom de voz da marca

Já observamos a segmentação, já redesenhamos a persona, agora vamos falar sobre o tom de voz da sua marca.

As estratégias de Marketing precisam conversar com alguém e o tom de voz é a forma como a sua empresa quer ser ouvida pelos consumidores.

Tom de voz inadequado para uma persona é fatal. Ele acaba com o engajamento e joga todo o Marketing para a vala. Não tem jeito.

Bem, seguindo essas três dicas você será capaz de transformar um Marketing que não funciona em uma versão muito melhor, mais limpa e eficaz.

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Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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