Nos últimos anos, os conceitos de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing se popularizaram. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não são sinônimos. Os dois métodos têm definições diferentes e se complementam. Enquanto o primeiro é uma metodologia que abrange uma série de outras técnicas, o Marketing de Conteúdo é um de seus pontos fortes. Pode-se dizer que ele é o combustível que faz com que a mecânica do Inbound funcione.
Se você deseja entender melhor esses conceitos e como eles se diferenciam, continue a leitura!
Entenda o que é Inbound Marketing
O Inbound Marketing, que pode ser traduzido como marketing de atração, é uma metodologia cujo objetivo é atrair pessoas, despertando o seu interesse para, assim, estabelecer um relacionamento com elas e convertê-las em clientes.
Ela se encaixa perfeitamente em nossos tempos atuais. Afinal, é cada vez mais comum que os consumidores iniciem o processo de compra fazendo buscas na internet. Não é à toa que 92% das empresas brasileiras que a utilizam obtêm retorno positivo.
Em vez de ir atrás do consumidor e abordá-lo de forma invasiva ou interruptiva, como fazem os métodos de marketing mais tradicionais, seu intuito é fazer com que o cliente em potencial encontre sua marca de forma voluntária.
Isso só é possível quando sua empresa produz conteúdo de valor, que efetivamente atrai o interesse de seu público. Mas, para isso, é preciso conhecer a fundo o perfil do seu cliente ideal, seus principais interesses, dificuldades e desejos.
Essa estratégia é muito ampla e engloba várias táticas e ferramentas do Marketing Digital, como SEM (Search Engine Marketing), e-mail marketing, redes sociais, automação de marketing e o próprio Marketing de Conteúdo. Essas ferramentas devem ser definidas de acordo com as quatro etapas da metodologia Inbound, que são: atrair, converter, vender e encantar.
Um dos benefícios do uso do Inbound Marketing é a possibilidade de analisar todos os indicadores em tempo real. Isso permite verificar se uma estratégia está atingindo os objetivos estipulados, identificar ações que não estão gerando os resultados esperados e fazer ajustes para garantir o melhor desempenho possível.
Entenda o que é Marketing de Conteúdo
Embora esse conceito seja relativamente novo, suas aplicações já existem há muitos anos. Por isso, ele não é exclusivo da internet, podendo ser aplicado em meios offline, como revistas exclusivas da marca, livros e até mesmo nas embalagens dos produtos.
Existem muitas vantagens no uso dessa estratégia, e é por isso que cada vez mais organizações estão investindo nela — no Brasil, 70% das empresas já a utilizam. Para se ter uma ideia, de acordo com a DemandMetric, o Marketing de Conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de três vezes mais leads.
Mas, afinal, em que consiste uma estratégia de Marketing de Conteúdo? Ela se baseia na produção de conteúdo de qualidade, cujo intuito é atrair, educar, engajar e informar um futuro cliente. Trata-se de uma forma sutil de suprir os anseios e necessidades do seu público, o que cria uma percepção positiva de sua marca e gera mais negócios.
Esse conteúdo não deve somente ser útil, mas, além disso, comunicar a mensagem certa às pessoas certas, no momento em que elas mais necessitam. Com isso, é possível superar suas expectativas, levando-as a compartilhar seus blog posts, ofertas e outros materiais com mais pessoas. Isso ajuda a ampliar o conhecimento sobre a marca.
Nesse contexto, entra em cena a criação de personas, que são representações semifictícias de seus clientes ideais. Elas são fundamentais para que você saiba definir o melhores assuntos a abordar, bem como o tom e os canais que serão utilizados na promoção dos conteúdos.
Outro conceito fundamental para o planejamento dessa estratégia consiste no funil de vendas, que ilustra o processo pelo qual uma pessoa passa, desde a primeira visita em seu site até a concretização de uma compra. Em cada etapa, devem ser produzidos diferentes formatos de conteúdo, com abordagens distintas, de modo a conduzir os clientes em potencial até o fundo e torná-los clientes.
O Marketing de Conteúdo tem o objetivo de gerar valor aos clientes, estimulando o seu relacionamento com a marca e transformando a sua empresa em uma referência nos assuntos relativos à sua área de atuação.
Esse relacionamento não termina no momento em que ocorre uma venda. Na realidade, a produção de conteúdo deve continuar para fidelizar esses clientes já conquistados, encantando-os e tornando-os promotores da marca.
O principal alicerce de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é o blog. Isso porque ele fornece diversas possibilidades, tanto em formatos de conteúdo suportados quanto em opções para a geração de conversões.
Qual a diferença entre as duas estratégias?
Agora que você já sabe o que é Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, chegou o momento de entender melhor as diferenças entre esses conceitos.
Resumidamente, a mecânica do Inbound Marketing consiste em atrair pessoas por meio de conteúdo relevante, despertar o seu desejo de obter uma oferta, oferecer essa oferta em troca de dados pessoais e nutrir essas pessoas até que venham a ser seus clientes.
Esse processo está diretamente ligado ao Marketing de Conteúdo. Afinal, sem ele, não há como gerar leads. De acordo com a HubSpot, a criação de conteúdo é a prioridade nº 1 de Inbound Marketing nas empresas.
Entretanto, uma estratégia Inbound também abrange outras técnicas para que seja possível promover os conteúdos produzidos, converter visitantes em leads e fechar vendas. Em outras palavras, o conteúdo de valor é fundamental nessa estratégia, mas não é a única ferramenta.
Neste post, abordamos os conceitos de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Existe uma relação de complementaridade entre essas duas estratégias que, juntas, proporcionam excelentes resultados. Cada uma conta com características diferentes, mas uma não funciona perfeitamente sem a outra. Juntas, constituem uma parceria perfeita para quem deseja potencializar seus resultados em marketing.
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