Qual a diferença entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?

Qual a diferença entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing?

Nos últimos anos, os conceitos de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing se popularizaram. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não são sinônimos. Os dois métodos têm definições diferentes e se complementam. Enquanto o primeiro é uma metodologia que abrange uma série de outras técnicas, o Marketing de Conteúdo é um de seus pontos fortes. Pode-se dizer que ele é o combustível que faz com que a mecânica do Inbound funcione.

Se você deseja entender melhor esses conceitos e como eles se diferenciam, continue a leitura!

Entenda o que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing, que pode ser traduzido como marketing de atração, é uma metodologia cujo objetivo é atrair pessoas, despertando o seu interesse para, assim, estabelecer um relacionamento com elas e convertê-las em clientes.

Ela se encaixa perfeitamente em nossos tempos atuais. Afinal, é cada vez mais comum que os consumidores iniciem o processo de compra fazendo buscas na internet. Não é à toa que 92% das empresas brasileiras que a utilizam obtêm retorno positivo.

Em vez de ir atrás do consumidor e abordá-lo de forma invasiva ou interruptiva, como fazem os métodos de marketing mais tradicionais, seu intuito é fazer com que o cliente em potencial encontre sua marca de forma voluntária

Isso só é possível quando sua empresa produz conteúdo de valor, que efetivamente atrai o interesse de seu público. Mas, para isso, é preciso conhecer a fundo o perfil do seu cliente ideal, seus principais interesses, dificuldades e desejos. 

Essa estratégia é muito ampla e engloba várias táticas e ferramentas do Marketing Digital, como SEM (Search Engine Marketing), e-mail marketing, redes sociais, automação de marketing e o próprio Marketing de Conteúdo. Essas ferramentas devem ser definidas de acordo com as quatro etapas da metodologia Inbound, que são: atrair, converter, vender e encantar.

Um dos benefícios do uso do Inbound Marketing é a possibilidade de analisar todos os indicadores em tempo real. Isso permite verificar se uma estratégia está atingindo os objetivos estipulados, identificar ações que não estão gerando os resultados esperados e fazer ajustes para garantir o melhor desempenho possível.

Entenda o que é Marketing de Conteúdo

Embora esse conceito seja relativamente novo, suas aplicações já existem há muitos anos. Por isso, ele não é exclusivo da internet, podendo ser aplicado em meios offline, como revistas exclusivas da marca, livros e até mesmo nas embalagens dos produtos.

Existem muitas vantagens no uso dessa estratégia, e é por isso que cada vez mais organizações estão investindo nela — no Brasil, 70% das empresas já a utilizam. Para se ter uma ideia, de acordo com a DemandMetric, o Marketing de Conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de três vezes mais leads. 

Mas, afinal, em que consiste uma estratégia de Marketing de Conteúdo? Ela se baseia na produção de conteúdo de qualidade, cujo intuito é atrair, educar, engajar e informar um futuro cliente. Trata-se de uma forma sutil de suprir os anseios e necessidades do seu público, o que cria uma percepção positiva de sua marca e gera mais negócios.

Esse conteúdo não deve somente ser útil, mas, além disso, comunicar a mensagem certa às pessoas certas, no momento em que elas mais necessitam. Com isso, é possível superar suas expectativas, levando-as a compartilhar seus blog posts, ofertas e outros materiais com mais pessoas. Isso ajuda a ampliar o conhecimento sobre a marca.

Nesse contexto, entra em cena a criação de personas, que são representações semifictícias de seus clientes ideais. Elas são fundamentais para que você saiba definir o melhores assuntos a abordar, bem como o tom e os canais que serão utilizados na promoção dos conteúdos. 

Outro conceito fundamental para o planejamento dessa estratégia consiste no funil de vendas, que ilustra o processo pelo qual uma pessoa passa, desde a primeira visita em seu site até a concretização de uma compra. Em cada etapa, devem ser produzidos diferentes formatos de conteúdo, com abordagens distintas, de modo a conduzir os clientes em potencial até o fundo e torná-los clientes.

O Marketing de Conteúdo tem o objetivo de gerar valor aos clientes, estimulando o seu relacionamento com a marca e transformando a sua empresa em uma referência nos assuntos relativos à sua área de atuação.

Esse relacionamento não termina no momento em que ocorre uma venda. Na realidade, a produção de conteúdo deve continuar para fidelizar esses clientes já conquistados, encantando-os e tornando-os promotores da marca.

O principal alicerce de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é o blog. Isso porque ele fornece diversas possibilidades, tanto em formatos de conteúdo suportados quanto em opções para a geração de conversões.

Qual a diferença entre as duas estratégias?

Agora que você já sabe o que é Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, chegou o momento de entender melhor as diferenças entre esses conceitos.

Resumidamente, a mecânica do Inbound Marketing consiste em atrair pessoas por meio de conteúdo relevante, despertar o seu desejo de obter uma oferta, oferecer essa oferta em troca de dados pessoais e nutrir essas pessoas até que venham a ser seus clientes.

Esse processo está diretamente ligado ao Marketing de Conteúdo. Afinal, sem ele, não há como gerar leads. De acordo com a HubSpot, a criação de conteúdo é a prioridade nº 1 de Inbound Marketing nas empresas.

Entretanto, uma estratégia Inbound também abrange outras técnicas para que seja possível promover os conteúdos produzidos, converter visitantes em leads e fechar vendas. Em outras palavras, o conteúdo de valor é fundamental nessa estratégia, mas não é a única ferramenta. 

Neste post, abordamos os conceitos de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Existe uma relação de complementaridade entre essas duas estratégias que, juntas, proporcionam excelentes resultados. Cada uma conta com características diferentes, mas uma não funciona perfeitamente sem a outra. Juntas, constituem uma parceria perfeita para quem deseja potencializar seus resultados em marketing.

Este conteúdo foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

CEO da Agência Poussée, empreendedor, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em performance digital. Atuo há dez anos no desenvolvimento de estratégias de marketing e no gerenciamento de projetos para clientes com metas agressivas, gerando vendas e novas oportunidades de negócios.
Post criado 9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo