Entenda se esta é a ferramenta certa para o atual momento da sua empresa
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é RD Station e como esta ferramenta funciona, neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O software que foi desenvolvido pela Resultados Digitais – uma das maiores empresas de marketing digital do país – é um dos mais utilizados quando falamos em marketing digital.
A Resultados Digitais fica localizada em Florianópolis e é uma das pioneiras na implementação das estratégias de Inbound Marketing no Brasil.
Referência em inovação, a empresa participa ativamente de congressos ao redor do mundo e é a idealizadora do maior evento de marketing do Brasil, o RD Summit.
RD Station e o Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma estratégia do marketing digital desenvolvida para atender vendas complexas, por isso é mais indicado para empresas que atuam no setor B2B (sigla do inglês para Business to Business que significa negócios que oferecem serviços para outras empresas).
O RD Station trabalha ativamente para implementação das estratégias de Inbound Marketing, fornecendo insumos como relatórios e insights para otimização das ações da sua empresa com foco em vendas.
Por se tratar de uma ferramenta robusta, é mais indicada para empresas B2B ou de grande porte, mas sim, o RD Station pode ser usado por qualquer tipo de empreendimento e até mesmo por profissionais autônomos.
Neste caso, o recomendado é que a plataforma seja administrada por alguém (ou uma equipe) que domine os recursos e tenha um profundo entendimento do que é Inbound Marketing, assim o investimento irá trazer os resultados esperados.
O que é RD Station?
RD Station é um software que reúne diversas ferramentas para captar, gerenciar e converter leads em vendas.
Com os dados extraídos pela plataforma, é possível criar estratégias de Inbound Marketing e executá-las utilizando também os recursos oferecidos pela RD Station.
Quando administrada por um profissional especializado em marketing, cada informação obtida pode ser utilizada estrategicamente em cada etapa do funil de vendas.
É uma solução 360º para empresas que desejam executar com excelência o Inbound Marketing em seu negócio.
Conheça agora um pouco mais dos recursos oferecidos pela RD Station:
- Redes Sociais
- Landing Pages
- SEO
- CRM
- E-mail Marketing
- Automação
- Relatórios
- Nutrição de Leads
- Pop-ups
- Lead Scoring
Para quê serve o RD Station?
Como já deu para perceber, o RD Station é uma plataforma bem completa que irá oferecer uma série de recursos com foco principal em melhorar os níveis de conversão do seu negócio.
O RD Station é dividido em duas grandes plataformas: Marketing e CRM. Para que você consiga usufruir de todas as ferramentas é recomendável verificar se sua empresa conta com alguns recursos ou está preparada para assumir determinadas funções como passar a produzir conteúdo periodicamente e ter verba para investir em campanhas pagas no Google, por exemplo.
Mais adiante iremos abordar quais são esses recursos e porque eles são importantes para uma boa implementação do RD Stations em seu negócio.
Preparando o terreno para o RD Station
Antes de pensar em adquirir uma plataforma deste porte, é importante verificar se sua empresa conta com alguns recursos específicos.
Outro ponto importante é se o negócio terá condições de exercer determinadas atividades durante o uso do software e também de investir financeiramente em campanhas pagas.
Veja agora tudo o que você precisa analisar antes de finalmente decidir pelo RD Station:
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Website
A primeira plataforma que você precisa pensar em ter quando falamos em RD Station, é um website. Dificilmente será possível usar todo o potencial do programa se você não tiver um site – preferencialmente em WordPress.
O WordPress é o mais recomendado pois, além de ser fácil de mexer, possui diversos recursos que otimizam a integração com a RD Station através dos plug-ins.
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Marketing de conteúdo
Assim como boa parte das estratégias de Inbound Marketing, o uso do RD Station também necessita de um bom conteúdo.
Para quem está começando agora, alguns artigos de blog e páginas do site bem construídos em SEO já vão ajudar bastante.
Mas não precisa se desesperar, pois a audiência de conteúdo se adquire com tempo e se trata de uma estratégia mais a longo prazo.
O que você precisa saber agora é que o marketing de conteúdo precisa ser feito, mesmo que seja aos poucos.
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Campanhas Pagas
Para que suas estratégias de Inbound Marketing comecem a dar resultados a curto prazo é essencial ter uma verba reservada para campanhas pagas.
Lembre-se que sua empresa ainda é desconhecida pelo público e você não tem muito conteúdo publicado na internet ainda.
O caminho mais curto para que se chegue até o potencial cliente é através das campanhas pagas.
Aqui vale caprichar no texto e no design, fortalecendo a imagem da sua empresa e usando mensagens que transmitam confiança – muito importante para quem está começando agora.
Essas peças podem ser veiculadas nas redes sociais e no próprio Google ADS, quando as palavras-chaves são usadas de forma inteligente é capaz de trazer bons resultados, ainda que com pouco investimento financeiro.
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Área Comercial
Não é obrigatório, mas se você tiver alguém especialista em vendas e negócios, o uso do RD Station será otimizado.
Isso porque os dados que o software fornece pode ajudar a área comercial da sua empresa a identificar novas oportunidades de negócios, fazer contato ativo com leads e elaborar campanhas promocionais e até mesmo de Outbound Marketing para melhorar suas vendas.
Como usar o RD Station
Como vimos anteriormente, o RD Station é uma plataforma que coleta, analisa e gera insights sobre as interações dos clientes com sua empresa na internet.
Por isso, esses dados devem ser gerenciados por um profissional de marketing que tenha um bom conhecimento em Inbound Marketing.
A plataforma em si não é difícil de administrar, sendo bem intuitiva e com layout que facilita o entendimento.
Não há a necessidade de ter alguém expert em RD Station neste caso, mas sim em interpretação de dados para que consiga criar estratégias baseadas nesses insumos.
Esta pessoa pode observar o comportamento dos usuários em seu site, por exemplo, e a partir daí sugerir novos fluxos para facilitar a chegada do potencial cliente ao carrinho de compras.
Também poderá – a partir dos dados extraídos – identificar as produtos mais visitados e quem são as pessoas interessadas para criar e-mails marketing personalizados com maior chances de conversão.
Esses são apenas alguns exemplos práticos de como o RD Station pode ser utilizado, as possibilidades são inúmeras, por isso é essencial que haja um especialista em marketing por trás.
O tempo de utilização da plataforma não é tão extenso quanto parece, é gasto em média 1 ou 2 horas por dia no software.
A partir do momento que o encarregado extrai os dados, a maior parte do tempo será gasta na execução dessas estratégias. Como a redação de um artigo ou a criação de um novo fluxo de e-mail, por exemplo.
Planos do RD Station: escolhendo o melhor para sua empresa
Quando se pensa em adquirir um novo software para um negócio, deve-se levar em consideração as reais necessidades da empresa.
Por conter muitos recursos, pode ser que o plano mais completo não seja a melhor solução para você.
Uma das grandes vantagens do RD Station é a variedade de planos que podem se adequar a realidade de empresas dos mais diversos portes. Conheça agora um pouco mais sobre cada um deles:
Plano Light
O mais básico de todos planos disponíveis, oferece o essencial para sua empresa começar a implementação de estratégias de Inbound Marketing com pé direito.
Entre os recursos disponíveis no Plano Light da RD Station estão a gestão de leads, criação de mailing qualificado e disparo de e-mail marketing.
Este plano é ideal para microempreendedores que vão cuidar do marketing sozinhos e precisam conciliar esta tarefa com as demais administrativas da empresa.
Lembrando também que este plano mais simples suporta até 5 mil leads, a partir deste número, o valor da contratação aumenta.
Plano Basic
Um pouco mais avançado do que o Plano Básico, aqui além dos recursos encontrados no Plano Light, você conta com soluções que abrangem as redes sociais, pesquisa de palavras-chave e otimizações em SEO.
Plano Pro
Se você já tem um especialista em marketing para gerenciar o RD Station em sua empresa, este é o plano ideal.
Conta com recursos mais sofisticados como automação de marketing completa, possibilidade de criar Landing Pages dentro da própria plataforma, Testes A/B, entre outros.
Como deve ter percebido, no Plano Pro, há a necessidade de alguém que entenda do assunto para extrair ao máximo os insumos oferecidos.
Plano Enterprise
Além de todos os recursos oferecidos nos planos inferiores, no Plano Enterprise da RD Station há ferramentas de Business Intelligence, que possibilitará um entendimento mais profundo sobre o comportamento do lead durante a interação com seu produto ou serviço na internet.
Contratei o RD Station, e agora?
Bom, independente do plano que você escolheu para sua empresa, para começar a usufruir de todos seus recursos é necessário fazer algumas configurações básicas.
Para que o RD Station consiga ler as informações de tráfego do seu site, por exemplo, é necessário configurá-lo no Google Analytics.
Se você ainda não tem uma conta no Google Analytics, não se preocupe! Não é nenhum bicho de sete cabeças e também não é preciso pagar para ter esta função. Saiba como criar sua conta clicando aqui.
Com o Google Analytics funcionando e vinculado ao site da sua empresa, está na hora de configurar o RD Station.
Este processo também é bem simples: assim que estiver na página inicial do RD Station, acesse Conta > Visão geral. Na opção Google Analytics, selecione Conectar.
Pronto! O RD Station vai conseguir puxar todas as informações de tráfego do seu website e irá transferir automaticamente para o software.
Isso facilita muito a leitura dos dados, pois além de ter tudo unificado em uma única plataforma, a própria ferramenta já interpreta e gera relatórios que poderão ser usados para execução das estratégias de Inbound Marketing.
Conectando RD Station ao seu website
Depois de conectar o software à sua conta do Google Analytics, o segundo passo é configurar o seu website para enviar os dados coletados diretamente para o RD Station.
Salientamos a importância do uso do WordPress devido a variedade de plugins disponíveis que podem ser utilizados neste processo.
Não é necessário ser um profissional de T.I para fazer este tipo de configuração, basta vincular as páginas de coleta (locais onde os visitantes inserem dados como nome e e-mail) que seu site tiver com o plugin da RD Station.
Subindo sua primeira lista de contatos
Para finalizar a configuração primária do RD Station, é necessário subir sua primeira lista de contatos.
Lembre-se que o plano mais básico permite apenas 5 mil contatos, por isso é importante selecionar bem quais e-mails deseja subir para o RD Station, caso tenha um volume maior que o permitido.
Com um mailing ativo e os próximos que irão surgir depois de feitas as configurações anteriores, você poderá iniciar a execução de estratégias de e-mail marketing.
Recapitulando
Bom, como vimos o RD Station é uma plataforma com inúmeros recursos e seu principal objetivo é melhorar a execução de estratégias de Inbound Marketing em seu negócio.
Também vimos que existem planos para empresas de todos os tamanhos, desde mais enxutos – para pequenos e microempreendedores, até os mais sofisticados – indicados para empresas que possuem equipes de profissionais especializados em marketing.
Além de entendimento sobre o assunto, para que se alcance os resultados esperados ao adquirir o RD Station, é necessário preparar o terreno e verificar se sua empresa possui os recursos necessários para seu bom desempenho.
Por fim, para que haja um total aproveitamento dessa ferramenta, é fundamental que haja acompanhamento dos resultados, o que permite aperfeiçoamento contínuo das ações tomadas – que são sempre baseadas em dados.
Ouça a voz do especialista
Se você ainda tem dúvidas sobre como o RD Station pode ajudar a sua empresa, a melhor solução é contratar um especialista em Inbound Marketing.
Considere também a possibilidade de contratar uma agência de marketing para fazer este trabalho enquanto você cuida das questões administrativas do negócio. Assim, você economiza tempo e dinheiro na implementação do software.