Datas comemorativas no e-commerce: 5 dicas para vender mais

Datas comemorativas no e-commerce: 5 dicas para vender mais

A lucratividade impulsionada pelas datas comemorativas no e-commerce não é novidade para grande parte dos gestores. Afinal, as compras online são uma realidade cada vez mais forte, em especial neste último ano, devido à pandemia de COVID-19. Desse modo, ações estratégicas durante os picos de venda são determinantes para quem quer vender mais.

No primeiro semestre do ano, algumas dessas datas já marcam presença no calendário. Por isso, nada melhor do que já se preparar e apostar em campanhas inovadoras que são a cara do mercado atual. Ao longo do artigo, você vai descobrir dicas para vender mais e como acertar em cheio na hora de agradar os clientes que compram online. Vamos lá? 

Planejamento e as datas comemorativas no e-commerce

Antes de mais nada, que tal entender a questão das datas comemorativas no e-commerce? Elas vão das oficiais a outras menos conhecidas, mas com algo em comum: todas se baseiam no gatilho de compra. Esse é o grande diferencial quando se pensa em momentos específicos no ano que atraem grandes volumes de venda.

Assim, o planejamento é essencial para iniciativas bem-sucedidas e que correspondam às expectativas do público. É preciso preparar o estoque, a criação de campanhas e a equipe para propor engajamento e todos os itens necessários para os depósitos.

Com as restrições às lojas físicas, as datas comemorativas no e-commerce ganharam força. Isso porque as compras no ambiente virtual aliam comodidade a outros benefícios, dependendo do lojista. Entre eles, estão a facilidade para comparar preços, custos mais baixos e a possibilidade de comprar com poucos cliques.

Não há dúvidas: investir para oferecer o melhor nessas datas é um ótimo caminho para vender mais. Quer saber como? Confira a seguir.

Aposte em ações específicas para vender mais

Você sabe o que é imprescindível para acertar nas datas comemorativas no e-commerce? Como mencionado, planejar cada passo é importante para se ter a certeza de oferecer as mercadorias mais buscadas. Separamos algumas dicas de expert para você transformar esse planejamento em medidas práticas:

1. Escolha itens certeiros para as promoções

Vincular seus produtos à data em questão é uma iniciativa que funciona quando bem-feita. Considere o tráfego da sua página, as preferências do público e quais os melhores descontos a serem aplicados. Além disso, esses itens são os que vão estrelar suas campanhas e ganhar destaque no topo do site, por exemplo. Escolha os que mais têm a ver com a comemoração e a sua clientela, em vez de querer abranger todo o estoque.

2. Decore seu negócio virtual

As datas comemorativas no e-commerce merecem um apelo temático. Se a decoração física é atrativa, por que não apostar em um novo layout temporário que seja a cara desse momento do ano? No caso das festas juninas, por exemplo, fogueiras, balões e estampas xadrez deixam sua página no clima e atraem os clientes.

3. Utilize (muito) as redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas da divulgação no comércio eletrônico. Aproveite as datas comemorativas para criar um cronograma de postagens temáticas com antecedência. Uma dica é utilizar os stories para estimular o engajamento e a curiosidade dos seguidores.

4. Diversifique as formas de pagamento

Ampliar as possibilidades que o cliente tem para concluir a compra é mais uma dica para impulsionar as vendas. No caso das datas comemorativas no e-commerce, condições especiais vinculadas a promoções ou brindes criteriosamente pensados são uma boa escolha.

5. Assegure um atendimento de excelência

Considerando-se a segmentação do público e o seu catálogo de produtos, é possível que o tráfego do site aumente de forma significativa. Por isso, mais do que nunca, é preciso investir em um bom suporte. Muitos consumidores precisam de uma ajuda, e esse atendimento pode ser decisivo na hora de fechar a compra.

Quais as datas mais importantes para o e-commerce?

Você sabe quais são as datas comemorativas no e-commerce mais relevantes em termos de venda? Conhecê-las ajuda na hora de criar campanhas com foco em lucratividade, além de auxiliar no planejamento com antecedência. Em um mercado tão competitivo todos os dias, se destacar em momentos como esses é um diferencial para se manter no topo.

No primeiro semestre, o Dia do Consumidor, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados são líderes de venda. Já na segunda metade do ano, o Dia dos Pais é fundamental para o varejo e para o e-commerce, assim como a Black Friday e o Natal.

Ainda que algumas datas sejam fortes nas lojas físicas, as vendas online vêm aumentando, e o cenário de restrições é outro fator que contribui para essa realidade. Além disso, até 30% do crescimento do segmento de comércio eletrônico durante a pandemia deve se manter de forma permanente.

 

Como ir além no seu negócio online

As datas comemorativas no e-commerce são oportunidades únicas para voltar à mente dos clientes, ou mesmo fidelizá-los. Os gatilhos de compra vinculados a temas específicos estimulam a aquisição de itens em quantidades maiores, o que demanda adaptações logísticas e de campanha.

Divulgar as ações e descontos é essencial, assim como o uso das redes sociais no processo. Iniciativas voltadas a estoque, diversidade, facilidade para comprar e pagar são boas dicas, aliadas a um atendimento impecável. O público deve sempre ser o centro das campanhas, vale lembrar.

Agora que você já sabe como aproveitar ao máximo as vendas durante as datas comemorativas no e-commerce, é hora de dar um passo além. Em um mercado tão acirrado, todo detalhe pode fazer a diferença para atrair e fidelizar clientes. Por isso, confira nosso conteúdo exclusivo sobre marketing para e-commerce com uma agência especializada. Vale a pena? Saiba mais e coloque seu negócio no topo!

Vinicius Passos

CEO da Agência Poussée, empreendedor, formado em Publicidade e Propaganda e especialista em performance digital. Atuo há dez anos no desenvolvimento de estratégias de marketing e no gerenciamento de projetos para clientes com metas agressivas, gerando vendas e novas oportunidades de negócios.

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