10 erros de marketing digital para abandonar de vez em 2022

10 erros de marketing digital para abandonar de vez em 2022

Erros de marketing digital são comuns e, em um futuro próximo, podem ser o ponto decisivo para que as companhias tenham ou não sucesso. Por isso, em meio às transformações do mundo online, é fundamental investir em ferramentas apropriadas e priorizar o consumidor.

Acima de tudo, o foco do marketing digital deve ser na construção de interações dinâmicas e produtivas. Logo, mais do que nunca, é hora de organizar os processos e entrar em 2022 com todo o potencial que o seu negócio tem para crescer. Confira, no artigo, os 10 principais erros de marketing digital para evitar no próximo ano.

Aproveite a leitura!

 

Evite: 10 erros de marketing digital

A seguir, listamos erros comuns que organizações de diferentes segmentos cometem no marketing digital. Não basta apenas profissionalizar as estratégias ou estar presente em diferentes pontos de contato. Ações decisivas e coerentes, que começam com a consciência dos erros a serem evitados, são um diferencial no mercado de hoje.

Confira:

 

 

  • Não utilizar uma estratégia omnichannel

 

Por mais que uma ou outra rede social esteja em evidência, é preciso investir em uma estratégia abrangente. Apostar em uma realidade omnichannel expande as possibilidades do seu negócio, alcançando mais clientes em menos tempo. Além disso, as interações se tornam mais dinâmicas, independente dos resultados da rede social em que mais conteúdos são publicados.

 

 

  • Compartilhar conteúdos sem profundidade

 

Em relação aos conteúdos que chegam à audiência, o segredo é investir em materiais que realmente tenham valor agregado. Com isso, os seguidores têm mais interesse em saber mais sobre a marca, evitando esse que é um dos maiores erros de marketing digital. A relevância do seu conteúdo está diretamente relacionada à credibilidade da sua marca e à percepção positiva que se tem da mesma.

 

 

  • Ignorar o e-mail marketing

 

O e-mail marketing é um excelente canal de relacionamento com o cliente. Muitas companhias acabam negligenciando essa ferramenta, que é ideal para se manter em contato com quem compra. Assim, é possível utilizá-lo para compartilhar dicas, novidades, promoções e tudo o que diz respeito à empresa. Em 2022, não há desculpa para deixar esse recurso de lado. Afinal, a ideia de que as pessoas não abrem e-mails é equivocada.

 

 

  • Não possuir um planejamento de conteúdo

 

Esperar apenas por datas específicas e pelo momento certo para postar ou criar campanhas é um equívoco. Em vez disso, crie um planejamento com datas e metas já definidas, a fim de oferecer conteúdos regulares para o público. Assim, sua marca permanece na lembrança de quem compra.

 

 

  • Apenas divulgar produtos e serviços

 

A prioridade do marketing digital em 2022 é a criação do conteúdo em si. Ou seja. Apenas fazer publicações em diferentes plataformas com a finalidade de divulgar é um dos erros de marketing digital a serem evitados. Aprofundar a abordagem e investir na divulgação da própria empresa são dicas.

 

 

  • Não utilizar a sua buyer persona

 

As opiniões de quem faz parte da empresa não devem ser a prioridade no momento das ações de marketing digital. A buyer persona de cada negócio, que representa compradores em potencial, deve ser um guia para as iniciativas, mais do que nunca. Para 2022, é hora de acertar no que é compartilhado.

 

 

  • Priorizar o número de seguidores no Instagram

 

O Instagram não é a única rede social relevante para o seu negócio, a quantidade de seguidores presentes nela, por consequência, não é um indício de sucesso ou fracasso no segmento em questão. Comprar seguidores também não é uma boa ideia, configurando um dos erros de marketing digital bastante cometidos nos últimos anos.

 

 

  • Não pedir relatórios sobre performance à sua agência

 

Quem contrata uma agência e não acompanha a própria performance está cometendo um dos piores erros de marketing digital. Além de profissionalizar, é necessário verificar o andamento dos resultados, com relatórios detalhados sobre o assunto, regularmente. Essa medida é parte de uma gestão de redes sociais eficiente.

 

 

  • Não anunciar no Google

 

Investir conscientemente em anúncios do Google dá resultados, embora muitos acreditem que não. Porém, é preciso fazer esse investimento com critérios e uma boa visualização de quem é o público-alvo das campanhas. Adequar as campanhas às metas da companhia faz toda a diferença quando se pensa em marketing digital e resultados em um mercado altamente competitivo.

 

 

  • Não ter o seu website

 

Por mais que as redes sociais sejam uma tendência, um website é essencial para qualquer tipo de negócio. Esse é um meio de divulgar de forma ampla produtos e serviços, compartilhar botões de acesso a outras plataformas e alcançar a parcela do público que não possui contas em redes sociais. pensar apenas nelas é um dos erros de marketing digital para evitar em 2022.

 

Que tal surpreender o cliente?

A transformação da sociedade torna os erros de marketing digital um fator determinante para os clientes escolherem uma companhia em vez de outra. Se fazer presente nas redes, investir em conteúdos de valor em diferentes plataformas, anunciar e possuir um bom planejamento são passos essenciais para conquistar o cliente. O novo comportamento do consumidor exige mais das empresas. Você está pronto?

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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