Estratégias bem planejadas e técnicas para captar clientes no meio digital são uma necessidade atual do mercado. O Instagram é, hoje, uma rede social de extrema importância para alavancar negócios de todos os tipos e tamanhos. Por isso, não dá para apenas criar mais um perfil e chamar a atenção de quem compra.
Outro detalhe é que estar com a conta atualizada na rede é uma forma de acompanhar as tendências. Mais do que divulgar os próprios diferenciais, as marcas podem acompanhar de perto o que interessa ao público e adaptar seus conteúdos para chegar cada vez mais longe. Continue a leitura e conheça técnicas profissionais para captar clientes pelo Instagram.
Vamos lá?
A importância do Instagram
Surgido em 2010, o Instagram foi se tornando uma ferramenta cada vez mais versátil no meio profissional. Isso porque o aplicativo tem como base as imagens, que são a melhor forma de chamar a atenção do público. Os vídeos também são grandes aliados das técnicas para captar clientes.
Em 2020, o número mensal de usuários ativos era de 1 bilhão. Com o passar do tempo, os recursos se expandiram, com o lançamento do IGTV e do Reels, por exemplo. Isso mostra que, quando bem utilizado, o Instagram é uma plataforma certeira para divulgar produtos e serviços.
Confira 7 técnicas para captar clientes
Lojistas, empreendedores, profissionais autônomos e outros têm muito a ganhar com a criação de um perfil vendável no Instagram. Selecionamos algumas técnicas para captar clientes por meio da rede, explorando as funcionalidades e o alcance da plataforma.
- Invista em um perfil comercial
Os perfis comerciais apresentam funcionalidades únicas, ideais para negócios digitais, presenciais e híbridos. Entre elas, existem postagens com atalhos para compra, descrição com espaço para informações e links e, ainda, recursos de avaliação de performance.
- Use hashtags
Usar hashtags aproxima o conteúdo postado de pessoas que estejam buscando informações sobre o assunto. Para potencializar o alcance e transformar essa ação em técnicas para captar clientes, uma boa alternativa é observar quais hashtags estão em alta sobre o assunto em questão.
- Aposte nos stories
Os stories são parte das técnicas para captar clientes que funcionam com base na humanização. É um meio dinâmico e próximo de interagir, mostrar o dia-a-dia do negócio, divulgar produtos, serviços, promoções e sorteios. Além disso, os stories tornam os consumidores mais próximos da marca.
- Analise os resultados
As métricas são uma referência fundamental para avaliar o que funciona ou não. A partir dos dados coletados, os gestores podem fazer mudanças e adaptações estratégicas para alavancar números e atrair o tipo ideal de público. Os resultados são um indicativo, também, para prospecção de clientes.
- Conte com parcerias
As parcerias ajudam a trazer dinamismo e credibilidade ao perfil de negócios. Além das técnicas para captar clientes mencionadas, elas reforçam o valor do conteúdo oferecido e ajudam a colocar a marca como autoridade no assunto. Também se torna mais fácil alcançar um público mais comercial.
- Capriche no conteúdo
Cada detalhe do conteúdo importa. Formato, frequência de postagem e linguagem são exemplos, já que a abordagem é determinante. É preciso saber usar essa ferramenta para mostrar o que a empresa tem de diferencial e como ela pode impactar positivamente a vida do consumidor.
- Interaja com o público
Interagir com a audiência é uma das técnicas para captar clientes. Quanto mais proximidade e humanização, mais o público se identifica com a empresa em si e o que ela tem a oferecer. Comentários, respostas, likes e stories com opções interativas são viáveis.
O valor agregado do conteúdo
O marketing de valor agregado traz, ainda, um apelo para conteúdos de mais qualidade nas redes sociais. Depois de utilizar técnicas para captar clientes, a intenção é cativá-los, oferecendo uma experiência única. Assim, aplicar as dicas mencionadas significa transformar o DNA da marca em ações estratégicas.
Redes sociais: contato, interação e oportunidade de vendas
Uma conta bem definida no Instagram ajuda na hora de captar clientes e tornar o negócio mais vendável. Logo, aspectos como parcerias, interação real, humanização e hashtags tornam o perfil comercial mais interessante. O conteúdo tem valor inegável nesse processo, merecendo atenção. Mais do que nunca, as redes sociais são estratégicas para prospecção e fidelização.
Técnicas para captar clientes pelo Instagram ajudam a manter a presença digital atualizada e alcançar um público mais amplo. Pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora de encontrar potenciais consumidores na internet. Investir nos recursos certos torna a página interessante, atrativa e cria oportunidades de venda. Dúvidas sobre o assunto? Comente!