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Crescimento previsível em marketing: como automatizar os seus processos

Você sabia que o crescimento previsível em marketing é uma realidade para as companhias? A visão integrada do seu negócio é o primeiro passo para transformar a cultura da empresa, uma vez que não existe enxergar as áreas corporativas de forma independente. A mudança pode gerar dúvidas, mas unificar ações é um conceito que vem ganhando força.

Em tempos de incertezas no mercado, antecipar as possibilidades é uma ferramenta altamente estratégica. Para se diferenciar é preciso ir além do óbvio, compreendendo o valor do comportamento dos consumidores e aprimorando os processos internos. Ao longo do artigo, descubra como a automatização influencia o crescimento previsível em marketing.

Aproveite a leitura!

 

Como funciona o crescimento previsível em marketing?

Na prática, o crescimento previsível em marketing envolve o entendimento da conexão entre os diferentes segmentos da empresa. De fato, marketing e vendas possuem princípios distintos, e costumam funcionar de maneira independente nas corporações.

Quando as instituições compreendem o fluxo de ações e resultados em seu negócio, as mesmas se tornam plenamente capazes de prever o crescimento que virá. Não há adivinhação ou intuição nesse processo: trata-se de uma visão abrangente e transformadora sobre o potencial da empresa. Por essa razão, a tecnologia é uma aliada inegável da mudança proposta.

Logo, o crescimento previsível em marketing depende de um olhar criterioso sobre cada uma das etapas do funil de marketing e vendas no seu negócio. O foco específico em apenas poucos passos dessas jornadas é o que dificulta o vínculo amplo que existe entre elas. O caminho, ao ser apenas um, compreende a vivência do consumidor além da compra propriamente dita.

O marketing, por exemplo, é um recurso rico quando utilizado para criar oportunidades qualificadas para o setor de vendas. Conforme a companhia vende, o marketing tem acesso a diversas informações que podem ser utilizadas em novas iniciativas. A área de vendas pode otimizar o trajeto do consumidor ao longo de todo o funil, criando oportunidades efetivas e altamente contextualizadas a partir do marketing.

Mas, afinal, qual é a conexão entre crescimento previsível em marketing e a automatização? Ao conectar as áreas do seu negócio, as metas independentes já não importam. Com foco em resultados, automatizar é sinônimo de acesso rápido aos dados, a partir de análises dinâmicas. O trajeto de quem compra, ao longo do funil, se torna uma experiência memorável e unificada. O custo de cada cliente também se equilibra.

 

Resultados que vêm com processos automatizados

O crescimento previsível em marketing é estratégico porque permite que os gestores antecipem resultados determinantes. Quando se fala em prognósticos, não são apenas as vendas que importam. Ao unificar as ações comerciais do seu negócio, as possibilidades se ampliam. Para isso, é necessário ver como as ferramentas do marketing e os passos puramente vendáveis andam, na verdade, lado a lado.

Integrar marketing e vendas cria uma cultura de sucesso mútuo, em que as medidas adotadas em um setor influenciam positivamente o outro. Na prática, o crescimento previsível em marketing diz respeito ao que se pode esperar na geração de novos e potenciais leads, além do aumento do fluxo de caixa. Afinal, novos clientes influenciam diretamente a lucratividade da sua empresa.

Assim, é possível visualizar o quanto as ações de marketing e vendas são, de fato, interligadas. Ao se apoiarem, ambas desenvolvem capacidades comerciais, as quais interferem no crescimento de forma previsível. O uso de softwares e ferramentas antecipa tendências também integradas, e os setores corporativos se tornam mais aptos a trabalharem em conjunto.

 

Vendas + marketing = insights

Investir em recursos para o crescimento previsível em marketing mostra o quanto faz diferença entender qual é o cenário em torno do seu negócio. Integrar processos e automatizá-los dinamiza não só as ações práticas como os resultados, criando chances únicas no mercado.

Em meio à pandemia, os investimentos e decisões dos gestores passaram a ter um peso ainda maior, independente do tamanho da companhia. Quando as previsões sobre crescimento existem e realmente funcionam, as mesmas atuam como alicerce para insights valiosos, os quais encontram ainda mais espaço no mercado.

É fundamental ver o crescimento previsível em marketing como um diferencial competitivo. As vendas são o foco de qualquer empresa mas, quanto mais o segmento for integrado a outros, mais facilmente os números crescem. O uso da tecnologia é outro detalhe que impacta qualquer negócio, especialmente para quem busca dicas certeiras para vender online.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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