Qual é o retorno que você tem sobre cada investimento da sua empresa? Será que esses valores estão claros no dia a dia da sua organização? Hoje nós vamos conversar sobre como o ROI é importante para todas as ações de uma marca.
Isso mesmo, para todas.
Afinal de contas, tudo o que você faz na sua empresa pode ser transformado em um investimento, certo? Então, se é investimento, precisa ter uma ação que controle os ganhos por trás dele.
Hoje nós vamos conversar sobre o que é o ROI e quais são as formas corretas de mensurar este resultado fundamental para a saúde financeira de qualquer organização.
Então, vem ver de perto o que temos a falar sobre o ROI. Fique confortável e aproveite a leitura.
ROI?! O que é?
O termo ROI é a sigla para “Return over Investment”, ou em português “Retorno sobre Investimento”. Com este indicador é possível saber quanto dinheiro a empresa está gerando com cada investimento.
O que é medido com o ROI?! Basicamente, tudo o que se espera que dê um retorno financeiro.
Isso inclui tudo o que for feito visando lucro, como: campanhas de marketing, treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes, e por aí vai.
Sendo assim, ficam claros quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão dando resultados, com o intuito de melhorar os resultados.
O ROI pode ser calculado em diversas áreas como:
- ROI do Marketing de Conteúdo;
- ROI de Email Marketing;
- ROI das Mídias Sociais;
- ROI das campanhas no Google AdWords;
- ROI do Blog Corporativo;
- ROI do SEO.
Então, para todo investimento há um ROI atrelado.
Como calcular o ROI
A fórmula de cálculo do ROI é:
- ROI = ((Receita – Custos) / Custos) * 100
Ou seja, calcule a Receita Líquida que o investimento irá gerar para a empresa durante todo o tempo que estará operante, subtraia os custos de aquisição e depois divida o resultado pelos próprios custos de aquisição do investimento.
Vejamos um exemplo:
Uma nova máquina custa R$100.000, com uma vida útil de 10 anos, este equipamento gera mensalmente um aumento de R$2.500 na Margem de Contribuição da empresa.
Então, em 10 anos a máquina irá gerar R$300.000 adicionais para a empresa.
Subtraindo os custos de aquisição do equipamento (R$100.000), teremos um Retorno sobre o Investimento de 200%.
O que é considerado para cálculo do ROI?
Os cálculos são feitos com todos os tipos de investimentos. Ou seja, vão desde treinamentos para a equipe, até a mídia paga e a manutenção dos equipamentos.
O ROI serve para que a empresa tenha uma visão clara sobre os investimentos que trazem resultados. Ele é um termômetro que mostra como e onde a empresa está crescendo.
Por que calcular o ROI?
Para entender a razão por trás do ROI usaremos uma explicação na prática. Veja:
Vamos supor que você queira investir em mídia paga usando três canais: Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads.
No exemplo, você aplicou o mesmo valor para impulsionar seus anúncios nas três plataformas.
O ROI então surge como uma forma de mostrar em qual delas o dinheiro foi melhor aplicado. Ao utilizar a sua fórmula, você descobre qual canal se mostra mais efetivo, qual gerou mais leads, qual vem sendo pouco útil.
Ou seja, um ROI é importante para qualquer estratégia.
Palavras finais: Marketing baseado em resultados trabalha com ROI
Com o boom do universo digital, muitas empresas estão investindo em mídias pagas e outras estratégias de inbound e outbound, sem colocar o ROI em perspectiva. Como se apenas estar nas redes sociais fosse o mais importante.
Entretanto, uma agência séria trabalha sempre com o ROI do cliente em vista. Afinal de contas, é dever de todo estrategista de marketing obter resultados com base no investimento.
Sendo assim, a próxima vez que você for investir em uma estratégia de marketing digital, converse profundamente com a sua agência sobre o ROI obtido e tenha em mente que um bom marketing é aquele que entrega resultado.
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Agradecemos a leitura e até a próxima!