Você sabe mesmo o que é um bom ROI? Vamos conversar!

Você sabe mesmo o que é um bom ROI? Vamos conversar!

Qual é o retorno que você tem sobre cada investimento da sua empresa? Será que esses valores estão claros no dia a dia da sua organização? Hoje nós vamos conversar sobre como o ROI é importante para todas as ações de uma marca.

Isso mesmo, para todas.

Afinal de contas, tudo o que você faz na sua empresa pode ser transformado em um investimento, certo? Então, se é investimento, precisa ter uma ação que controle os ganhos por trás dele.

Hoje nós vamos conversar sobre o que é o ROI e quais são as formas corretas de mensurar este resultado fundamental para a saúde financeira de qualquer organização.

Então, vem ver de perto o que temos a falar sobre o ROI. Fique confortável e aproveite a leitura. 

ROI?! O que é?

O termo ROI é a sigla para “Return over Investment”, ou em português “Retorno sobre Investimento”. Com este  indicador é possível saber quanto dinheiro a empresa está gerando com cada investimento.

O que é medido com o ROI?! Basicamente, tudo o que se espera que dê um retorno financeiro.

Isso inclui tudo o que for feito visando lucro, como: campanhas de marketing, treinamentos de vendas, aquisição de ferramentas de gestão, novas estratégias de retenção de clientes, e por aí vai.

Sendo assim, ficam claros quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão dando resultados, com o intuito de melhorar os resultados.

O ROI pode ser calculado em diversas áreas como:

  • ROI do Marketing de Conteúdo;
  • ROI de Email Marketing;
  • ROI das Mídias Sociais;
  • ROI das campanhas no Google AdWords;
  • ROI do Blog Corporativo;
  • ROI do SEO.

Então, para todo investimento há um ROI atrelado.

Como calcular o ROI

A fórmula de cálculo do ROI é:

  • ROI = ((Receita – Custos) / Custos) * 100

Ou seja, calcule a Receita Líquida que o investimento irá gerar para a empresa durante todo o tempo que estará operante, subtraia os custos de aquisição e depois divida o resultado pelos próprios custos de aquisição do investimento.

Vejamos um exemplo:

Uma nova máquina custa R$100.000, com uma vida útil de 10 anos, este equipamento gera mensalmente um aumento de R$2.500 na Margem de Contribuição da empresa.

Então, em 10 anos a máquina irá gerar R$300.000 adicionais para a empresa.

Subtraindo os custos de aquisição do equipamento (R$100.000), teremos um Retorno sobre o Investimento de 200%.

O que é considerado para cálculo do ROI?

Os cálculos são feitos com todos os tipos de investimentos. Ou seja, vão desde treinamentos para a equipe, até a mídia paga e a manutenção dos equipamentos.

O ROI serve para que a empresa tenha uma visão clara sobre os investimentos que trazem resultados. Ele é um termômetro que mostra como e onde a empresa está crescendo. 

Por que calcular o ROI?

Para entender a razão por trás do ROI usaremos uma explicação na prática. Veja:

Vamos supor que você queira investir em mídia paga usando três canais: Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads.

No exemplo, você aplicou o mesmo valor para impulsionar seus anúncios nas três plataformas.

O ROI então surge como uma forma de mostrar em qual delas o dinheiro foi melhor aplicado. Ao utilizar a sua fórmula, você descobre qual canal se mostra mais efetivo, qual gerou mais leads, qual vem sendo pouco útil.

Ou seja, um ROI é importante para qualquer estratégia. 

Palavras finais: Marketing baseado em resultados trabalha com ROI

Com o boom do universo digital, muitas empresas estão investindo em mídias pagas e outras estratégias de inbound e outbound, sem colocar o ROI em perspectiva. Como se apenas estar nas redes sociais fosse o mais importante.

Entretanto, uma agência séria trabalha sempre com o ROI do cliente em vista. Afinal de contas, é dever de todo estrategista de marketing obter resultados com base no investimento. 

Sendo assim, a próxima vez que você for investir em uma estratégia de marketing digital, converse profundamente com a sua agência sobre o ROI obtido e tenha em mente que um bom marketing é aquele que entrega resultado. 

Quer saber mais sobre este e diversos outros assuntos importantes para o empreendedor moderno? Então, continue acompanhando o nosso Blog.

Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o universo das marcas de alta performance.

Agradecemos a leitura e até a próxima!

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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