No momento, você está visualizando Manus AI: contamos tudo sobre a nova IA chinesa e explicamos por que ela é diferente do ChatGPT e do DeepSeek

Manus AI: contamos tudo sobre a nova IA chinesa e explicamos por que ela é diferente do ChatGPT e do DeepSeek

O universo da inteligência artificial (IA) ganhou recentemente um novo protagonista: Manus AI, a nova IA chinesa que promete entrar de vez na disputa com gigantes como ChatGPT e DeepSeek

Mas, ao contrário do que alguns podem pensar, essa não é só mais uma ferramenta, ela representa uma mudança de rota, especialmente para marcas que desejam se posicionar estrategicamente em um cenário digital cada vez mais dinâmico, competitivo e globalizado.

Aqui na Poussée, a gente não só acompanha a inovação de perto, a gente antecipa o que ela significa para o crescimento da sua marca. 

Por isso, neste artigo, vamos mergulhar nos diferenciais do Manus AI, compará-la com os modelos mais populares do mercado e mostrar como essa nova tecnologia pode impactar o futuro dos negócios de forma prática e relevante.

 

O que é Manus AI?

O Manus AI é um software de inteligência artificial lançado em março de 2025 pela startup chinesa Butterfly Effect

O nome da ferramenta vem do termo “Mens et Manus”, que corresponde a “homens e mãos” ou à união mente-ação, deixando claro o poderoso objetivo por trás da nova IA chinesa: servir como um agente que vai além de pensar, executando tarefas de modo independente e em tempo real.

Entre as funções realizadas pelo Manus AI destacam-se: navegar em sites e buscar informações rápidas, automatizar processos criativos, organizar informações, dar suporte a tomadas de decisão estratégicas, construir sites, fazer análises financeiras, avaliar planos de negócios, agendar entrevistas, buscar fornecedores, preparar planos de viagem, entre outros.

Mas, aqui na Poussée, observamos que o verdadeiro valor de uma tecnologia não está apenas no que ela é capaz de fazer, mas em como ela pode ser aplicada de maneira estratégica para gerar crescimento real. Entender o Manus AI é o primeiro passo, o próximo é saber como integrá-la às suas operações de forma inteligente.

 

Quais as diferenças entre Manus AI e outras IAs?

Uma das principais diferenças entre Manus e ChatGPT, DeepSeek e Gemini Google é que a nova ferramenta não é totalmente dependente do uso de prompts. Na prática, isso significa que a nova IA não precisa receber comandos constantes de texto e de voz por parte do usuário.

 

O Manus AI atua com mais autonomia que as IAs generativas que conhecemos, planejando as próprias ações para chegar a um objetivo. 

Para fazer isso, a ferramenta conta com agentes, que são uma camada extra do chatbot. Na prática, quando o Manus recebe uma pergunta, ele quebra o comando em tarefas e as divide entre os agentes relacionados ao tema.

De acordo com a fabricante, o Manus AI representa o próximo paradigma da colaboração entre o homem e a máquina, preenchendo de forma autônoma o espaço entre a concepção e execução de ideias.

Além disso, ao gerar informações, a nova IA sempre cita as suas fontes, algo que as outras IAs generativas não faziam até pouco tempo. Entretanto, isso não elimina a necessidade de checar a veracidade das respostas, já que nenhuma IA é infalível.

Veja também: Guia da Poussée: o que avaliar ao escolher ferramentas de IA para a sua marca.

 

Interatividade com o usuário

As diferenças entre Manus e DeepSeek, ChatGPT, Gemini e outros modelos de IA que conhecemos também moram na interatividade com o usuário, impulsionada pela camada de agentes da ferramenta.

Por exemplo, ao receber determinada solicitação, o Manus AI pergunta quais tipos de agente o usuário deseja e que tarefas precisa que esses agentes realizem, além de questionar sobre preferências e outras características importantes da demanda.

Quando há dúvidas sobre algum comando, a IA tem de uma a duas interações com o usuário, então, gera uma lista de tarefas e começa a executá-la, exibindo em tempo real o passo a passo, como os sites que está pesquisando, a edição do texto e mais.

Inclusive, um dos grandes avanços do Manus AI em relação a outras tecnologias parecidas mora justamente na estruturação das perguntas que precisam ser respondidas a cada prompt recebido, com o objetivo de aprimorar o resultado final da tarefa gerada.

Na prática, isso representa mais do que usabilidade, representa oportunidade. Na Poussée, aproveitamos o potencial de ferramentas como essa para transformar as interações inteligentes com as plataformas em experiências memoráveis para o usuário final, criando jornadas digitais otimizadas, fluidas e centradas em resultados concretos.

Saiba mais: Guru do Google: Especialista da Poussée conta tudo o que sua marca precisa para uma campanha bem-sucedida

 

Manus AI e inteligência artificial geral (AGI)

A inteligência artificial geral (AGI) é o próximo nível da evolução tecnológica: trata-se de um tipo de IA capaz de aprender, entender e resolver problemas com a mesma flexibilidade e raciocínio de um ser humano. 

Diferente dos modelos atuais, que operam com base em tarefas específicas, a AGI representa uma tecnologia autônoma, adaptável e com poder real de tomada de decisão multidisciplinar, isto é, um divisor de águas para marcas que desejam construir estratégias com visão de futuro.

O cientista-chefe e co-fundador do Manus AI, Yichao Ji, considera que o Manus AI é o vislumbre da AGI. O motivo? O fato da IA operar de forma autônoma ao compreender contextos, tomar decisões por conta própria e realizar tarefas sem precisar de supervisão constante.

Quem quer chegar nesse futuro precisa começar agora. Por isso, a Poussée acompanha de perto o avanço da AGI e se antecipa às mudanças que ela vai trazer para o marketing. Preparamos nossos clientes para um cenário onde a IA não apenas executa, mas decide e transforma.

Você vai gostar de ler: Next ‘25: Google anuncia novidades e enfatiza a importância da segurança na inovação.

 

Manus AI e o novo momento do marketing inteligente: por que sua marca precisa de uma estratégia guiada por especialistas

Com o surgimento de ferramentas como o Manus AI, entramos em uma nova era da IA, uma era em que a tecnologia não apenas executa, mas interpreta, antecipa e propõe caminhos com base em dados complexos e nuances culturais. 

Isso muda tudo no marketing. Agora, as marcas têm acesso a recursos que podem elevar o nível de personalização, agilidade e precisão de suas estratégias. Mas, para extrair o máximo potencial dessas novas IAs no marketing, é preciso mais do que curiosidade: é preciso direção certeira.

Na Poussée, acompanhamos a chegada de cada nova tecnologia com olhar crítico e embasado. Acreditamos que não basta usar IA, é preciso saber como, quando e por quê. Atuamos como parceiros estratégicos das marcas, ajudando nossos clientes a integrarem soluções como a Manus AI de forma inteligente, ética e orientada por resultados.

A diferença está justamente aqui: enquanto muitos ainda estão testando, nós já estamos aplicando com método, propósito e performance. Na Poussée, unimos tecnologia de ponta com inteligência de negócio e criatividade para transformar ferramentas como a Manus AI em soluções reais, que otimizam jornadas, potencializam narrativas e tornam as marcas mais relevantes no mundo digital. 

Nosso time multidisciplinar acompanha de perto a evolução das IAs e traduz essas inovações em estratégias aplicáveis, personalizadas e mensuráveis. É assim que criamos estratégias de marketing com IA com visão, e não apenas por moda.

 

IA além do hype: sua marca preparada para o que vem a seguir

A Manus AI é mais do que uma nova ferramenta, ela representa o início de uma nova etapa na relação entre marcas e tecnologia. Com sua autonomia, inteligência aplicada e capacidade de agir estrategicamente, ela nos mostra que o futuro já começou, e que as marcas precisam estar prontas para mais do que acompanhar: precisam liderar.

Se você quer transformar IA em vantagem competitiva real, fale com a gente. Estamos prontos para construir esse futuro com você.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário