Você está visualizando atualmente Avanços tecnológicos e Inovações no South Summit 2024
Foto: Exame.com

Avanços tecnológicos e Inovações no South Summit 2024

Entre os dias 20, 21 e 22 de março aconteceu mais uma edição do South Summit Brasil 2024 em Porto Alegre, mais precisamente nos armazéns do Cais Mauá, no centro histórico. O evento que chegou ao sul do Brasil em 2022 surgiu em Madrid, na Espanha, há 11 anos, e desde então vem movimentando bilhões de dólares.

Este ano, o evento que é considerado um dos mais importantes do Brasil para empreendedorismo, inovação e, principalmente, networking, contou com aproximadamente 600 palestrantes e mil investidores que estão de olho nas novas startups do mercado.  

Como sempre, nós da Poussée estivemos acompanhando os principais acontecimentos para trazer aqui no nosso blog, especialmente para você que nos acompanha. Então, continue a leitura e saiba um pouco dos assuntos mais importantes que foram abordados no South Summit Brasil 2024. Boa leitura!

Apostas em inovações nas empresas brasileiras

As empresas brasileiras foram tema importante no decorrer do evento, nomes de peso como Luiza Trajano, empresária da rede de lojas Magazine Luiza e Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil foram umas das palestrantes que conduziram o assunto.

Participantes do painel Reframing Retail: How two Brazilian Giants Innovate and Renew (Reformulando o varejo: como dois gigantes brasileiros inovam e renovam), Trajano chegou a afirmar que “mesmo com o avanço do comércio digital as lojas físicas do varejo não devem acabar tão cedo.”

Com isso, a discussão se estendeu para apontar a importância de grandes empresas inovarem e se renovarem para seguirem sustentáveis no mercado, deixando de lado a ideia do fim das lojas físicas.

Avanços tecnológicos na saúde para aprimorar a qualificação médica

Avanços tecnológicos voltados para a saúde também tiveram espaço, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) exibiu parte da tecnologia disponível no seu Centro de Simulação e Treinamento, destacando o simulador LAP Mentor que oferece treinamento diferenciado e realista que propiciou aos presentes exercícios com sensação tátil, como se fosse o procedimento real.

Cada atividade foi acompanhada por uma análise objetiva do desempenho, permitindo avaliar em tempo real como o aluno está se saindo.

Startup Competion

 Umas das atrações mais aguardadas do South Summit 2024 foi o Startup Copetion que este ano teve o número recorde de inscrições. Com 2.050 startups vindas de 81 países, apenas 47 foram selecionadas para a fase final.

 Durante o evento, essas startups tiveram a oportunidade de apresentar seus pitches (apresentação curta e direta) ao público e se conectar a uma rede exclusiva, facilitando reuniões com investidores e corporações.

 A competição teve como objetivo reconhecer as cinco melhores em categorias como: Destaque, Mais Inovadora, Mais Sustentável, Mais Escalável e Melhor Time, com representantes de diversas partes do mundo, incluindo 28 startups brasileiras e 19 internacionais de 13 países, como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Suécia e Colômbia.

A lista dos startups finalistas contou com diversos setores, desde Enterprise e Fintech até Health, Industry 5.0 e Sustainability & ESG. Empresas como Grão Direto, Evcom Data Analytics LTDA, Mamotest e HeyCharge estavam entre as finalistas, demonstrando a diversidade e o potencial inovador desses empreendimentos.

No último dia pudemos conhecer os vencedores, a Cromai, empresa do setor agrícola com sede em São Paulo (SP), foi reconhecida como a grande campeã na categoria Destaque. A B4Waste, também com sede na capital paulista, recebeu o título de Mais Sustentável. Já a IBBX, sediada em Capivari (SP), foi agraciada com o prêmio de Mais Inovadora. Por fim, a PhageLab, uma healthtech do Chile, foi reconhecida como o melhor time da competição.

Inteligência artificial e o salto na eficiência das empresas

O South Summit 2024 destacou-se por mais de 20 painéis dedicados à inteligência artificial (IA), mostrando sua crescente importância na gestão empresarial. Pedro Bocchese, da Empresas Processor, observou uma fase de aplicação efetiva da IA em diversos setores, resultando em estabilização e monetização. Essa tendência foi evidenciada pela evolução dos analytics, com o uso de machine learning para análises preditivas e o processamento de documentos não estruturados.

A segurança da informação também se beneficia da IA, com detecção rápida de ameaças e análise de padrões de ataque. Além disso, assistentes baseados em IA generativa visam impulsionar a produtividade empresarial. Para Cesar Leite, CEO da Processor, essas tecnologias prometem revolucionar todos os setores nos próximos anos, remodelando a existência digital e impulsionando a interoperabilidade.

Sucesso e expectativas para o South Summit 2025

No último dia de evento, o governo do Rio Grande do Sul conseguiu mensurar a dimensão do que foi o South Summit 2024. Neste ano, o evento reuniu 23,5 mil pessoas de 55 países, e fundos de investimento de 213 bilhões de dólares, superando 2023 que alcançou “apenas” 123 bilhões. 

Devido ao grande sucesso, o evento para 2025 já foi confirmado – entre os dias 9 e 11 de abril – e a capital gaúcha garantiu sediar o South Summit Brazil até 2027.  

José Renato Hopf, presidente do South Summit Brazil, ressaltou a grandiosidade do evento, enfatizando que nesta edição, o encontro alcançou uma posição de destaque globalmente. Segundo ele, isso reflete o compromisso da organização em conectar diversos agentes e fomentar uma ampla gama de oportunidades de negócios. “Esta edição encapsula verdadeiramente nossa missão de promover conexões e catalisar negócios. Ao longo desta rua de um quilômetro, encontramos um ponto de encontro para startups, investidores, renomados palestrantes e líderes empresariais. Esse ambiente vibrante e dinâmico gera uma energia única que só pode ser verdadeiramente compreendida ao vivenciá-la”, afirmou Hopf.

Incorporando Tendências para aprimorar experiências com a Poussée

Ao acompanhar o desenrolar das discussões e avanços apresentados durante o evento, a Poussée reafirma seu compromisso em fornecer serviços de alta qualidade e soluções inovadoras para seus clientes. Estar atenta às tendências significa acompanhar o ritmo do mercado e também antecipar as necessidades e demandas em constante evolução.

Quer avançar e inovar nas ações estratégicas da sua empresa? Entre em contato com o nosso time!

 

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário