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Do palco ao mercado: os insights do Fórum E-commerce Brasil para a sua marca

Entre os dias 29, 30 e 31 de julho, o Distrito Anhembi, em São Paulo, foi tomado pelos insights certeiros, conteúdos de alto nível, networking estratégico e oportunidades reais de negócio do Fórum E-commerce Brasil 2025.

O evento, que acontece anualmente, reúne representantes do varejo e da indústria com grandes marcas especializadas em soluções para e-commerce. O resultado desse encontro vibrante são ideias e práticas que desafiam o óbvio, constróem o futuro e impulsionam o desenvolvimento do setor.

Em 2025, com uma estimativa de participação de 30 mil congressistas e 300 empresas, divididos em quatro plenárias principais que exploraram os temas Marketing & Vendas, Gestão & Operações, Marketplace e Tecnologia & Inovação, isso não foi diferente

Quer saber o que de melhor ocorreu na programação da edição deste ano? A Poussée traz um resumão estratégico para você e conta agora mesmo o que aconteceu no Fórum E-commerce Brasil.

IA e os desafios da transformação do comportamento do consumidor

Um dos destaques da programação do Fórum E-commerce Brasil no dia 29 de julho foi a masterclass “Jornadas conectadas, negócios escaláveis: como conectar dados, estratégia e experiência em ecossistemas digitais”, que reuniu grandes nomes do setor, como Camilo Barros (Institute for Tomorrow), Leonardo Naressi (DP6), Gerson Ribeiro (B&Partners.co) e Augusto Rocha (Pmweb).

O encontro trouxe uma provocação estratégica: marcas têm feito a jornada de um consumidor que não existe mais. Enquanto um consumidor que segue um caminho linear é coisa do passado e a IA redefine o papel das marcas, a realidade atual exige integração inteligente com dados. 

Durante a conversa, um insight chamou a atenção nesse sentido: o modelo de SEO tradicional já não é suficiente diante de novas modalidades de busca que tomam conta do cenário, como as pesquisas por voz e as buscas feitas em IA. 

A tendência revela que os consumidores não se limitam mais a clicar em links externos, passando a procurar respostas diretas em assistentes de IA e revolucionando a lógica do funil. Para marcas que não entendem e não se adaptam a essas mudanças, o resultado é só um: ficar para trás.

É justamente aqui que a Poussée faz a diferença: unimos IA, dados e criatividade para construir estratégias de SEO que vão além do tradicional, acompanhando a forma como os consumidores realmente pesquisam hoje. 

Nossa expertise permite antecipar tendências, estruturar conteúdos que dialogam com mecanismos de busca de IA e criar caminhos digitais que garantem visibilidade, relevância e performance. Com a Poussée, sua marca não apenas acompanha as mudanças, ela se posiciona na vanguarda do novo SEO.

Veja também: Navegando as ondas da IA: insights do Viva Technology para marcas inovadoras.

O futuro do CRM

Ferramenta estratégica para as marcas, o CRM também foi tema das discussões do Fórum E-commerce Brasil. O jogo está claro: o futuro do CRM está profundamente conectado com o reconhecimento do comportamento do consumidor ao longo dos canais da marca e com a personalização com propósito.

Augusto Rocha, que estuda a evolução do CRM há 17 anos, sugere uma abordagem optichannel: a escolha do canal é do cliente, não da marca. Essa visão reforça a necessidade de que as empresas compreendam profundamente os comportamentos dos seus públicos e estejam preparadas para entregar valor em qualquer ponto de contato, digital, físico ou híbrido. 

O ponto aqui não é multiplicar canais, mas criar experiências fluidas, relevantes e conectadas com as reais preferências do consumidor.

Na Poussée, transformamos essa visão em prática. Combinamos dados, IA e criatividade para mapear jornadas e desenhar estratégias que colocam o cliente no centro, sempre com performance e resultado como guias. 

Nosso papel é garantir que a sua marca esteja presente, visível e consistente em todos os lugares onde seu público escolhe estar, convertendo cada interação em uma oportunidade real de crescimento.

Confira mais eventos: DigiMarCon 2025: insights da Poussée sobre tendências que apontam o futuro do marketing digital.

Tendências digitais para o mercado brasileiro

No último dia de programação do Fórum E-commerce Brasil, Zia Daniell Wigder, CCO da eMarketer, destrinchou grandes tendências digitais globais e como elas podem impactar o mercado brasileiro:

  • Tempo de conexão dos brasileiros: Um dos países mais conectados do mundo, com uma média de uso diário de mídias digitais que chega às 3h35, o nosso tempo de conexão tem registrado reduções desde 2023, período em que o total ficava em 3h46. Segundo Zia, embora não sejam minutos ou horas absolutas, há uma queda, sinalizando um platô global no consumo digital;
  • Brasil é mercado promissor no TikTok Shop: Países como Estados Unidos, Indonésia, Tailândia e Vietnã são líderes na plataforma, mas o Brasil também é destaque – 44,2% dos usuários brasileiros estão presentes no TikTok Shop;
  • Retail media nas alturas: Enquanto o Brasil se posiciona como o primeiro mercado da América Latina a destinar mais de US$ 1,2 bilhão à retail media, Zia deu ênfase ao rápido crescimento do segmento que transforma pontos de venda em plataformas de mídia, conectando marcas e consumidores.
  • Recomendações sobre IA: Um dos insights de Zia sobre IA para as marcas brasileiras é explorar os recursos de hiperpersonalização e agentes de compra automatizados. Ela também ressaltou que o momento pede cuidado extensivo em relação aos dados. 

Na Poussée, acompanhamos de perto cada uma dessas movimentações globais para transformar tendências em estratégias aplicáveis ao mercado brasileiro. 

Nosso papel é guiar marcas com ousadia e visão estratégica, para que elas não apenas acompanhem as mudanças, mas se posicionem à frente delas.  Em retail media, IA ou novas plataformas de consumo digital, ajudamos nossos clientes a transformar complexidade em oportunidade e tendências em resultados reais.

Fique por dentro: London Tech Week 2025: os insights que movem a inovação.

Do insight à ação

O Fórum E-commerce Brasil deixou claro: o futuro do digital já está acontecendo e ele exige estratégia, inteligência e velocidade de adaptação. IA, CRM, SEO de nova geração, retail media e plataformas emergentes não são apenas tendências, mas pilares que estão moldando o mercado agora. Quem souber interpretar esses sinais e agir com consistência, estará sempre à frente.

É exatamente isso que fazemos na Poussée. Somos especialistas em transformar cada insight em estratégia, cada tendência em oportunidade e cada ação em resultado. 

Se a sua marca quer não só acompanhar, mas liderar esse movimento, fale com a Poussée. Estamos prontos para desenhar o próximo capítulo da sua performance digital.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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