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Branding B2B2C: um guia de A a Z para gestores em 2024

Branding B2B2C é um processo de criação, gestão e manutenção de uma marca, feito para atender clientes prestadores de serviços ou vendedores de produtos e também ao consumidor final – aquele que vai usufruir das soluções oferecidas. Mas antes de embarcarmos neste tema com mais profundidade, que tal falarmos um pouco sobre esta atividade, que é essencial para qualquer empreendimento?

Construindo uma marca pronta para decolar

Responsável por criar e desenvolver uma identidade particular para empresas, produtos e serviços, o branding é a verdadeira cara e comunicação de um empreendimento – seja ele voltado a outros negócios ou ao consumidor final. 

O branding envolve tudo sobre a sua marca, como tipografia, cores, logotipo, tom de voz, posicionamento, slogan e até jingle, se houver um. Por isso, é preciso se atentar a cada detalhe, tornando seu branding consistente e forte o bastante para te destacar no mercado.

B2B2C: um conceito nem tão novo assim

Mas afinal, que tanto de sigla é essa? O B2C, que é Business to Consumer, é o tipo de negócio feito diretamente para o consumidor final. Compras em lojas presenciais e virtuais, serviço de encanador ou supermercados tradicionais, por exemplo.

Já o B2B se trata de Business to Business, que são transações de empresa para empresa, ou seja, negócios voltados a dores corporativas, de âmbito 100% profissional.

A integração entre esses modelos foi um caminho natural, guiado pelas inovações tecnológicas, diferentes necessidades apresentadas e até as ações da concorrência.

O marketing B2B2C é, basicamente, negociar com empresas visando a venda para o público final. Assim, este modelo conversa ao mesmo tempo com os formatos B2C e B2B, criando estratégias poderosas de amplo alcance. Mas tudo isso sem cair na armadilha da superficialidade.

Ao contrário, o marketing B2B2C é muito pouco raso em comparação com suas versões tradicionais, especialmente porque cada palavrinha utilizada, cada cor implementada e cada estratégia tem um sentido duplamente orientado. Assim ficou mais simples de entender, né? Então, vamos ao próximo passo.

Branding B2B2C

No momento de criar um branding B2B2C, é fundamental levar em consideração alguns fatores essenciais e indissociáveis como um todo; mas não se preocupe, não vou te deixar na curiosidade. Veja a seguir algumas orientações importantes para o branding B2B2C.

Defina uma identidade sólida

Identifique a personalidade da marca, incluindo sua visão e valores. Assim, será possível te diferenciar da concorrência, dando crédito, veracidade e originalidade ao seu negócio. Essa é a primeira e mais essencial parte do branding.

Público-alvo

Conhecer bem aqueles que poderão comprar de você ou utilizar seus serviços é uma etapa importante do branding B2B2C, que deverá conter informações ricas sobre eles, como: onde estão, dores e desejos, características pessoais, etc. Da mesma maneira, é fundamental saber para quem eles vendem, levando em consideração os mesmos dados citados.

Identidade visual

Paleta de cores, logotipo original e manual da marca são essenciais no momento do branding, uma vez que a visão é o sentido que causa a primeira impressão sobre qualquer coisa. Você não vai querer que a sua marca seja mal vista, não é mesmo? Ou pior ainda, se ela for ignorada, sem causar nenhuma impressão no mercado.

História da marca

A sua jornada deve ser contada de maneira autêntica e envolvente, destacando origem, valores e impacto que deseja conquistar no mercado geral, e principalmente, no seu segmento de atuação. Contudo, no branding B2B2C também precisamos falar com o público final, porque eles existem e estão ali pertinho, a uma empresa intermediária de distância.

Consistência

Para conquistar a confiança do seu público – assim como da audiência B2C dele, é fundamental que você se comunique de maneira clara, autêntica e transparente. Conecte-se com a empresa e com o consumidor de maneira profissional, mas não deixe os vínculos emocionais de fora. Assim, a relação de vocês será construída para ser mais profunda e duradoura.

Mensagem

Outro fator essencial para o branding B2B2C é a linguagem utilizada. Não adianta apenas informar que a sua comunicação é X ou Y, se isso só fará sentido para as empresas envolvidas nos negócios. É preciso que aqueles que estão comprando deles também sejam tocados pelas mensagens criadas.

Vou te dar um exemplo: este artigo fornece uma descrição clara sobre os temas abordados de maneira fragmentada. Ou seja, temos tópicos separados sobre B2B, BTC, branding e a integração destes fatores. Logo, estamos capacitando a sua empresa a entender esse artigo, mas também aquele consumidor que compra de você e que ainda não entende bem os conceitos explorados.

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Branding B2B2C e marketing em 2024

Ao começar a criar as estratégias de marketing para 2024, é fundamental levar o branding criado e não desvencilhar-se de toda a identidade da sua marca. Porém, ao pensarmos no modelo B2B2C, é necessário dar uma atenção ainda mais especial ao programa de atividades e ações. 

Conheça algumas das tendências e estratégias para o próximo ano:

Personalização

Com ajuda de uma boa dose de semântica, conseguimos comunicar de maneira personalizada a mensagem necessária – tanto para as empresas como para o público final. Ofertas, experiências, promoções… Todas estas soluções podem ser oferecidas no marketing B2B2C, mas para cada público, da sua própria maneira.

Integração tecnológica

A inovação proporcionada pelo bom uso das tecnologias, como no caso da inteligência artificial e realidade aumentada, ajudam a aprimorar a jornada do cliente e de quem compra dele. Isso porque o uso consciente dessas ferramentas trazem benefícios tanto para as empresas, quanto para o consumidor final, proporcionando benefícios para todos os lados, o clássico “win-win”.

Experiência híbrida

Desde o início da pandemia do coronavírus, empresas e consumidores vêm se adaptando ao modelo virtual, seja no campo de serviços ou na venda de produtos. Hoje, com o fim dessa epidemia global, os modelos híbridos de negócios tomaram conta geral da população. A união entre canais on-line e off-line é uma tendência que chegou para ficar, e com certeza, com o passar dos anos, promete ser ainda mais intensificada.

ESG

As diretrizes de governança ambiental, social e corporativa (ESG) estão com tudo! Especialmente ao falarmos das gerações mais novas, é fundamental estabelecer com clareza quais são os posicionamentos da sua empresa, seja por meio do branding B2B2C ou de comunicações mais pontuais. Hoje, qualquer negócio é chamado a essa responsabilidade, que vai além das negociações empresariais e com o consumidor final: é um compromisso com o planeta, com as inter-relações e com o ambiente corporativo.

Poussée 

Somos uma agência de marketing 360º, que entrega impulsionamento das marcas através de inbound, mídias sociais, anúncios patrocinados, desenvolvimento e muitas outras soluções, com qualidade reconhecida através dos cases de sucesso, depoimento dos clientes e prêmios conquistados ao longo dos anos. 

E já que falamos sobre branding B2B2C, que tal conhecer um dos nossos cases? Acesse aqui >> Vendas na internet: cliente Poussée lança solução no MeLi XP 2023

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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