Experiência de Marca Interativa: como ela impulsiona sua empresa?

Experiência de Marca Interativa: como ela impulsiona sua empresa?

Pessoas não gostam de propagandas, pessoas gostam de comprar. Por isso, a experiência de marca interativa é tão importante para as estratégias de marketing e merchandising da sua empresa.

Se você sente que seus esforços de marketing poderiam ser melhores. Se a interação do público com a sua marca está abaixo do previsto. Então, esse artigo é inteirinho seu.

Hoje eu vou explicar o que é a Experiência de Marca Interativa e como essa nova estratégia vem desbancando a concorrência e transformando marcas em verdadeiras influencers do mercado.

Vamos lá. Fique confortável e aproveite a leitura!

O que é Experiência de Marca Interativa

Bem, os tempos mudaram. Eu sei que essa frase parece um tanto batida, mas ela precisa ser repetida sempre que possível, isso porque muitas pessoas ainda insistem em construir marcas com base em estratégias inadequadas.

A Experiência de Marca Interativa é uma evolução natural das marcas. Com ela, é possível criar para os clientes (ou para os leads) novas maneiras de entrar em contato com uma marca.

Quer ver só? Quando a Red Bull patrocina um evento esportivo, como uma corrida de automóveis, por exemplo, ela está gerando uma Experiência de Marca Interativa. 

Mas, nem todos os exemplos precisam ser assim tão épicos. É possível ver Experiências Interativas no dia a dia também.

Quais são os exemplos de Experiência de Marca Interativa

Sua marca está nas redes sociais, certo? Muito bem, quando você propõe uma live, você está investindo em Experiência de Marca Interativa. Já que a ideia central da Experiência de Marca é garantir que o seu cliente viva um momento em conjunto com a sua marca.

Ou, com o perdão da redundância, é promover ao cliente uma Experiência Interativa com a sua Marca.

Apesar da simplicidade da estratégia, e da obviedade do significado. Muitas empresas falham em gerar essa experiência. E nos próximos tópicos eu vou ensinar qual é a razão por trás dessas falhas. 

Como essa Experiência de Marca Interativa impulsiona a sua empresa

Neste tópico eu quero explicar como uma Experiência de Marca Interativa impulsiona os resultados, mas para isso tenho que mostrar por que ela não responde bem em algumas marcas.

E acredite, talvez, a experiência de marca esteja falhando por uma única razão. Um motivo principal.

Este principal motivo é: Experiência de Marca Interativa NÃO É sobre a SUA marca. É sobre o SEU CONSUMIDOR.

Anote isso e lembre-se todas as vezes que for gerar uma interação entre a sua marca e os seus clientes.

Gerar uma experiência de marca não é sobre a sua marca, é sobre os seus consumidores. 

É sobre o que eles querem, o que eles precisam, é sobre a dor deles. Sua marca existe para resolver dores dos clientes, não para falar de si mesma. Ninguém gosta de conversar ou interagir com quem só fica falando sobre si. Então, converse com o seu público, não faça monólogos. 

Nos próximos tópicos eu vou falar mais um pouco sobre isso.

Como aplicar a Experiência de Marca Interativa na sua marca

Agora vejamos como criar uma Experiência de Marca Interativa passo a passo:

  • Faça um brainstorm de ideias interativas que conversem com o seu público;
  • Escolha a mídia de maior sucesso da sua marca (rede social, vídeo, podcast, etc);
  • Coloque a experiência interativa em prática e colete os dados sobre as interações;
  • Volte ao brainstorm e proponha ideias para aumentar as interações da Experiência Interativa que já está no ar;
  • Coloque no ar uma nova versão da Experiência e continue coletando os dados;
  • Finalize o processo e faça uma análise geral de tudo o que foi feito.

Perceba que essa Experiência Interativa pode ser qualquer coisa, desde uma publicação na rede social, um post de blog, até um vídeo longo, ou um evento esportivo. Não importa.

O que realmente importa é você se lembrar da regra de ouro: tudo o que for produzido precisa dialogar com o seu cliente.

Experiência de Marca Interativa diminui o custo na aquisição de clientes

Estudos mostram que uma boa produção de conteúdo diminui os custos para aquisição de novos clientes. Inclusive, dependendo da dimensão do seu conteúdo, seu custo para atrair novos consumidores pode ser próximo do zero.

Quer entender bem como fazer esse cálculo e por que é tão importante avaliar os resultados das suas estratégias? Dá uma olhadinha neste artigo aqui.

Nele eu explico tudo sobre os custos para aquisição de clientes e ainda trago insights poderosos que vão ajudar muito no dia a dia da sua empresa.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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