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5 razões para sua empresa B2B investir em um e-commerce

Uma empresa B2B não tem muito a ganhar com o comércio eletrônico, certo? Essa é uma crença comum, mas garantimos que a adoção de um e-commerce B2B é certeira para esse nicho. Isso porque, primeiramente, esse modelo de negócio tem relação com abastecimento, o que mostra a relevância desses contratos de venda dentro de uma perspectiva mais ampla.

Além disso, o crescimento do mercado digital, particularmente depois do surgimento da COVID-19, é outro fator que impulsiona os negócios virtuais. Inovar não é mais apenas acompanhar a tecnologia e, sim, utilizar os recursos para oferecer o que o público busca.

Neste artigo, você vai conferir razões para sua empresa B2B investir no e-commerce. Vamos lá?

O e-commerce em negócios B2B

Você sabe exatamente como funciona o e-commerce B2B? Do mesmo modo que as negociações virtuais tradicionais, esse modelo de venda engloba os processos de compra e logística de produtos. A diferença se dá no destino dos itens: em vez do consumidor final, a entrega visa outra organização.

Na prática, pode-se entender que uma empresa B2B utiliza o digital para abastecer o mercado B2C. Ou seja, imagine um varejista que pode fazer a reposição do estoque a partir de uma loja virtual. É exatamente esse o conceito de e-commerce B2B, um segmento em expansão no país e responsável por negociações para revenda, abastecimento, compra de insumos e outros.

Assim, detalhes relacionados ao perfil do comprador, aos contratos e às formas de pagamento ganham destaque. Isso porque o cliente é outra companhia, o que implica em volumes maiores de compras, necessidades específicas de logística e diferentes formas de alavancar as vendas.

O e-commerce para o mercado B2B, portanto, representa uma possibilidade ampla de ganhos e lucratividade, com maior alcance geográfico. Logo, esse é o momento de conhecer os motivos práticos para dar esse passo e transformar de vez o seu negócio. Afinal, no cenário atual, a transformação digital pode ser o primeiro passo para o crescimento em grande escala.

Empresa B2B: por que apostar em uma loja virtual?

Quer vender mais? Temos certeza que sim! Vale lembrar que as plataformas digitais são as ferramentas mais certeiras para este momento, tanto para venda quanto para interação. Isso se deve à presença dominante do público na internet, uma característica marcante do período atual.

O consumidor 4.0 é justamente aquele que é totalmente adaptado ao digital e tem altos níveis de exigência. No universo B2B, não é diferente: garantir itens, estoque e revenda para atender o comprador final demanda alinhamento. O perfil do cliente é que determina o que a sua empresa B2B deve oferecer.

Então, por que não um e-commerce para suprir essas necessidades? Confira, a seguir, cinco razões para vender para esse público a partir de uma loja virtual bem estruturada.

1. Agilidade nas transações

O e-commerce B2B tem na fluidez do processo uma de suas maiores vantagens. No dia a dia, o abastecimento das prateleiras e estoques ganha comodidade e economia de tempo, já que o comércio eletrônico permite a compra de todo tipo de item. O cliente da empresa B2B consegue, assim, receber volumes grandes de mercadorias no endereço que quiser, com pagamento igualmente rápido e navegação facilitada.

2. Disponibilidade

O e-commerce está sempre em funcionamento, o que traz praticidade à companhia que compra. Além disso, a página pode agregar atendimento automatizado a qualquer momento, respondendo dúvidas urgentes mesmo fora do horário comercial. A tecnologia é uma forte aliada, e recursos atuais, como os chatbots, possibilitam suporte online com disponibilidade 24×7.

3. Customização e benefícios

A empresa B2B pode se diferenciar com uma plataforma customizada e benefícios únicos, como promoções e recursos que tornem mais práticos os pedidos. Investir no e-commerce significa a criação de um espaço ideal para fidelizar, com condições vantajosas e que podem ser específicas para diferentes segmentos. Logo, a organização expande seu negócio e sua lucratividade, com aspectos atraentes e que valem a pena para quem compra.

4. Pedidos recorrentes

Com uma plataforma digital, a realização de compras de produtos repetidos é facilitada. Segundo a  McKinsey, somente 15% dos compradores B2B desejam falar com um consultor de vendas no momento de recomprar exatamente o mesmo produto. As facilidades do e-commerce são o que os clientes habituais precisam para agilizar sua rotina de pedidos.

5. Análises e insights

Com registros instantâneos e que ficam guardados, o e-commerce para B2B é uma ótima opção para tomada de decisões, conhecimento do público e análises rápidas. Essas informações são úteis para companhias interessadas em um maior controle de vendas, independentemente do tipo de negócio em questão.

Em busca de diferenciação para seu e-commerce B2B?

Não há dúvidas sobre a viabilidade das lojas virtuais. Empresas antenadas têm investido nesse aspecto, e as vendas B2B se beneficiam igualmente. Com características específicas, esse modelo consegue adaptar contratos, pagamentos, entregas e pedidos grandes ao mundo digital.

Garantimos que o e-commerce é uma escolha acertada nesse cenário. Disponibilizar mercadorias na internet já é uma razão boa o bastante, além da agilidade e da praticidade do processo. Disponível 24 horas por dia, esse tipo de plataforma ainda contribui para um maior detalhamento do público, permite vantagens exclusivas e a integração com outros canais.

Se você tem uma empresa B2B, percebeu o quanto é fundamental expandir o espectro de vendas, alcançando compradores pelo comércio virtual. Essas lojas são a melhor forma de encontrar os clientes na era da transformação digital, independentemente do formato de negócio.

Quer se destacar? Continue a visita em nosso blog e descubra como ter um e-commerce de sucesso em 2021.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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