O home office vem ganhando força no mundo corporativo em virtude da pandemia de coronavírus. Empresas pelo globo têm tentado conter a propagação do vírus por meio de colaboradores que, agora, trabalham de casa. Por essa razão, o desafio de viabilizar o home office se tornou realidade para muitas companhias.
Nossa pergunta é: que tipo de ferramenta é mais viável e necessário para essa nova forma de trabalhar? Na verdade, o home office não é novidade no mercado, mas sua implantação é recente em muitos negócios.
Logo, neste cenário de afastamento de grande parte da força de trabalho, torna-se pertinente avaliar os recursos disponíveis. Se você se interessa pelo assunto ou está vivendo esse momento assim como nós, confira o material que preparamos.
Dá para se preparar bem e manter sua empresa caminhando durante a crise. Para isso, alguns aplicativos auxiliam com funções relacionadas à organização de tarefas, controle de prazos e do tempo e, ainda, finanças. Vamos lá?
Por que investir no home office?
Apesar de parecer complicado e desafiador, o home office é uma saída viável para muitas companhias no atual cenário. Sabe por quê? Entre os benefícios de deslocar toda a equipe ou parte dela para o trabalho remoto estão os financeiros.
Na prática, isso significa cortar gastos com estrutura e vale-transporte, por exemplo. Os lucros, consequentemente, podem ser aumentados. Além disso, por conta da crise da COVID-19, outro aspecto ganhou força: a reclusão e o distanciamento dos funcionários.
Trabalhar em casa se tornou mais seguro para colaboradores individualmente, suas famílias e equipes como um todo. Com a estrutura necessária, o trabalho não sai perdendo e dá para aliar distância e produtividade. Quer saber como? Continue conosco.
Ferramentas para viabilizar o home office
Confira, a seguir, ferramentas úteis para viabilizar o home office na sua empresa.
Organização de tarefas
1. Basecamp
Ideal para o trabalho remoto, o aplicativo organiza tarefas. Você pode compartilhar arquivos, distribuir tarefas e feedbacks, tudo em um só lugar. Assim, as tarefas não se perdem e o trabalho rende.
2. Trello
Para equipes que dividem tarefas e lidam com o aperto dos prazos, o Trello é ideal. Utiliza o aplicativo para gerenciar projetos, distribuir afazeres e organizar os prazos.
Controle do tempo
3. Toggl
Com esse recurso, você pode contar as horas trabalhadas de fato, em meio às distrações. A ferramenta é útil para avaliar o que toma mais tempo e mais: melhorar a produtividade do time a partir de dados coletados ao longo do processo.
4. Neotriad
O foco aqui é gerenciar o seu tempo a partir da priorização de tarefas. O aplicativo funciona como um assistente, ideal para o trabalho remoto da equipe.
5. Harvest
Mais uma opção para fazer melhor uso do tempo e, consequentemente, produzir mais e melhor. Muito viável para trabalho em equipe.
Finanças
6. Zero Paper
Com o aplicativo, fica fácil lidar com as finanças mesmo de longe. É possível organizar pendências como contas a pagar e organizar relatórios, tudo sem dificuldade. Com o time separado, é um recurso bastante funcional.
Home office e coronavírus
São muitas as ferramentas para viabilizar o home office hoje. Entre elas, Basecamp e Trello são opções para organizar bem as tarefas e manter prazos de projetos. Para controlar o tempo trabalhado, Toggl, Neotriad e Harvest são recursos eficientes. O Zero Paper é a ferramenta necessária para organizar as finanças.
Utilizar as ferramentas adequadas é o que viabiliza o home office em qualquer negócio, e essa é a maior premissa neste momento. Se você também acredita que essa forma de trabalho é viável e segura, compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Vamos levar as informações cada vez mais longe!