Branding para e-commerce: entenda a importância

Branding para e-commerce: entenda a importância

Quando se pensa em comércio eletrônico e na busca por destaque no mercado, é preciso enfatizar o branding para e-commerce. São muitas as ferramentas capazes de dar ao seu negócio o up que você procura, sendo essa uma das mais importantes.

Com a pandemia, os negócios virtuais ganharam força. Nunca foi tão importante consolidar a imagem da sua marca na mente dos compradores. Para isso, não basta apenas saber o que o seu empreendimento tem a oferecer. É necessário dar um passo além, como vamos apresentar ao longo deste artigo exclusivo.

Aproveite a leitura!

Por que investir em um bom branding para e-commerce?

Primeiramente, o conceito de branding se relaciona à expressão da identidade das marcas. Essa gestão se dá com foco na ampliação do alcance das empresas, sem deixar de lado o perfil do público que está sendo abordado. Na prática, trata-se de um conjunto de ações pensadas para transmitir o DNA da marca em cada detalhe, apresentando cada diferencial a ser oferecido.

No caso do branding para e-commerce, um planejamento efetivamente estratégico é o ponto de partida para a construção de um marketing eficiente. Logo, a gestão da marca constitui uma base sólida que aponta aspectos fundamentais nesse processo. Entre eles, estão o público-alvo, as referências visuais da empresa e o impacto no cotidiano dos consumidores.

Tirar o branding do papel compreende a definição de uma identidade propriamente dita. Para isso, você precisa ter em mente qual é o tom de voz da sua marca e qual mensagem vai ser passada. Essa filosofia é parte determinante do processo, já que a integração entre aspectos visuais e conceituais é importante.

Estabelecer um design marcante também é fundamental, assim como um slogan e a adoção do branding para e-commerce em todas as plataformas e atendimentos. Por fim, não se esqueça de padronizar as ações e ser consistente. Ser fiel à sua marca pode parecer óbvio, mas contradições entre a identidade proposta e a que efetivamente é notada podem existir.

 

O que muda no ambiente virtual?

A expansão das lojas virtuais tornou a diferenciação uma vantagem competitiva. Em meio a tantos lojistas vendendo os mesmos itens, o que leva o cliente a escolher onde comprar? É aqui que entra a relevância do seu negócio ser visto, lembrado e, acima de tudo, desejado.

Assim, o branding para e-commerce é o que falta para as marcas que não querem mais vencer os concorrentes apenas com base no preço cobrado. A amplitude desse processo envolve absolutamente todas as medidas adotadas, desde a concepção até o dia-a-dia das empresas.

Se diferenciar dos demais a partir de um conceito que não é palpável é a melhor solução para encantar os consumidores. O foco deve ser, sempre, o resultado obtido. Desse modo, é possível compreender o quanto a primeira impressão passada é relevante. No entanto, cada contato com a sua marca conta: lembre-se disso e invista em ações que cheguem, por exemplo, ao pós-venda do seu negócio.

 

O melhor caminho para uma estratégia bem desenvolvida

Como aplicar o branding para e-commerce? Como mencionado, a estratégia é ampla e complexa, justificando a necessidade de medidas coesas. Além disso, expressar a sua marca não é uma ação isolada: é um compromisso constante e responsável pelo estabelecimento dela no mercado.

Por isso, contratar uma agência especializada é uma saída. Profissionais com expertise e conhecimento do cenário são o apoio capaz de transformar a identidade da sua marca em cada detalhe. Caso ainda falte um bom motivo para apostar em um branding para e-commerce de respeito, a fidelização de clientes é uma realidade facilmente alcançada com esse investimento.

Mais do que isso, acabam as dificuldades a respeito da construção de boas estratégias. Se você acha que não dá mais tempo de dar esse passo, saiba que esse é um pensamento enganoso. Aprimorar o branding para e-commerce é uma iniciativa que pode alavancar o seu negócio a qualquer momento.

 

Os diferenciais para um e-commerce de sucesso

Colocar o DNA da marca em cada detalhe a fim de construir uma identificação plena entre a mesma e os consumidores é o foco do branding para e-commerce. Ações bem planejadas de gestão são um diferencial para quem busca mais credibilidade, fidelização e valor agregado à experiência de compra. Lembramos que uma imagem forte é essencial.

No espaço digital, uma vantagem competitiva como a unicidade é o que existe de mais valioso para vencer a concorrência atualmente. Uma branding persona é a primeira etapa de uma série de ações integradas, e contar com uma empresa especializada ajuda a fortalecer a imagem das organizações.

O branding para e-commerce é uma das estratégias para impulsionar o seu negócio. Não importa há quanto tempo você está estabelecido no mercado: mudar a direção é sempre indicado para quem quer crescer. Se esse é o seu objetivo, confira o artigo que preparamos sobre ter um e-commerce de sucesso e saiba como a Poussée pode te ajudar.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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