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Seu e-commerce está perdendo oportunidades por não investir em remarketing

Vamos iniciar este artigo falando algo claro: quem não investe em remarketing está perdendo dinheiro. 

Pode parecer muito direto, mas essa é a verdade. 

Uma vez que o remarketing é aquela estratégia direcionada para recuperar vendas e trazer de volta o cliente qualificado. Não colocá-la em ação é o mesmo que deixar o cliente ir embora e não fazer nada. 

Então, vem ver de perto como o remarketing pode transformar a sua loja online

Primeiro: o que é remarketing?

Para resumir: remarketing é o mesmo que fazer marketing novamente. Esse conceito se transformou numa poderosa ferramenta de marketing digital ao divulgar anúncios para pessoas que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço.

Veja: como os anúncios de remarketing são veiculados em diferentes plataformas da web – sites, blogs, redes sociais, e-mail. Sua força então é capaz de gerar impacto ainda maior sobre o usuário neste segundo contato.

Um cliente em potencial pesquisou sobre um produto ou serviço que você oferece. Essa pesquisa foi registrada. Depois esse cliente recebe ofertas de interesse com base nessa busca anterior.

Ou seja, este cliente já é um lead qualificado, pois já sabemos que deseja aquele produto ou serviço. Daí vem a potência do remarketing.

Entenda a importância do remarketing para o e-commerce

No remarketing, essa ação ajuda consideravelmente o e-commerce na melhora dos número de conversões.

É simples: como, as pessoas gostam de preços baixos e oportunidades. E o remarketing dá a oportunidade para que o e-commerce mande uma oferta com notificação de que os produtos que ela tem interesse baixaram de preço, ou estão com promoções interessantes.

Além de tudo, tem a vantagem do anúncio ser totalmente direcionado e segmentado. O que aumenta a eficácia da estratégia.

Inclusive, o anúncio também pode mostrar para o comprador produtos que ele deixou no carrinho e conduzi-lo para finalizar o pedido.

O sucesso do remarketing depende do desempenho das campanhas e das ações que são executadas. Ainda mais quando nós falamos sobre e-commerce, que tem suas variáveis complexas.

Sendo assim, contratar uma equipe profissional é a melhor maneira de garantir uma estratégia de remarketing realmente eficaz.

Quais são as formas de usar o remarketing no seu e-commerce?

Já sabemos o que ele é, e já imaginamos como ele acontece. Agora é o momento de falar das principais formas de usar o remarketing no seu e-commerce.

É sempre bom enfatizar que há novos jeitos sendo lançados todos os dias. Algumas empresas gostam de fazer ligações para os clientes que efetuaram um cadastro, já outras enviam e-mails. Há empresas que enviam panfletos e flyers. 

Todas essas estratégias são remarketing.

Nós vamos mostrar aqui as três formas mais eficazes de investir no remarketing para a sua loja virtual. 

Vejamos quais são: 

E-mail marketing – Remarketing Clássico

A estratégia do e-mail marketing é a mais utilizada pelas lojas do varejo e também funciona perfeitamente nas lojas virtuais. Trata-se de enviar uma mensagem para o cliente que demonstrou interesse em determinado produto ou serviço.

Contudo, você precisa de uma “isca” para ficar com o e-mail do seu cliente. Pode ser por meio de um cadastro, mas também há maneiras mais eficazes, são elas:

  • Produzindo conteúdo rico (e-books) e oferecendo gratuitamente;
  • Criando promoções.

No varejo essa estratégia é usada por meio de cadastros e questionários. Já para o e-commerce que não deseja investir em produção de conteúdo, também é possível enviar e-mails se o usuário estiver logado na conta da loja. 

Anúncios em Redes Sociais

Esse remarketing faz uso dos cookies (informações de acesso) disponibilizados pelos navegadores dos usuários. 

Então, com essas informações é possível criar campanhas direcionadas apenas para aqueles consumidores que acessaram certas páginas. 

Aliás, o Facebook implementou a sua própria estratégia de remarketing (fugindo um pouco da hegemonia do Google nessa área), e hoje você pode desenvolver campanhas internas no Facebook e no Instagram com muito mais eficiência. 

Links patrocinados no Google Ads

Graças à popularidade, ficou difícil dissociar o uso do remarketing ao Google. Já programar campanhas no Google Ads é uma das melhores alternativas para a segmentação dos anúncios.

Ao investir nessa estratégia, você terá as informações de quem entrou na sua loja e/ou interagiu de alguma forma com os seus produtos – ou com determinada categoria.

Dependendo do estágio do cliente dentro da jornada de compra, essa estratégia se torna extremamente eficaz.

Tem outra vantagem. Sua aplicação é moderadamente simples: o cliente pesquisa sobre determinado produto, mas deixa a compra para depois. Então o Google usa essas informações e expõe os anúncios de remarketing. 

É simples assim. 

Nesse caso, a decisão de adquirir o item é reforçada com a mensagem do anúncio desenvolvido pelo seu e-commerce.

Ou seja, se a sua estratégia de remarketing for relevante e estiver com os termos certos. É quase certo que o cliente faça a compra.

A diferença entre Remarketing X Retargeting

Apesar de muitas agências tratarem esses termos como iguais, há diferenças práticas entre eles. 

O remarketing significa fazer novamente oferta de certo produto para a mesma pessoa. Com ele, o objetivo é despertar o interesse para concluir o pedido. Sendo assim, sua campanha repete a oferta do produto para o consumidor. É um reforço. 

O remarketing consiste no envio de e-mails (ou anúncios nas redes sociais e no Google) lembrando aos consumidores coisas como:

  • Carrinho abandonado;
  • Promoção com tempo limitado;
  • Oportunidades de compras;
  • Baixa em preços.

Já o retargeting atua de outra maneira. 

O intuito do retargeting é oferecer algo novo para o consumidor.

Por exemplo: o consumidor demonstrou interesse por uma camisa específica em um e-commerce de vestuário. O retargeting oferece então camisas, calças, tênis e correlatos. 

Essa é aquela ação conhecida por seguir os usuários em diferentes sites, fazendo uso de anúncios dos produtos que já foram visualizados, mas com ofertas extras.

Agora que você já sabe o que é remarketing e também entendeu a importância de ter uma agência realmente focada em resultados para assumir as suas ações. 

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Agradecemos a leitura e até a próxima.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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