Você está visualizando atualmente ESG: O futuro do marketing que impacta o mundo

ESG: O futuro do marketing que impacta o mundo

Ultimamente as questões ambientais estão cada vez mais relevantes no mundo empresarial e no dia a dia de todas as pessoas. Vai além de um aspecto ético, mas é considerado como aspecto diferencial competitivo e uma necessidade urgente para empresas que desejam se manter sempre à frente. Analisando esse fato, podemos afirmar que as políticas ESG têm ganhado cada vez mais destaque para promover a sustentabilidade, diversidade e inclusão.

Neste artigo você vai poder conhecer um pouco mais sobre esse pilar fundamental para empresas do futuro, um futuro que já começou!

Boa leitura!

O Crescimento da Importância das Políticas ESG

Recentemente o Meio & Mensagem divulgou o resultado de uma pesquisa feita com líderes de marketing, onde destacaram alguns pontos importantes para 2024. Dentre os entrevistados, 17,9% destacaram as políticas ESG uma questão importante.

Esse dado mostra uma mudança considerável na mentalidade de líderes corporativos, evidenciada também pela crescente demanda dos consumidores e da sociedade em geral pela busca de empresas responsáveis e transparentes em suas práticas.

Desdobramento e Impacto das Políticas ESG

As políticas ESG abraçam diversas áreas, desde questões ambientais passando pela redução de emissão de carbono, até práticas sociais como promoção da diversidade, inclusão e equidade no ambiente de trabalho, além de uma liderança segura e transparente.

Dentro das organizações as políticas ESG promovem uma cultura organizacional mais ética, responsável e engajada. Quando a inclusão e diversidade são priorizadas, as empresas conseguem oferecer um ambiente de trabalho mais criativo e inovador, ajudando inclusive a melhorar o desempenho de cada um dos colaboradores.

Para quem vê de fora, as adoções dessas medidas atraem consumidores conscientes, além de fortalecer a reputação da empresa. A transparência e a prestação de contas associadas às políticas ESG ajudam a construir relacionamentos de confiança com possíveis interessados na marca e/ou produtos.

Como Implementar Boas Práticas de ESG

Algumas decisões são de extrema importância para começar a implantar boas práticas de ESG no seu negócio, o primeiro passo é mudar a mentalidade para se tornar – ou se manter – na liderança do seu setor. Reduzir o uso de itens em plástico, como copos, garfos, garrafas; implementar o trabalho remoto para diminuir a pegada de carbono no deslocamento da casa para o trabalho, criar programas de responsabilidade, inclusão e diversidade social são alguns exemplos básicos e simples de serem adotados no dia a dia.

As políticas ESG são uma ferramenta poderosa para as empresas que desejam construir um futuro mais sustentável e se destacar no mercado. As empresas que se comprometem com o ESG atraem um público engajado, geram conteúdo relevante e fortalecem sua marca.

Para saber mais sobre as políticas ESG, acesse:

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-aplicar-o-conceito-de-esg-na-sua-empresa,fdaee3ac39f52810VgnVCM100000d701210aRCRD

A Poussée é uma agência de marketing que ajuda as empresas a implementar políticas ESG e a usar o Inbound Marketing para atrair e converter clientes.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário