No dia 13 de março, São Paulo foi palco do Brasil E-Tail, Sales & Marketing Summit 2025, evento voltado para líderes de e-commerce e profissionais de vendas e marketing.
A programação do evento foi recheada de palestras de especialistas, painéis de discussão, apresentação de cases de sucesso e tendências inovadoras no mercado brasileiro. Quer saber o que aconteceu por lá? A Poussée conta para você neste artigo!
De olho no futuro
O futuro do comércio eletrônico foi abordado na edição de 2025 do Brasil E-Tail, Sales & Marketing Summit, que reuniu líderes do setor de e-commerce para discutir o impacto do omnichannel no atendimento ao cliente.
Com uma imersão completa no mundo do e-commerce, o evento promoveu networking, conhecimento, benchmarking e insights críticos, conectando pessoas, ideias e negócios.
Nomes como Loran Mariano (CEO & Founder da W6 Industry Dynamics), Patricia Diniz (Marketing Director e Professora na ESPM) e Roberta Becker (Marketing and Digital Channels Director), entre outros, compartilharam suas experiências e previsões ao longo da programação.
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A tendência do omnichannel
Não é por acaso que o omnichannel foi um dos temas centrais do Brasil E-Tail, Sales & Marketing Summit 2025.
Dados da Zoominfo, empresa de inteligência de dados e soluções de software, apontam que negócios com estratégias mais fortes de engajamento de clientes omnichannel têm uma taxa de retenção de 89% contra 33% das marcas com estratégias omnichannel fracas.
As marcas que dominam essa estratégia não apenas aumentam suas vendas, mas criam relações sólidas e duradouras com os clientes.
O omnichannel e a jornada de compra
No omnichannel ou omnicanal, todos os passos que o cliente dá ao longo da sua jornada de compra não acontecem de maneira isolada: eles estão conectados. Os canais de comunicação e vendas de uma empresa são integrados, criando uma experiência unificada e consistente para o consumidor, independentemente do meio utilizado.
Isso significa que todos os pontos de contato online e offline de uma marca, como loja física, e-commerce, redes sociais ou atendimento telefônico, operam de forma fluida. A estratégia visa otimizar a jornada do cliente, oferecendo flexibilidade e conveniência enquanto fortalece a relação com a marca.
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O impacto no atendimento ao cliente
Agora imagine um cliente que inicia uma conversa no Instagram, continua por e-mail e finaliza pelo WhatsApp – tudo sem precisar repetir informações. Isso é omnichannel na prática!
Mas o marketing omnichannel não é apenas estar presente em diversos canais ao mesmo tempo, é estar presente de maneira estratégica, onde e quando o cliente precisar, integrando tudo de forma inteligente para proporcionar uma experiência contínua e impecável.
É criar uma uma jornada de atendimento harmoniosa e imersiva, onde cada interação é uma oportunidade de agregar valor à experiência do cliente, garantindo uma jornada sem ruídos, do primeiro interesse até o pós-venda.
Dicas de como adotar o omnichannel no atendimento ao cliente
Segundo dados do Relatório de CX da Microsoft (2020), 69% dos clientes desejam uma experiência de atendimento integrada entre os canais. Mas como adotar o omnichannel na prática? Veja algumas dicas que ajudam a implementar a estratégia com sucesso:
- Conheça profundamente o seu cliente: entenda quem é o seu cliente, seus hábitos, preferências e canais favoritos. Use dados e análises para mapear a jornada do cliente e descobrir onde ele precisa de mais suporte.
- Integre os canais de atendimento: utilize uma plataforma que unifique todas as interações e certifique que o histórico do cliente esteja sempre disponível, garantindo que ele possa transitar entre os canais sem perder informações importantes.
- Invista em tecnologia e automação: plataformas de CRM, chatbots inteligentes, automação e inteligência artificial agilizam o atendimento e oferecem um suporte mais eficiente.
- Padronize a comunicação: seu cliente precisa sentir a mesma segurança e qualidade em qualquer canal. Alinhe linguagem, tom de voz e abordagem.
- Personalize a experiência do cliente: com um sistema integrado, você tem acesso ao histórico do cliente e pode oferecer soluções personalizadas, baseadas nas interações anteriores. Isso aumenta a satisfação e fortalece o relacionamento com a marca.
- Monitore e otimize: acompanhe métricas como tempo de resposta, nível de satisfação e taxa de resolução. Use esses dados para identificar pontos de melhoria e ajustar a estratégia sempre que necessário.
Brasil E-Tail, Sales & Marketing Summit 2025 e o futuro do atendimento ao cliente
O futuro do atendimento já começou, e quem não evoluir agora corre o risco de ficar para trás. Eventos como o Brasil E-Tail, Sales & Marketing Summit são essenciais porque trazem debates e insights que moldam o mercado e ajudam empresas a se preparar para os novos desafios.
Quanto mais conhecimento e inovação aplicamos, mais impacto positivo geramos no relacionamento com os clientes – e isso se reflete diretamente nas vendas e na reputação da marca.
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De olho nas tendências para entregar soluções que convertem
Aqui na Poussée, acompanhamos de perto as tendências e transformamos conhecimento em soluções que realmente fazem diferença.
O omnichannel não é mais o futuro – ele é o agora!