Você está visualizando atualmente Insights do SXSW 2025: IA, marketing B2B e mais!

Insights do SXSW 2025: IA, marketing B2B e mais!

O SXSW 2025, um dos festivais mais aguardados do ano, onde tecnologia, inovação e cultura se encontram, agitou Austin, Texas (EUA), de 7 a 15 de março. Grandes nomes da indústria apresentaram ideias revolucionárias que moldarão o futuro – e o marketing não ficou dessa transformação.

Enquanto a programação, palestras e painéis estavam a todo vapor, a Poussée acompanhou o festival de perto para trazer insights que podem impulsionar sua marca rumo ao crescimento.

Ascensão da IA

Na sexta-feira (7), durante o SXSW 2025, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) apresentou a sua tradicional lista das tecnologias mais inovadoras que prometem impactar o mundo este ano – e a pesquisa de IA generativa foi uma das protagonistas.

Essa ferramenta não é mais promessa, é realidade, e está evoluindo a passos largos. Segundo o MIT, a pesquisa generativa deve tornar os processos de busca mais fáceis e rápidos.

Na prática

Ao digitar uma consulta, a IA resume informações de muitas fontes on-line e entrega uma resposta única para você. Mas a ferramenta vai além: ela pode vasculhar arquivos, fotos e vídeos em dispositivos pessoais, reconhecendo objetos e até pessoas.

Veja também: RD Summit 2024: as novas funções da RD Station que vão transformar o Marketing em 2025

A hiperpersonalização da IA

Para as marcas, isso representa uma nova era de hiperpersonalização, permitindo campanhas ultra-segmentadas e interações mais inteligentes com o público. Inclusive, negócios já têm registrado taxas de conversão 25% maiores que as campanhas tradicionais com campanhas personalizadas com IA.

Mas, segundo a dra. Emily Zhao, pesquisadora de IA, “A IA não está aqui para substituir a criatividade humana, mas para amplificar”. O segredo está em usar a IA como aliada estratégica, explorando seu poder para criar experiências personalizadas sem perder o toque humano.

Produção de conteúdo B2B

O SXSW 2025 trouxe insights valiosos para o universo do marketing e produção de conteúdo B2B, voltado para tomadores de decisão dentro de empresas, como gestores, executivos e outros profissionais que buscam soluções para os desafios de seus negócios.

No dia 7, o evento recebeu o painel B2B Creators – The Creator Economy’s Dark Horse, com nomes como Brett Dashevsky (Creator Economy NYC), Chris Do (The Futur), AJ Eckstein (Creator Match) e Olivia Owens (Teachable), que compartilharam sua visão sobre o que faz um conteúdo B2B realmente impactante:

  • Profundidade: Diferente do marketing B2C, o marketing B2B exige conteúdos ricos e estratégicos para educar e engajar tomadores de decisão.
  • Sofisticação: A credibilidade e autoridade das marcas estão diretamente ligadas à qualidade do conteúdo. Investir em identidade visual, materiais robustos e vídeos sofisticados faz toda a diferença.
  • Conexão com eventos: Um dos grandes trunfos do B2B é aproveitar a credibilidade dos eventos presenciais, como palestras, conferências e congressos para criar conteúdos online que geram engajamento contínuo e aumentam o alcance da marca.

Você vai gostar de ler: Digitalks Expo 2024: O futuro já chegou, e a Poussée está de olho nas tendências.

LinkedIn e marketing de influência no B2B

Durante as conversas, painéis e discussões do SXSW 2025, um dado chamou a atenção: entre os mais de 1 bilhão de usuários do LinkedIn, somente 32 milhões de pessoas postaram ativamente nos últimos 30 dias, representando 3% dos usuários. 

Os números evidenciam um mundo de oportunidades para quem souber se posicionar. No LinkedIn, o marketing de influência é uma solução estratégica para atingir as audiências alvo, mas existem diferenças importantes em relação aos criadores de conteúdo do mercado B2C:

  • Um dos insights mais relevantes dos painéis que abordaram a temática foi: se no B2C, os mega influenciadores dominam, no B2B no LinkedIn, os criadores de nicho, com menos de 15 mil seguidores, demonstram entregar mais resultados;
  • Esses criadores são especialistas em assuntos específicos, possuem credibilidade no seu campo, desenvolvem confiança profunda com o seu público, têm audiências compostas por importantes tomadores de decisão e taxas de engajamento expressivamente maiores.
  • Para empresas B2B, iniciando no marketing de influência, trabalhar com 10 a 20 criadores de nicho pode produzir melhores resultados do que um único mega influenciador, principalmente quando o orçamento é limitado.

Confira também: Growth Conference 2024: transformando ideias em estratégias de crescimento.

Dados e autenticidade: uma dupla poderosa

Outro destaque do SXSW 2025 foi o uso de ferramentas de análise de sentimento em tempo real: com elas, as marcas se baseiam em dados para identificar quando uma conexão autêntica está acontecendo.

Isso permite que as empresas explorem momentos genuínos ao máximo, construindo relações sinceras e profundas com os seus clientes.

Transparência

Outro insight do evento revela que a transparência total tem se tornado uma estratégia crucial para criadores e marcas que buscam solidificar a confiança com o seu público. 

Isso se traduz, por exemplo, em mostrar os bastidores dos processos criativos e colaborativos em tempo real, aumentando a autenticidade e conectando-se mais profundamente com a audiência, que passa a entender melhor a jornada e os valores da marca.

Você está pronto para aplicar os insights na sua marca?

Aqui na Poussée, nós acompanhamos os maiores eventos do setor para estar sempre em dia com as inovações e garantir que nossos clientes tenham as melhores estratégias para construir e crescer suas marcas.

Nós analisamos as tendências e aplicamos as soluções de forma personalizada, sob medida para as necessidades, demandas e características únicas do seu negócio, garantindo que ele esteja sempre à frente.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário