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Como aproveitar as datas sazonais no seu negócio?

Datas sazonais são oportunidades excelentes para as empresas que souberem aproveitar as oportunidades.

 

Responsáveis por impulsionar as vendas no e-commerce, no varejo e até no B2B, as datas sazonais precisam fazer parte das estratégias de vendas de todas as empresas.

 

Neste artigo nós vamos mostrar como utilizar as datas sazonais para aumentar as vendas do seu negócio. 

 

Vamos lá! 

Primeiro: entenda a flutuação nas vendas 

Todo negócio passa por períodos de alta e baixa nas vendas ao longo do ano.

 

Normalmente, essa flutuação se deve à relação entre o produto ou serviço oferecido e o momento do ano.

 

Quanto a este último ponto, estamos falando de sazonalidade: a forma como o período do ano afeta suas vendas. É aí que entra a importância das campanhas sazonais.

 

Se você quer ter sucesso nos negócios, planejamento é fundamental e isso vale também para as datas sazonais.

 

Então,elabore um calendário com as principais datas sazonais de acordo com o seu ramo de negócios, com o perfil do público e com o fluxo  de vendas.

 

Veja abaixo algumas datas mais comuns do calendário para aproveitar:

 

  • Carnaval
  • Dia Internacional da Mulher
  • Dia do Consumidor
  • Páscoa
  • Dia das Mães
  • Dia dos Namorados 
  • Dia Internacional da Amizade
  • Dia dos Pais 
  • Dia das Crianças 
  • Dia do Professor 
  • Halloween 
  • Black Friday 
  • Natal

 

Lembre-se de anotar a previsão de vendas para cada um destes dias.

Segundo: escolha as datas que fazem sentido para o seu negócio

 

É preciso entender quais são as datas sazonais que fazem sentido para o seu público-alvo. 

 

Há algumas que são célebres e acabam impactando grande parte dos negócios.

 

Porém, ao analisar por nicho, há determinadas celebrações que fazem mais sentido para um segmento do que para outro.

 

Por essa razão, escolher as datas com antecedência definirá as ações de marketing e vendas que você trabalhará ao longo do ano. Não é preciso escolher todas as datas, apenas aquelas que estejam alinhadas com o que você vende.

Terceiro: planeje as ações

 

O passo seguinte é antecipar o planejamento

 

 Para que as campanhas possam atingir os consumidores e, realmente, converter em vendas, a antecipação é um ponto-chave.

 

Há diversas questões que devem ser levantadas durante o planejamento, como as promoções que serão realizadas, condições especiais, canais de divulgação, além de questões que envolvem estoque e logística.

Quarto: planeje as promoções

Para que suas ações de datas sazonais façam sentido e gerem bons resultados, é essencial que seu comércio crie promoções específicas para cada ocasião.

 

Os clientes querem promoções, então você precisa investir nelas.

 

Leia em seguida: Dicas pouco conhecidas de Inbound Marketing

Quinto: tenha uma reserva financeira para os meses mais duros

O comércio como um todo tem momentos de altos e baixos nas vendas.

 

Sabendo disso, você pode criar uma reserva financeira nos meses de maior lucro, naqueles com as datas sazonais.

 

Então, é ideal que você tenha uma reserva financeira para poder operar durante os meses mais complexos do ano e seja capaz também de prever quais serão os investimentos em anúncios e outras estratégias.

 

Prontinho.


Seguindo essas 5 dicas nós temos certeza de que você terá melhores resultados para as datas sazonais.


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Agradecemos a leitura e até a próxima!

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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