Inbound Marketing para e-commerce é a estratégia que vai lhe ensinar como resolver os problemas dos seus clientes. Em troca eles vão transformar a sua loja virtual em referência do mercado. E assim a sua marca vai conquistar a tão sonhada autoridade.
Hoje nós vamos mostrar para você por qual razão as ações de inbound marketing são tão eficazes e por que o e-commerce tem muito a ganhar com elas.
Vem ver de perto.
O que é e por que investir em Inbound marketing para e-commerce?
Inbound Marketing para e-commerce é a estratégia que as lojas online utilizam para atrair o público. A tradução literal seria: marketing de atração.
Em estratégias de Inbound, basicamente, a empresa oferece conteúdos gratuitos de forma a sanar problemas que os clientes possam ter. O exemplo mais clássico vem dos pneus Michelin, a empresa desenvolveu um manual com os melhores restaurantes da cidade e ofereceu de graça aos clientes.
Claro, como as opções ficam em cidades diversas os clientes precisavam rodar mais com o carro para conhecer todos os locais. E com isso eles também tinham que comprar mais pneus.
Além de tudo, com o sucesso do guia, os restaurantes começaram a procurar a Michelin para oferecer serviços e produtos.
Como funciona o Inbound Marketing para e-commerce?
Neste sentido, o inbound marketing para e-commerce funciona exatamente da mesma maneira. A sua loja virtual vai oferecer conteúdos gratuitos para os clientes. Os melhores exemplos, são:
- E-books;
- Artigos de blog;
- Newsletter;
- Vídeos;
- Programas de Podcast;
- Publicações em Redes Sociais.
Utilizando esses formatos já é possível desenvolver uma campanha de Inbound eficaz e bem direcionada. Nós vamos explicar como.
Como utilizar a produção de conteúdo no Inbound Marketing para e-commerce?
Vamos imaginar que seu e-commerce seja de lojas de roupas. Você investe em peças de vestuário e gosta de trazer para o mercado coisas diferentes e autênticas. Muito bem, sua estratégia de inbound então vai focar em oferecer dicas e segredos para seus clientes.
Um e-book chamado: “Como combinar as cores para o inverno”, já garante uma ótima aceitação do público. Para acessar este conteúdo as pessoas terão que deixar a conta de e-mail, então essa conta é usada para enviar ainda mais conteúdo gratuito.
Depois de conquistar a confiança dos leds, é hora de transformá-los em clientes. Daí você enviará um e-mail contendo promoções e ofertas exclusivas, ou condições atraentes de pagamento.
Viu só? Isso é inbound puro em ação. Começa com a oferta de um conteúdo, se transforma em uma relação saudável de trocas e no fim o lead se torna um cliente.
O mesmo pode ser feito para os e-commerces de todos os setores. Pois está no cerne do que é investir em estratégias de Inbound Marketing.
A maior preocupação do Inbound Marketing é servir
Você certamente já ouviu a frase “toda empresa existe para servir”. Pois é exatamente isso o que fazem as estratégias de Inbound Marketing para e-commerce: transforma a marca em uma solucionadora de problemas. Ou seja, uma marca que serve seus clientes.
Seu consumidor certamente tem dúvidas, problemas ou questões que precisam resolver. É dever da sua marca mapear todas essas situações e transformá-las em conteúdo de valor.
Fazendo isso, vai conquistar a confiança dos clientes, já que o e-commerce está oferecendo soluções gratuitas, sem pedir nada em troca – ou melhor, pedindo apenas o e-mail ou a assinatura em uma newsletter.
Então, lembre-se sempre: Inbound é servir. Se você está investindo em ações de marketing de atração, mas tenta vender muito, ou não oferece nada de valor verdadeiro. A tendência é que não funcione.
Por que o Marketing de atração cresceu tanto?
Basicamente, há duas formas de responder isso: os clientes ficaram mais exigentes, o mercado ficou mais competitivo. Vamos olhar para elas em detalhes.
Com o aumento das vendas de smartphones e com a internet ficando acessível, os clientes hoje conseguem pesquisar muito mais sobre um determinado produto. E a tendência é que eles confiem nas marcas que são referência no mercado.
Ao mesmo tempo, o e-commerce se profissionalizou cada vez mais e hoje empresas pequenas são capazes de gerir o funil de vendas com maestria. Deixando o cenário competitivo.
Sendo assim, vence quem for capaz de ser referência. E para ser referência você deve resolver mais problemas para o consumidor. E daí investir em estratégias de Inbound Marketing para e-commerce é, praticamente, uma obrigação.
Inbound Marketing é o caminho mais curto para a construção da sua reputação!
Pense nos tempos de escola, há dois professores da mesma matéria, um é conhecido por tirar todas as dúvidas, dar atenção aos alunos e oferecer até mesmo dicas antes das provas.
Já o outro faz a linha dura, não atende aluno fora do horário de aula e jamais dá qualquer dica ou conselho. Ele é estritamente frio e direto nas relações.
Se essa escola fizer uma pesquisa para saber qual é o professor preferido, quem iria vencer? E se a escolha de uma promoção depender dessa pesquisa?
O Inbound Marketing para e-commerce transforma a sua loja virtual neste professor atencioso e amigável. Que resolve todas as dúvidas e os problemas dos consumidores.
E como o público vai retribuir? Fazendo com que a sua loja vire uma referência no mercado. Vira referência quem tem o aval do público, e esse aval só surge após muitos e muitos conteúdos publicados.
Voltamos ao verbo servir. Se a sua empresa servir os clientes, eles vão retribuir com confiança e lealdade. Tenha certeza disso.
Se ele é tão bom, como vou me destacar?
Chegando ao final do artigo, vamos tratar de mais um ponto: se o inbound marketing para e-commerce é tão bom, como garantir que eu tenha destaque?
Aí vem uma resposta chocante, poucas empresas estão investindo, verdadeiramente, em inbound resolvedor de problemas.
Hoje é comum que exista uma produção massiva de conteúdo, mas ela não tem planejamento ou qualquer organização.
Somente uma equipe experiente, focada em resultados e preparada para servir, é capaz de entender verdadeiramente os desejos dos consumidores e assim produzir conteúdo com base nessas questões.
Então, investir em inbound é uma coisa, investir em inbound certeiro, preciso e eficaz, é outra.
Quer saber mais como o Inbound Marketing para e-commerce pode transformar a história das suas vendas? Clique aqui e veja como impulsionar a sua loja virtual com o apoio de uma agência de marketing.