Você está visualizando atualmente Dicas pouco conhecidas de Inbound Marketing

Dicas pouco conhecidas de Inbound Marketing

Desvendando os segredos da estratégia de inbound marketing para você colocar em prática hoje mesmo.

Você já deve ter cansado de ouvir frases como “o inbound marketing faz você vender praticamente sem esforço”, “transforme a suas redes sociais em uma máquina de vendas com o inbound marketing”, entre outras parecidas.

Já que o Inbound Marketing é 47% mais barato do que em uma estratégia tradicional (dados do Hubspot).

Mas aí, na hora de colocar as estratégias de inbound em ação, você percebe que as coisas não são tão fáceis assim. Muito menos automáticas.

Por isso, hoje eu trago um artigo focado exclusivamente em inbound marketing. É aquele artigo para você ler, terminar, alinhar as suas estratégias de atração e obter melhores resultados. 

Então, vem comigo. Fique confortável e aproveite a leitura. 

Saiba mais: Fazer anúncios no Google Ads não é tão simples quanto dizem

Inbound Marketing e o tal conteúdo de qualidade

Vamos começar com um tópico que vai definir o sucesso ou o fracasso das suas estratégias de inbound marketing: seu conteúdo. 

 

“Atualmente, para se conectar com compradores, você precisa parar de empurrar sua mensagem e começar a atrair seus clientes. As regras do marketing mudaram e a chave para vencer é usar essa mudança a seu favor” – Braian Halligan e Dharmesh Shah.

 

Se o inbound é o marketing de atração, o conteúdo é o responsável por atrair esse cliente. E eu já sei que você leu por aí a dica “tenha um conteúdo de qualidade”. Mas, alguém já te explicou o que é um conteúdo de qualidade?

Um conteúdo de qualidade é um conteúdo que resolve a dor da persona. Ponto final.

Muitos acham que é um conteúdo com frases pomposas, ou então memes engraçados, carrosséis complexos e bem editados. Todas essas coisas podem sim ser úteis, mas elas não definem um conteúdo de qualidade.

Decore, um conteúdo de qualidade é aquele que resolve a dor da sua persona. Sua persona tem uma dúvida, uma dificuldade, um problema e o seu conteúdo deve ser a resposta.

Todo o resto são acessórios e auxiliares que tornam esse conteúdo mais atrativo.

E já que falamos de conteúdo, é hora de falar da persona

Errar na persona é um problema comum que afunda qualquer boa estratégia de inbound marketing.

Você pode ter o planejamento perfeito, um conteúdo verdadeiramente de qualidade, e-mails poderosos, landing pages incríveis. Se tudo isso estiver direcionado para uma persona errada, sua empresa não vai vender mais.

Portanto, dê especial atenção ao processo de criação de uma persona. Essa persona representa o caminho que o seu inbound irá trilhar, é o ponto de chegada e o ponto de partida. 

Não considere o desenvolvimento da persona apenas como algo trivial e não caia no erro de investir em inbound apenas com base no que a concorrência está fazendo.

Aliás, aqui vai um dado importante, segundo estudo feito pela Hubspot, 70% das empresas que investem em marketing de conteúdo de qualidade obtém resultados positivos já nos primeiros 6 meses.

92% obtêm resultados positivos ao final do primeiro ano. 

Materiais ricos sim, materiais gratuitos não

O que é um material rico? (e-books, newsletter, cartas de vendas, checklists, conteúdos extras, etc.) Um material rico é uma ferramenta poderosa que será utilizada pelo seu cliente para resolver problemas reais. 

Ou seja, um material rico tem um propósito. Ele deve ser útil. Até hoje eu uso diversas planilhas e checklists que baixei em forma de material rico. Elas me são úteis e eu valorizo as marcas que as desenvolveram.

Entretanto, criou-se a fama de produzir um material rico que é apenas a junção de diversos artigos de blog, ou apenas um complemento dos e-mails. Pois bem, se o material é apenas gratuito, mas não é rico, certamente seu cliente não terá utilidade para ele.

Também segundo o Hubspot, mais de 60% dos clientes utilizam todos os dias materiais ricos. 

Entenda melhor: Preciso melhorar meu conteúdo! Como destacar meu Inbound da concorrência

Se precisar escolher entre o branding e a nova moda, vá pelo branding 

Vou te explicar o que eu quero dizer com a frase.

Acredito que você esteja constantemente nas redes sociais, vendo o que outras marcas estão fazendo. E aí você percebe que começou uma nova onda, vamos supor, os vídeos engraçados.

Então, se sente na obrigação de usar vídeos engraçados para a sua marca também. Criar postagens divertidas, etc. Contudo, já parou para pensar que isso pode prejudicar as suas vendas, ao invés de aumentar?

É por isso que eu digo. Tudo bem fazer parte de tendências e aproveitar momentos oportunos quando assuntos fazem sucesso, contanto que isso não vá contra o propósito da sua marca e estratégia de marketing.

Se você precisar escolher entre fazer parte de uma moda, ou se manter fiel à sua marca. Mantenha-se fiel. Pois os clientes vão agradecer. Já imaginou uma consultoria de compliance fazendo vídeos engraçados? Pois é.

Leia também: Como uma agência de marketing faz sua empresa economizar tempo

Por fim, terceirize

A verdade é que a sua empresa não precisa se preocupar com inbound marketing. Já que o inbound é um elemento paralelo, importante para o sucesso da sua marca e para conquistar mais vendas, mas ainda assim paralelo.

Se você terceirizar esse serviço e contar com um apoio de uma equipe profissional em inbound, ganhará tempo e energia para se focar no que mais importa: o seu mercado.

Por isso, a última dica é justamente essa, terceirize. Deixe nas mãos de uma equipe que conhece bem o inbound e é capaz de propor as melhores soluções. 

Não sabe por onde começar? Então, clique aqui e solicite um diagnóstico gratuito. A minha equipe vai avaliar as estratégias de marketing da sua empresa e então vamos elaborar um plano de ação para impulsionar os seus resultados.

Agradeço a leitura e até a próxima! 

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário