Como implantar o home office em sua empresa?
Com tantas empresas mudando seu sistema de trabalho, surge uma dúvida: como implantar home office em sua empresa?

Como implantar o home office em sua empresa?

Com tantas empresas mudando seu sistema de trabalho, surge uma dúvida: como implantar home office em sua empresa?

Com a crise do coronavírus, esse questionamento se tornou frequente para os gestores e donos de negócio. Isso porque o mundo corporativo se viu diante de novos desafios, buscando aliar produtividade e segurança em todos os aspectos. Afinal, como temos discutido, momentos como o atual são grandes impulsos para mudança e reinvenção nos processos profissionais.

Então, prepare-se! O momento de adotar o home office para garantir seu lugar no mercado e evitar o contágio da COVID-19 é agora. Boa leitura!

O home office e a crise

Apesar de ver seus números crescendo há alguns anos, o home office vem vendo na atual pandemia um cenário muito favorável de crescimento. Mesmo gigantes como a Nestlé e a Mastercard estão adotando o trabalho remoto como uma das medidas de contenção do coronavírus no Brasil.

Por conta dessas medidas, negócios menores estão seguindo o mesmo caminho. Muitos gestores encontram dificuldade e não sabem como transformar seus ambientes presenciais em digitais. O segredo é manter o alinhamento, a produtividade e a pontualidade.

Se essa é a sua dúvida, você veio ao lugar certo. Confira ao longo do artigo que preparamos como implantar home office em seu negócio e comece já a dar passos importantes para se manter no mercado. Mais do que isso, essa é uma escolha consciente para evitar mais casos da doença.

Mas, afinal, como implantar home office?

A seguir, listamos algumas dicas para você, gestor, que quer implantar o trabalho remoto em sua empresa. A partir delas, é possível fazer essa transformação e se preparar para continuar produzindo.

1. Selecionar quem vai fazer parte

Uma boa proposta é iniciar a migração pelos colaboradores que queiram trabalhar em casa. Além disso, existem muitos perfis de funcionários que se adequam a essa proposta. Em tese, todo colaborador pode trabalhar remotamente. A questão é como cada um deles se adequa.

  1. Estrutura

A empresa contratante precisa garantir que o colaborador tenha os recursos necessários para trabalhar remotamente. Isso inclui computadores adequados, acesso à internet suficiente, fones de ouvido, entre outros equipamentos e softwares.

  1. Integração e comunicação

Um desafio de trabalhar à distância é manter o seu time atualizado. Mas aplicativos para smartphones e PCs chegaram para recriar essa realidade. É possível dividir tarefas, acompanhar o andamento de demandas e manter cada membro da equipe informado sobre o trabalho.

  1. Dar atenção aos aspectos legais

É importante não se esquecer da formalização do contrato e do respeito aos direitos. Sem controle da jornada não se pode considerar horas extras, e o funcionário pode ir ao local de trabalho para reuniões. Atualmente, esses encontros podem facilmente acontecer online.

  1. Orientar

Com relação à saúde e ergonomia, cabe à empresa orientar os colaboradores para que eles trabalhem com as devidas condições. Quanto melhor o ambiente de trabalho, mais se pode esperar sobre o bem-estar e a produtividade da equipe.

O foco dessas ações é garantir a produtividade e o prosseguimento das tarefas, com benefícios para ambos os lados. Os gestores ficam mais tranquilos sabendo que seu time segue engajado e produzindo com os recursos necessários, apesar da distância.

Home office bem sucedido?

Escolher com critério os colaboradores que vão trabalhar de casa e cuidar de detalhes como estrutura adequada e aspectos legais e de saúde é essencial. O mercado precisa, cada vez mais, encontrar soluções que respondam a demandas internas e externas, e esses são passos para um home office de sucesso para qualquer empresa.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como implantar home office em sua empresa, ou mesmo tem uma experiência positiva para compartilhar, deixe seu comentário! Juntos, vamos vencer este cenário.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu